Todo dia 13 de cada mês ao meio dia, é celebrada missa devocional no bairro de Fátima, na Igreja N.S.de Fátima (Teresina - Piauí) em louvor a Padroeira, as missas são celebradas pelos os Padre: Tony Coordenador Diocesano, Luís Eduardo e Daniel, alternadamente, hoje foi celebrada pelo o Padre Daniel.
Por volta das 11:30, os fieis começam a chegar e como mágica a Igreja lota, ficando até mesmo de pé.
A devoção inicia com a recitação do terço meditado e cada mistério é ministrado por algumas mulheres das quais debulham o terço nos dedos (como criança puxando a barra da saia da mãe) e os fieis respondem. Logo após o terço é ensaiado os cânticos litúrgicos com o povo, assim, na hora da missa todos sabem cantar.
O Padre saúda a mãe de Deus e deseja um bom dia aos fieis e a todos que ouvem, pela Rádio Pioneira. Diz que: hoje é dia 13, celebrando uma missa com aquela que nos acolhe com amor juntamente com seu Filho Jesus Cristo.
Caríssimos irmãs e irmãos e todos que estão ouvindo pela Rádio Pioneira, o Evangelho é alimento espiritual e o motivo de estarmos aqui, é Jesus Cristo; somos felizes por estarmos aqui na Eucaristia pois Ele se fez carne e habitou entre nós; na fé se faz perceber a presença de Deus; Jesus não gosta de dar show, ele não veio para fazer espetáculo veio manifestar a presença de Deus; nos gestos, nas ações, nas palavras, palavras que até hoje conduz à luz. Isso por que os farizeus pediam um sinal e continuam pedindo até hoje. Vamos pedir com fé, a fé verdadeira lembrada lá no Pai Nosso, porque é o sinal da Eucaristia.
O mistério da fé é infinita e nós somos chamados a testemunhar a fé verdadeira.
Nós devemos reconhecer o dom da sensibilidade, da humildade; ser como e com Maria, ela é a manifestação do amor, ela não pedia nada pra ela e sim para seu filho Jesus Cristo e como Maria vamos dar graças a Deus por todas as coisas. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja Deus louvado.
Benção final
Curiosidades cedida por ( Emília, Secretária Paroquial)
Telefone da Casa Paroquial 086 32322030 (Secretaria) 14:30h às 18:00h
Mais de uma década de celebração de louvor à N.S. de Fátima
Dias com mais frequência de fieis: 13 de mio e 13 de outubro, por que foi nesses dias que a imagem de N.S. Fátima apareceu.
Há milagres, mas não testemunho em público
O núcleo da paroquia é dividido por equipes exemplo: N.S da Glória, Lar da Missericordia dentre outros lembrando que cada mês um grupo assume.
Dizimo, bem não é 100% mas ajuda muito
Festejo, 4 a 13 de outubro, preferencia devido ser o último dia de sua aparição de Nossa Senhora de Fátima.
( Deusene )
MAIS CURIOSIDADE?
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima nasceu de um desejo de Dom Avelar Brandão Vilela, então Arcebispo de Teresina.
Depois da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Teresina, em 1950 teve início no meio da nossa gente uma grande e forte devoção à Virgem de Fátima. O bairro, hoje de Fátima, era uma região de chácaras e tinha a sede campestre do Club dos Diários, assim como o Jóquei Clube de Teresina. Muitas famílias tinham na região suas casas de fins de semana e era uma região onde moravam os vigias, zeladores, os pobres. Foi aí que Dom Avelar centrou o seu trabalho pastoral, encarregando aos padres que trabalhavam no Seminário Sagrado Coração de Jesus os cuidados pastorais. A comunidade cresceu e o Arcebispo, homem muito influente, conseguiu do Sr. Marcolino Rio Lima toda a área necessária para a instalação da primeira capela, assim como do centro social e do teatro. Com pouco tempo tudo já era insuficiente e Dom Avelar conseguiu recursos na Alemanha e com a dedicação do Arquiteto Miguel Cadadd foi construída a igreja de Fátima.
Em 1975 a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima ainda se mantinha com as mesmas instalações da época em que foi inaugurada em 1969, descrita por alguns paroquianos como tendo um só vão, formando o corpo da Igreja e com espaços de entrada de ar e luz nas paredes laterais formados por cobongós. O altar era uma simples mesa e a imagem de Nossa Senhora tinha aos seus pés os três pastorinhos: Lúcia, Jacinta e Francisco. O piso era rústico, de tijolos e, para receber o novo padre, a senhora Beatriz Madeira Campos fez uma campanha para colocar um novo piso, desta vez de mosaico, do mais simples possível. O teto estava comprometido pelo peso das telhas de cerâmica comum. A porta da entrada principal era a única existente na Igreja.