A formação litúrgica é um dos eixos dinamizadores da renovação litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II.A equipe de pastoral litúrgica tem a missão de promover e desencadear, nas paroquias e dioceses, um processo permanente de iniciação de todos os participantes da liturgia (fiéis e ministros), por meio de catequese litúrgica, encontros, seminários e cursos, visando a:
* que todos possam participar ativa e conscientemente da ação litúrgica
* que a celebração seja sempre mais expressiva e orante
* que possa levar ao enriquecimento espiritual de todo o povo.
Para tanto, é mister que antes de tudo, se programe e se promova boa formação litúrgica, inicial e permanente, para todos os cristãos e cristãs. As pessoas que integram as equipes de animação litúrgica tenham sólida formação e competência no que diz respeito aos diferentes aspectos das celebrações. Formação e competência espiritual, técnica e litúrgica compreendem conhecimento, vontade, sensibilidade e vivencia do que significa celebrar os mistérios da salvação.
Que é pastoral litúrgica?
É o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico,cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para colherem os frutos espirituais.
( CNBB,Guia litúrgico-Pastoral 2ª edição Brasília)r Deusene
Nenhum comentário:
Postar um comentário