sábado, 18 de junho de 2011

Saudade de Dom Sergio

Dom Sérgio é nomeado arcebispo de Brasília e fica em Teresina até agosto


 lema "Façam Tudo na Caridade" (1 Cor.16,14) quer orientar a vivência do ministério episcopal, convidando-nos à prática da caridade, a exemplo de Cristo na cruz, com Maria, a Serva do Senhor, iluminados pela Palavra de Deus e sustentados pela Eucaristia.
Por isso, ao centro, encontra-se a cruz de Cristo, grande sinal do amor de Deus, que "esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo" (FL. 2, 6-8), doando-se totalmente até a morte.
A cruz, em ouro, representa o esplendor da vitória de Cristo, o Senhor Ressuscitado, que "amou até o fim" (Jô. 13,1).
Associada a Cristo, encontra-se ao pé da Cruz, Maria, Mãe das Dores, cujo exemplo e intercessão resplandecem na Igreja ao longo dos séculos, como a prata do "M" que a representa, testemunhando que a "misericórdia do Senhor se estende de geração em geração" (Lc. 1,50).
Duas outras grandes expressões do amor de Deus estão representadas nos outros dois campos: a Bíblica e a Eucaristia.
A Bíblia está aberta, recordando que a Palavra de Deus a todos se dirige e quer iluminar, revelando-nos o amor de Deus na história e convidando-nos à vivência da caridade.
A Eucaristia, simbolizada pelo cesto de pães, é expressão da presença permanente de Deus entre nós, Pão da Vida a sustentar a prática do amor solidário e a partilha do pão de cada dia, pois "se Deus assim nos amou, também nós devemos amar-nos uns aos outros" (1 Jo.4,11)


 Dom Sérgio da Rocha

Nasceu em Dobrada, no estado de S. Paulo, aos 21/10/1959, filho de Rubens (+ 2000) e Aparecida Veronezi da Rocha.

Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Cruz de Matão - SP, aos 18/8/1984, e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão - SP, Diocese de São Carlos, aos 14/12/1984.

Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos - SP e Teologia na PUC de Campinas - SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena - SP. Fez Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, aos 21/01/1997. 
                              
Atividades como Presbítero
Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como diretor espiritual, professor de Filosofia e reitor. No Seminário de Teologia de S. Carlos, em Campinas, foi diretor espiritual e reitor. Foi também professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes da Diocese de São Carlos. Exerceu na Diocese de São Carlos também as seguintes funções pastorais: assessor da Pastoral da Juventude, coordenador da Pastoral Vocacional, coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, coordenador Diocesano de Pastoral, vigário paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, reitor da Igreja São Judas Tadeu, em S. Carlos, pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.
Foi ainda professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001), colaborando como tal em Porto Velho-RO, no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos - GO, Igreja Irmã da Diocese de São Carlos.                                 
Episcopado
Foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar em Fortaleza, Ceará, e Titular de Alba aos 13/06/2001. Foi ordenado Bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de S. Carlos - SP, tendo como Bispos ordenantes D. José Antônio Aparecido Tosi Marques, D. Joviano de Lima Júnior e D. Bruno Gamberini. Aos 31 de janeiro de 2007, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Dom Sérgio da Rocha iniciou seu trabalho na Arquidiocese de Teresina, como Arcebispo Coadjutor no dia 30/03/2007 e como Arcebispo Metropolitano em 03/09/2008.
 Seu lema episcopal é: “Omnia in Caritate" (1Cor 16,14) 
 
