sexta-feira, 8 de julho de 2011

Noticias de Teresina

Veja as notícias da Arquidiocese de Teresina


  


Teve inicio na noite de quinta-feira (07) a XXI Assembléia Pastoral da CNBB – Regional Nordeste IV, no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.
A Assembléia Pastoral Regional é o órgão auxiliar consultivo de que se serve o Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER).
O tema de estudo desta Assembléia são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil, para o quadriênio 2011-1015. As Diretrizes em estudo, foram aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida, em maio deste ano.
As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus. As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manisfestam.
Encontram-se reunidos todos os Bispos das Dioceses Piauí que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros do Conselho Regional do Clero, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.
A XXI Assembléia está sendo assessorada por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e Vice-Presidente da CNBB. Dom Belisário foi um dos responsável pela redação das atuais Diretrizes. N
a abertura da XXI Assembléia Pastoral, Pe. Luiz Eduardo, Secretário Executivo motivou a Assembléia o acolhimento, no Regional Nordeste IV, da nova Presidência do CONSER: Dom Alfredo Schaffler – Bispo de Parnaiba, Dom Juarez Silva - Bispo de Oeiras e Dom Plinio Luz – Bispo de Picos, respectivamente Presidente, Vice-Presidente e Secretário.

A comunidade da Vila Irmã Dulce acolherá neste sábado os participantes da Assembléia para a Eucaristia desse dia. A celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo.
A XXI Assembléia Pastoral Regional continua até o dia 10. O encerramento se dará com A celebração Eucarística presidida por Dom Juarez, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Fonte www.arquidiocesedeteresina.org.br







OUTROS ACONTECIMENTOS



XXI Assembleia do Regional começou dia 7





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste IV promove entre os dias 7, 8 e 9 de Julho, a XXI Assembleia Regional dos Bispos. O evento acontecerá no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, localizado na Rodovia Teresina Palmeirais.
Com o tema: “As Diretrizes para Ação Evangelizadora no Brasil”, a Assembléia  tem por objetivo discutir e por em prática a proposta das Novas Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015.
O assessor que coordenar a XXI Assembléia será Dom Belizário, vice-presidente da CNBBNE4 e Arcebispo da Arquidiocese de São Luis –MA. Também estarão presentes na Assembleia todos os Bispos do Regional e coordenadores das diversas Pastorais da Igreja.
Uma missa com todos os participantes será celebrada na Vila Irmã Dulce, em homenagem a Beatificação Irmã Dulce. A missa será presidida na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Regional Nordeste IV

Fonte www.arquidiocesedeteresina.org.br





SEMINARISTAS RECEBEM ADMISSÃO NO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


 



Aconteceu na última sexta-feira, (01), no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, o rito de Admissão a Ordem Sacra, dos seminaristas das dioceses de Bom Jesus, Campo Maior, Parnaíba, São Raimundo Nonato e da Arquidiocese de Teresina.
A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler, concelebrada pelos bispos Dom Eduardo(Diocese de Campo Maior), Dom Plínio(Diocese de Picos), e por demais padres das Dioceses.
FONTE: Diocese de Campo Maior



Papa Bento XVI se encontra com todos os arcebispos após a entrega do pálio


    

O papa Bento XVI recebeu em audiência, no dia 30 de junho, na Sala Clementina, no Vaticano, os arcebispos metropolitanos que receberam o pálio. Entre os 41 arcebispos que receberam o pálio, sete são brasileiros.
Em seu pronunciamento, Bento XVI disse que ainda estava viva na memória a recordação da celebração de entrega do pálio, na Basílica Vaticana. Depois, saudou os presentes em diversas línguas.
"Saúdo com grande afeto os metropolitas de Angola e do Brasil que receberam o pálio, insígnia litúrgica que exprime uma singular união das suas arquidioceses com a Sé de Pedro: dom Luís María Pérez de Onráita, de Malánje, dom José Manuél Imbámba, de Saurímo, dom Murílo Sebastião Ramos Krieger, de São Salvador da Bahia, dom Pedro Brito Guimarães, de Palmas, dom Jacinto Bergmann, de Pelotas, dom Hélio Adelar Rubert, de Santa María, dom Pedro Ercílio Simão, de Passo Fundo, dom Dímas Lara Barbosa, de Campo Grande, e dom Sérgio da Rocha, de Brasília”, disse o papa lembrando os nomes dos angolanos e dos brasileiros que receberam o pálio.
Ainda segundo o papa, dirigindo suas palavras aos arcebispos, “o Senhor Jesus, que vos escolheu como Pastores do seu rebanho vos ampare no vosso ministério quotidiano e vos torne fiéis anunciadores do Evangelho com a força do Espírito Santo. Dou também as boas-vindas aos familiares e amigos e aos fiéis das respectivas Igrejas particulares que vos acompanharam até Roma. Asseguro a todos vós e vossas comunidades arquidiocesanas a minha recordação diária na oração e, do íntimo do coração, concedo a Benção Apostólica", disse.
No final, Bento XVI lembrou as palavras de São Cipriano, bispo de Cartago, no seu Tratado sobre Pai Nosso. "Absolutamente nada se antepõe a Cristo, já que nem mesmo Ele preferiu outra coisa a nós. Vontade de estar inseparavelmente unido a seu amor, permanecer ao lado de sua cruz com coragem dando-Lhe forte testemunho".

fonte: CNBB


Caminhada  da Fraternidade (ainda em tempo)






Em 1995, o incômodo com a situação em que se encontravam os excluídos, que em Teresina, segundo o Padre Tony Batista, eram principalmente os portadores do vírus HIV, impulsionou a abertura de uma casa de passagem no bairro Planalto Ininga para auxiliá-los no tratamento.  Surge então o Lar da Fraternidade. O preconceito dos moradores com as pessoas atendidas pelo Lar foi uma das grandes dificuldades, pois eles não aceitavam os doentes como seus vizinhos. Outra dificuldade enfrentada foi a manutenção da casa e os gastos com alimentação e cuidados médicos.


Foi quando Pe. Tony Batista soube de uma caminhada realizada nos Estados Unidos, onde as pessoas pagavam pelos quilômetros andados por celebridades, e o dinheiro arrecadado era doado para instituições de caridade. Com algumas adaptações, foi idealizada a Caminhada da Fraternidade, com as pessoas caminhando pela solidariedade e ajudando a manter o Lar da Fraternidade com a aquisição de uma camisa.

A primeira Caminhada, realizada em 23/06/1996 com o tema “Inspirar amor e segurança sem pegar AIDS”, teve uma participação pequena de apenas 500 caminheiros. Porém, era o início da quebra do preconceito. Durante esses 16 anos, a caminhada foi ganhando corpo e a cada ano mais pessoas participam dessa celebração à solidariedade.

Segundo dados da Polícia Militar, no ano passado 65 mil pessoas caminharam pelas ruas de Teresina. A expectativa para a 16ª Caminhada da Fraternidade Amor pela Vida e pelo Planeta, dia 12 de junho, é de 70 mil pessoas.
Hoje, a Caminhada da Fraternidade ajuda a manter o Lar da Fraternidade, o Lar de Misericórdia, que atende a pessoas com câncer e o Centro Maria Imaculada, que desenvolve um trabalho de reabilitação dos portadores de hanseníase, entre outros projetos.

A 16ª Caminhada da Fraternidade Amor pela Vida e pelo Planeta acontece dia 12 de junho, com início às 7h na Igreja São Benedito. Custam R$ 16.


http://www.caminhadadafraternidade.org.br
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário