quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

NATAL EM ROMA

                               Natal em Roma

                            25 de dezembro de 2011
Os eventos religiosos são muito importantes em Roma veja esta foto dá para perceber como é rica a celebração do Natal e, provavelmente seja a festa mais esperada do ano. Um dos momentos mais especiais para os católicos é a Missa do Galo, que é realizada no Vaticano à meia-noite do dia 24 de dezembro.
As igrejas ficam repletas de presépios, sendo o da Piazza di Spagna o mais famoso de todos; além disso, na véspera do Natal você pode desfrutar de um concerto de música clássica ao ar livre na Piazza del Quirinale, bem como de uma festa popular de boas-vindas ao ano novo na Piazza del Popolo.  http://dreamguides.edreams.pt.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nomeado novo bispo de São Raimundo Nonato PI

          Padre João Santos Cardoso

No dia 14 de dezembro às 12:00 horas de Roma, e 08:00horas no Brasil, foi anunciado a nomeação do   novo bispo de São Raimundo Nonato Piauí  o padre João Santos Cardoso escolhido pelo o Papa Bento XVI ele, padre da Igreja Nossa Senhora das Graças e Diretor do Instituo de Filosofia de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Conforme a edição do jornal “L´Osservatore Romano.
O novo bispo tem 50 anos, baiano de Dário Meira, estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni. O curso de Teologia, ele fez no Instituto de Teologia de Ilhéus (BA). Em 1995, concluiu a Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo (SP). Fez o Mestrado e o Doutorado em Filosofia  na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.

Natal em Teresina

NOITE FELIZ
 Preparo para festa de Jesus
Jesus nasceu! viva! Jesus!
 Noite feliz nasceu o menino Jesus para o nosso bem!
Foi celebrada a 3ª santa missa às 18:00h do dia 25 de natal na Igreja N. S. das Dores, com muito entusiasmo e alegrias para os fieis que não puderam assistir a missa do galo como chamamos, tiveram oportunidade de assistirem a missa das 08:00h ou das 18:00 horas na qual estavam atentos a cada palavra do Pe. Amadeu que encheu os fieis de uma certeza de que Jesus nasceu e está presente a meio do seu povo, que diz; meus irmãos é natal, Jesus é o autor da verdeira religião.
Para chegarmos até Deus não precisamos mudar nossa condição humana, de carne ou contraditória porque Deus sempre estará conosco, "como são belos os pés do mensageiro" Deus vem ao nosso encontro, Ele fala conosco de várias formas; esse Menino que nasceu ao meio de nós veio para nos dar a luz e essa Luz faz agente ver as trevas e  sair dela por isso, meus irmãos a festa de natal é a festa da esperança, da luz, portanto meus irmãos tenhamos paciência no amor de Deus. Com isso  queremos reconhecer que a celebração de natal, faz nos libertarmos  e encontrarmos o sentido da vida e com esse sentido (caminho) que é Jesus Cristo chegarmos ao céu junto de nossa mãe.
Na hora do credo fez-se momento de reverencia a Maria mãe de Jesus Cristo.
Natal é luz, paz,comunhão; como filhos e filhas de Deus.
Queremos ser testemunhos de Jesus Cristo pelo o amor e que a Eucaristia seja um louvor porque nós encontramos Jesus  a meio de nós. E o seu nascimento significa o amor de Jesus Cristo pelo o mundo.
Aquele que é a luz nos conceda a paz.
Feliz Natal a todos vocês que louvam o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Ide em paz. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TERÇO DOS HOMENS

Aqui, em Teresina, todas às segundas feira  são realizadas as recitações do terço dos Homens na Igreja N.S. das Dores às 18:00h. O terço é rezado do mesmo jeito do nosso só com mais entonação, há uma maneira tão especial só deles, é sublime o homem rezar o terço, é um jeito novo do mundo buscar a salvação (Cristo).
O terço é acompanhado pelo Pe. Amadeu o qual dá mais força com a qual o grupo continua firme e forte buscando mais sequidores. 
Veja, como começou o terço dos homens com o coordenador Jesuíno e a mensagem de natal com Pe. Amadeu e Boas Festas!






quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parabéns mamãe!




Mamãe!
Parabéns! mamãe, hoje é  seu aniversário, quero  dizer que  sou  grata por a senhora ter me escolhido para ser sua filha; você é muito legal é a  mãe que pedi  a Deus; mãe, eu gosto muito de você!
Parabéns, eu quero que a senhora tenha muitos e muitos anos de vida! Sabe mãe,  vivir tão pouco com você! que eu naturalmente escolhir um perfume pra você... sabe qual é? patechuli com mel, pois é um cheiro inigualável só uma mãe pode ter esse perfume você, mamãe!
Mamãe!
Chegou  dezembro e espero que esteja comemorando  o seu aniversário e o nascimento de  Jesus!
Você é companheira nas orações, amiga, risonhoa, uma mãe de pulso porte, obdiente a Deus, enfim, aquela que protege seus filhos; que  acompanha os meus passos não vissívelmente mas, em orações, pronta pra ajudar no que for preciso, seu coração de mãe, me acolheu  com carinho nos meus 1º anos de vida. Hoje sei que me dar proteção com suas rezas e benditos, sei que reza com Maria e pra Maria nossa mãe maior, para que eu  realiza os meus objetivos eu posso sentir... pois sinto o teu perfume. Obrigada, mamãe!
E  neste Natal, mãezinha; Deus do Menino Jesus lhe dê  paz, que Ele cubra  seu caminho com luzes  do avelã  onde mora o amor.
Mamãe Adelaide!
Feliz Natal e Feliz Ano Novo!
(
Deusene)

Confissão dia 16 /12/20011

Amanhã dia 16 deste mês, na Igreja N.S.das Dores, às 18:00h haverá confissões para todos  os fieis, lembrando que é importante que os fieis façam exame de consciência antes da confissão.                   


                                CONFISSÃO

                               Que é confissão? 
É confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve a remissão dos pecados perante um padre (presbítero) ou bispo que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão Divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo pecado). É praticado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e em algumas comunidades religiosas da Igreja Anglicana. A Igreja Católica pune automaticamente com excomunhão qualquer sacerdote que revelar o que lhe foi dito em confissão.
( Deusene )

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Veja mensagem de natal (CARTÃO)
















NATAL EM TERESINA

Igreja São Benedito

Natal deTeresina
Todos os anos é comum  em Teresina ver algumas; ruas, avenidas, casas, e empresas enfeitadas para vindo do nosso Senhor Jesus Cristo; a capital principalmente no centro comercial é tomado por muito brilho, e ela é iluminada, é o próprio Espirito natalina que irradia os corações dos piauienses e dos visitantes cujos corações fluírão olhares de ternura e compaixão; com mais cor, brilho e luz até o som de suas vozes soam com mais delicadeza com as músicas natalinas e assim à noite fica encantada com se fosse uma magia, utopia, um amor de verão; mas não é magia ou utopia, amor sim, um lindo e verdadeiro amor é o próprio Jesus, o amor de Deus pelo o seu povo  lá no mais íntimo, no âmago  do amado! Assim é o Natal aqui.
À noite  as pessoas saem com  família para ver  a decoração do Natal e aproveitam para tirar  fotos, fazer compras, conversarem, dar boas gargalhadas; aquilo que não é de costume por causa do sistema, as crianças correm felízes no jardim do Carnac  coisa incomum; vendo de longe dá para perceber que  a felicidade existe no coração da família quando está unida, unida pelo mesmo sentimento " o espírito natalino!" Como seria bom se todo dia fosse natal em Teresina! Pois hoje pessoas são mais felízes, o tempo fica mais frio, agora mesmo o tempo está  bonito para chover  está belíssimo, ah, como é bom viver em Teresina! Onde as pessoas se saudam com um simples gesto de olhar , olhar fraterno e carinhoso.
Ponto mais atraente:
O ponto mais atraente é teresinashopping  ( veja fotos ), Carnac, seguido do Colégio das Irmãs que está belíssimo, Av. Frei Serafin e Av. Aeroporto (  não foi possível fazer fotos!)                                                             
                                                     Uma das entradas teresinashopping
teresinashopping
teresinashopping
teresinashopping
presépio


Carnac



Presépio 
Colégio das Irmãs



Enquanto houver risos, haverá uma família feliz e enquanto houver felicidade haverá o amor, e o natal sempre existirá pois o Espirito natalino  haverá no seu coração!
Feliz Natal !
Feliz ano Novo! 
( Deusene )


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Símbolos do Natal e seus significados


 A arvore de Natal patrocinada pela Bradesco Seguros já faz parte do calendário do Rio de Janeiro
http://pierrebarth.wordpress.com
ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria
 PRESÉPIO DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu











Presépio Teresina Shopping














De:NatashaRomanzote

PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal


ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus

walldesk.com.br
SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.

( Deusene )

Natal na Alemanha

Como é o Natal na Alemanha?
coroa-do-advento


ALEMANHA: Na Alemanha, é costume, quatro domingos antes do dia 15, montar a Coroa do Advento, guirlanda de galhos verdes com quatro velas. Então, a cada domingo, uma vela é acesa pela família, nas residências. Os enfeites variam de região, podendo ser estrelas de palha ou bonequinhos de madeira.

continua...

Como surgiu o Natal?


































                                                        


Quero desejar Feliz Natal e Feliz Ano Novo! Cheio de muitas graças, paz e união familiar, que a luz do Natal ilumine todos os seus dias!
E por falar em natal uma pergunta:
Para compreender a história do natal é preciso pesquisar, buscar a origem da palava natal a qual nas línguas latinas o natal é deriva de Natividade, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".
No ano 245 d.C., o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Jesus "como se fosse um Faraó". Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua Paixão e Morte na Cruz. No entanto, não era costume na época comemorar o aniversário e portanto não sabiam que dia havia nascido o seu Senhor. Os primeiros testemunhos indicam datas muito variadas, e o primeiro testemunho direto que afirma que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de Dezembro é de Sexto Júlio Africano, no ano 221.
De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos
Magos.
A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus mas a Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.
Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adoptado para que que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.
Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) expressam o sincretismo religioso.
As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho.
Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal é maior feriado religioso do Brasil onde as famílias se reunem para confraternizarem suas alegrias, seus desejos e muito amor pois é o nascimento de Jesus! Em muitos países a alegria é a mesma.
               FELIZ NATAL!
                  ( Deusene)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Música Sacra

  Música Sacra A Discilina Santa e Católica
Santa Cecília
Música Sacra
Música sacra não obedece a leis e normas diversas das que regulam todas as formas de arte religiosa, antes à própria arte em geral. Na verdade, não ignoramos que nestes últimos anos alguns artistas, com grave ofensa da piedade cristã, ousaram introduzir nas Igrejas obras destituídas de qualquer inspiração religiosa, e em pleno contraste até mesmo com as justas regras da arte. Procuram eles justificar esse deplorável modo de agir com argumentos especiosos, que eles pretendem fazer derivar da natureza e da própria índole da arte. Afinal, dizem eles que a inspiração artística é livre, que não é lícito subordiná-la a leis e normas estranhas à arte, sejam elas morais ou religiosas, porque desse modo se viria a lesar gravemente a dignidade da arte e a criar, com vínculos e ligames, óbices ao livre curso da ação do artista sob a sagrada influência do estro. (Sua Santidade, o Papa Pio XII - Carta Encíclica Musicae Sacrae Disciplina)
Nada de admirar, pois, que o canto sacro e a arte musical também tenham sido usados, conforme consta de muitos documentos antigos e recentes, para ornamento e decoro das cerimônias religiosas sempre e em toda parte, mesmo entre os povos pagãos; e que sobretudo o culto do verdadeiro e sumo Deus desde a antiguidade se tenha valido dessa arte" (Sua Santidade, o Papa Pio XII - Carta Encíclica Musica Sacra Disciplina)
O Apostolado possibilita nesta seção a docência e o estudo da música sacra, para que os fiéis possam ouvir na voz humana imitação do coral angélico. A música sacra deve ser o canto celestial, sem inovações e distorções artísticas, primando assim pelo decoro da Missa e dos atos oficiais da solene liturgia católica que não é propriedade privada de nenhum grupo ou movimento. Desde os Antigo Testamento a solenidade demonstra o respeito ao Sagrado, assim, já nos tempos do Novo Testamento, nos ensina São Pio de Pietrelcina: "Devemos assistir a Santa Missa como assistiram a Virgem Santíssima e as piedosas mulheres. Como assistiu São João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz".
Santa Cecília, rogai pela música sacra
Fonte: Sociedade Católica
( Deusene)

Por que é feriado 8 de dezembro?


 Na Arquidiocese de Teresina Piauí, celebraram as paróquias, o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, oc, dia da  Imaculada Conceição de Maria  o qual foi oficialmente reconhecida pela Igreja pelo o Papa Pio 9 que há 257 anos foi, promulgado esse o dogma.Ou seja que a  Imaculada Conceição foi concebida sem a mácula do pecado original. Aqui em Teresina, a devoção à Nossa Senhora é tão grande que muitos fiéis  tem esse dia como feriado  e mesmo as empresas não dando feriado eles consideram e lotam as Igrejas como é o caso da Catedral N.S das Dores e N.S de Fátima.
Em pesquisa em alguns blogs descubrir que a tradição começou assim: a tradição de celebrar a Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana. A própria Virgem Maria, em aparição a Santa Catarina Labouré, em 1858, pediu que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". E em  1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para refletir sobre o tema. Foi o franciscano João Duns Escoto (1266 – 1308) quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho.
( Deusene )

Alemanha



Obrigada, irmãos, pelo acesso ao blog N.S.das Dores e em virtude, resolvi homenageá-los teclando um pouco de algo que é comum, a religião; o país  é muito lindo. Espero um dia conhecer.
A Alemanha é o país da UE com maior número de habitantes. O seu território estende-se do Mar do Norte e do Mar Báltico a norte até aos Alpes a sul, sendo atravessado por alguns dos rios mais longos da Europa, tais como o Reno, o Danúbio e o Elba.


Alemanha

A Igreja Católica Alemã, parte da Igreja Católica Romana mundial, está sob a liderança do Papa, da cúria em Roma e da Conferência de Bispos Alemães. O atual presidente da conferência é Robert Zollitsch, o arcebispo de Friburgo. A igreja alemã, graças a uma taxa da igreja compulsória, é a Igreja Católica mais rica da Europa. Encontra-se dividida em 27dioceses e arquidioceses. Todos os arcebispos e bispos formam a Conferência de Bispos Alemães.
Ajuda alemã a obras sociais é um gesto muito bonito,veja o que lí no jornal de Angola on-line.
A segunda secretária da Embaixada da Alemanha em Angola, Anna Mikeska, assegurou, na terça-feira, em Luanda, que a prioridade dos projetos financiados pelo governo do seu país é para as populações mais carenciadas. Seguencia no jorna on-line da Angola.
Bom é fazer o bem!

III Domingo do Advento ( rosa)

Padre Amadeu

O Espírito de Deus está sobre mim e a fé é o próprio Deus. Diz o bom Padre Amadeu que com otimismo e fé proclama que estamos aqui reunidos para celebrar o 3º domingo do Advento que significa alegria pois o Senhor está próximo e João Batista aparece pra preparar o caminho de Jesus até nós! ( Deusene)

Imaculada Conceição de Nossa Senhora dia 08





Imaculada

Fiéis celebram a Imaculada Conceição de Teresina
No feriado de N.S.da Conceição de Teresina, na celebração do dia 8 corrente  às 08:00h na Igreja N.S.das Dores, os fieis celebraram missa em louvor a Imaculada Conceição juntamente com o nosso querido Padre Amadeu o qual dizia que desde criança fomos apresentado a mãe de Jesus; mas por quê? porque ela é forte e corajosa disse sim a Deus, por isso ela é Ave cheia de graças pois Deus achou graça  nela e diante dele. Continuou; Maria é a mãe da Igreja, nesta festa queremos saudar a N.S.Imaculada Conceição; pois ela mesmo disse eis aqui  a serva do Senhor, ela se entregou totalmente a Deus.
Quanto a 1ª leitura, Deus faz uma pergunta onde estás? pergunta pra Adão revelando-se preocupação  com Adão para livrá-lo do pecado, pois aquele que cria cuida da sua obra, não foge mas faz sua morada no meio de nós, por isso meus irmãos Ele se fez carne  e habitou entre  nós! Para ficar conôsco. E que essa missão antes era de N.Senhora hoje é nossa por isso não podemos separar a Igreja de Maria porque nela nos conduz ao Filho Jesus. Que esta celebração seja o louvor e que Jesus Cristo escute nossos pedidos. O pecado, meu irmão, é negar Jesus Cristo e que Ele seja a nossa luz a luz do mundo inteiro!
Estava presente na santa missa o grupo de oração RCC ( carismáticos) presentes há 17 anos a Igreja Catedral; acendendo mais uma velinha no dia da Imaculada  Conceição.Cuja coordenação fica com  Ana  Araci Almeda. Parabéns ao grupo! 
No final da missa o Padre Amadeu disse agradecemos a presença  de todos e parabenizamos os aniversariantes; Mundica  Veras e Conceição Tavares.
Ide em paz  que o Senhor vos acompanhem! ( Deusene)
Fotos





sábado, 10 de dezembro de 2011

I domingo do advento

Padre  Amadeu

A Igreja Nossa Senhora das Dores celebra a missa do primeiro domingo  do advento.
Mas o que é advento?
O Advento: chegada, é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o natal.
É o tempo do Advento meus irmãos, é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do omingo mais próximo do dia 30 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das chamada Antífonas do Ó.

Que são Antífonas do Ó?
As Antífonas do Ó são sete antífonas especiais, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas. São assim chamadas porque tem início com esse vocativo e foram compostas entre o século VII e o século VIII, sendo um compêndio de cristologia da antiga Igreja, um resumo expressivo do desejo de salvação, tanto de Israel no Antigo Testamento, como da Igreja no Novo Testamento. São orações curtas, dirigidas a Cristo, que resumem o espítito do Advento e do Natal. Expressam a admiração da Igreja diante do mistério de Deus feito Homem, buscando a compreensão cada vez mais profunda de seu mistério e a súplica final urgente: «Vem, não tardes mais!». Todas as sete antífonas são súplicas a Cristo, em cada dia, invocado com um título diferente, um título messiânico tomado do Antigo Testamento.
A reforma liturgica pós Vaticano II, ao introduzir o vernáculo na liturgia, não esqueceu os textos das Antífonas do Ó, veneráveis pela antiguidade e atribuídos por muitos ao Papa Gregório Magno (+604). Ela os valorizou ainda mais com aclamação ao Evangelho da Missa, além de conservá-los como antífonas do Magnificat. Cada antífona é composta de uma invocação, ligada a um símbolo doMessias, e de uma súplica, introduzida pelo verbo vir.
Símbolos


A coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos

O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de elo, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande Aliança.
As ramas verdes
Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta. O ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.
Fita vermelha
A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas
As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.
As quatro velas
As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.As cores das velas do Advento: verde, roxa, rosa e branca, podendo também serem adotadas velas com as seguintes cores: roxa, vermelha, rosa e verde ou até também roxa escura, roxa clara, rosa e branca.

Geralmente na Igreja Católica a cor das velas segue a cor das vestes litúrgicas do sacerdote, sendo assim, a cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento simbolizando a conversão e penitência e, a cor rosa no terceiro domingo (Gaudete) simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de Jesus
As figuras do Advento
Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capítulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor
João Batista
É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, mais que um profeta, o maior entre os que nasceram de mulher, o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).
A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.
João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.
São José

José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.
Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".
José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus. Os paramentos litúrgicos(casula, estola, dalmática, pluvial, cíngulo, etc) são de cor roxa, bem como o véu que recobre o ambão, a bolsa do corporal e o véu do cálice; como sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. Também os altares são ornados com rosas cor-de-rosa.
O que é nome de Domingo Gaudete?
Refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que é tirado da segunda leitura que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto"(Fl 4, 4). Também é chamado "Domingo mediano", por marcar a metade do Tempo do Advento, tendo analogia com o quarto domingo do Tempo da Quaresma, chamado Laetare.
No período do Advento são montados o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa do Advento.

Fonte Padre Renato Luiz - Santa Catarina
Deusene