Atividades como Bispo

Foi bispo auxiliar de Fortaleza (2001-2007), arcebispo coadjutor de Teresina (2007-2008), membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB (2002-2007), membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB (2001-2004), secretário do Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I (2002-2007), bispo de referência para o Ensino Religioso e para os Presbíteros, no Regional Nordeste IV (2007-2011), presidente da Comissão Episcopal para o Seminário do Regional Nordeste IV (2007-2011). Foi ainda membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (2007-2011), presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM (2007-2011), e presidente do Regional Nordeste IV (2007-2011). Atualmente, é Arcebispo Metropolitano de Teresina, presidente da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, da CNBB; membro do Conselho de Pastoral (CONSEP) e do Conselho Permanente da CNBB.
 ARQUIDIOCESE DE TERESINA
EPISCOPADO DE DOM SERGIO DA ROCHA
6º Arcebispo Metropolitano de Teresina
Acolhida em Teresina como Arcebispo Coadjutor: 30/03/2007.
Arcebispo Metropolitano desde 03/09/2008.
                    PRINCIPAIS EVENTOS E INICIATIVAS PASTORAIS
Além da continuidade e apoio às atividades pastorais e aos projetos sociais que vinham sendo desenvolvidos pela Arquidiocese de Teresina, destacam-se as seguintes iniciativas pastorais e eventos eclesiais:
Realização de “Visitas Pastorais Missionárias” (26) = Visitas Pastorais juntamente com Visitas Missionárias, contando com a presença de presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosas e grande número de missionários leigos.
Criação de cinco Paróquias: Nossa Senhora das Graças (Buenos Aires - Teresina) São Pedro (Teresina), Cristo Libertador (Teresina), São Francisco de Assis (Cidade Nova – Teresina) e São Francisco de Assis (Valença do Piauí/Lagoa do Sítio). Criação da Área Pastoral de Santa Cruz (São Gonçalo do Piauí./Santo Antonio dos Milagres).
Criação da Escola Arquidiocesana de Catequese, para a formação permanente de catequistas.
Criação do Fundo de Sustentação do Clero.
Criação do Vicariato para o Diaconado Permanente.
Reforma e Ampliação do Centro de Treinamento Socopinho – Teresina (em fase de acabamento).
Construção do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres – no município de Santa Cruz dos Milagres (em fase de cobertura).
Celebração de um triênio pastoral dedicado à Palavra, à Eucaristia e à Caridade: Ano da Palavra (2009), Ano da Eucaristia (2010) e Ano da Caridade (2011). Neste Ano da Caridade, em nível arquidiocesano, estão em fase de implantação três projetos: a) serviço de escuta e atendimento espiritual por telefone; b) pastoral dos moradores de rua; c) serviço de atendimento aos dependentes químicos.
Realização do II Congresso Eucarístico Arquidiocesano – 23 a 26 de setembro de 2010 – Catedral Nossa Senhora das Dores e Praça Saraiva, em Teresina.
Celebração do Jubileu de Prata Sacerdotal – aos 14/12/2009.
Elaboração do Diretório Pastoral dos Sacramentos da Arquidiocese de Teresina.
“Campanha da Bíblia” visando à distribuição e o conhecimento da Bíblia, integrada na Campanha “Um milhão de Bíblias” da CNBB.
Reestruturação das oito Foranias da Arquidiocese de Teresina.
Publicação regular de artigos nos principais jornais de Teresina (até o momento, cerca de cem artigos).
Ordenações sacerdotais de presbíteros diocesanos de Teresina no período indicado: quinze (15). Ordenações de diáconos permanentes: dez (10).
Medalha do Mérito Conselheiro José Antonio Saraiva – recebida aos 16/08/2009, em Teresina.
Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí – recebida aos 19/10/2009, em Teresina.
Título de Cidadão Teresinense – recebido aos 08/04/2010, na Câmara Municipal de Teresina.

O Arcebispo Dom Sergio não será mais Bispo de Teresina, pois foi transferido para Brasília.
Enquanto não nomeia um outro substituto ele ficará como Administrador.
O Papa Bento XVI nomeou hoje, dia 15 de junho, Dom Sérgio da Rocha como Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, no Distrito Federal. Também hoje, o Papa nomeou o padre Marian Marek Piatek, conhecido como padre Marcos, Bispo da Prelazia de Coari, no estado do Amazonas, vacante desde julho de 2009.

Dom Sérgio tem 51 anos e foi transferido de Teresina (PI), onde chegou como Arcebispo Coadjutor, em 2007, assumindo a Arquidiocese em setembro de 2008. Em Brasília, ele sucede a Dom João Braz de Aviz que, em janeiro, foi nomeado Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em Roma.
Na última Assembleia Geral da CNBB, no mês passado, em Aparecida (SP), Dom Sérgio foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, tornando-se membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB. No último quadriênio (2007-2011), foi presidente do Regional do Regional Nordeste 4 da CNBB, que abrange todo o estado do Piauí.
Dom Sérgio nasceu em Dourada, no dia 21 de outubro de 1959. Fez o curso de filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e de teologia em Campinas (SP). Ordenado padre no dia 14 de dezembro de 1984, fez mestrado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Foi nomeado Bispo Auxiliar de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001 e recebeu a Ordenação Episcopal no dia 11 de agosto do mesmo ano. Como bispo, foi membro das Comissões da CNBB: para a Doutrina (2002-2007), Mutirão para Superação da Miséria e da Fome (2001-2004), para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada (2007-2011). Neste mesmo período, foi presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Exerceu, também, várias funções nos Regionais da CNBB Nordeste 1 (Ceará) e Nordeste 4 (Piauí).


No dia 28/07/2011 na Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores será celebrada missa em ação de graças pelo serviço pastoral de Dom Sérgio da Rocha na Arquidiocese de Teresina-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário