Cajuína - é uma bebida típica do nordeste brasileiro, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju, no interior da embalagem, apresentando uma cor amarelo-âmbar resultante da caramelização dos açúcares naturais do suco. Preparada de maneira artesanal, é muito comum nos estados do Ceará e Piauí. Foi inventada em 1900 pelo farmacêutico, cearense por adoção, Rodolfo Teófilo* Salvador, 6 de maio de 1853 Fortaleza, 2 de julho de 1932 que pretendia com ela combater o alcoolismo. Ele a via como um substituto benévolo da cachaça. A Cajuína, adotada como símbolo cultural da cidade de Teresina é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí. A doutora piauiense Ana Amélia afirma que o suco de caju e a cajuína oferecem proteção contra a mutagênese induzida por agentes oxidantes e formadores de alterações ao DNA.
CAJUÍNA
A Coca-Cola resolveu alterar o nome do novo refrigerante da empresa após polêmica sobre o uso do termo Cajuína no produto. Ao invés de "Crush Cajuína", a bebida passa a se denominada como "Crush Caju". A decisão foi negociada ontem à tarde pelo senador Wellington Dias.
Após pressão piauiense, Coca-Cola retira nome cajuína de novo refrigerante: Crush Caju
Esta semana Dias registrou pronunciamento no senado, condenando o uso do nome sem autorização do Governo do Piauí, uma vez que através de decreto a cajuína passou a condição de patrimônio cultural do Piauí.
A decisão foi comemorada na Alepi na manhã desta quarta-feira, dia 24. "É importante para levantarmos a bandeira do nosso patrimônio cultural. Caso o nome cajuína continuasse no produto, abriria espaço para que outras multinacionais pudessem também adquirir os direitos. Houve neste caso sensibilidade por parte da empresa", declarou a deputada Flora Isabel .
Fonte: Portal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário