Música Sacra A Discilina Santa e Católica
Música sacra não obedece a leis e normas diversas das que regulam todas as formas de arte religiosa, antes à própria arte em geral. Na verdade, não ignoramos que nestes últimos anos alguns artistas, com grave ofensa da piedade cristã, ousaram introduzir nas Igrejas obras destituídas de qualquer inspiração religiosa, e em pleno contraste até mesmo com as justas regras da arte. Procuram eles justificar esse deplorável modo de agir com argumentos especiosos, que eles pretendem fazer derivar da natureza e da própria índole da arte. Afinal, dizem eles que a inspiração artística é livre, que não é lícito subordiná-la a leis e normas estranhas à arte, sejam elas morais ou religiosas, porque desse modo se viria a lesar gravemente a dignidade da arte e a criar, com vínculos e ligames, óbices ao livre curso da ação do artista sob a sagrada influência do estro. (Sua Santidade, o Papa Pio XII - Carta Encíclica Musicae Sacrae Disciplina)
Nada de admirar, pois, que o canto sacro e a arte musical também tenham sido usados, conforme consta de muitos documentos antigos e recentes, para ornamento e decoro das cerimônias religiosas sempre e em toda parte, mesmo entre os povos pagãos; e que sobretudo o culto do verdadeiro e sumo Deus desde a antiguidade se tenha valido dessa arte" (Sua Santidade, o Papa Pio XII - Carta Encíclica Musica Sacra Disciplina)
O Apostolado possibilita nesta seção a docência e o estudo da música sacra, para que os fiéis possam ouvir na voz humana imitação do coral angélico. A música sacra deve ser o canto celestial, sem inovações e distorções artísticas, primando assim pelo decoro da Missa e dos atos oficiais da solene liturgia católica que não é propriedade privada de nenhum grupo ou movimento. Desde os Antigo Testamento a solenidade demonstra o respeito ao Sagrado, assim, já nos tempos do Novo Testamento, nos ensina São Pio de Pietrelcina: "Devemos assistir a Santa Missa como assistiram a Virgem Santíssima e as piedosas mulheres. Como assistiu São João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz".
Santa Cecília, rogai pela música sacra
Fonte: Sociedade Católica
( Deusene)
Nenhum comentário:
Postar um comentário