Carta do novo Arcebispo para o clero
Meus diletos Irmãos Presbíteros e Diáconos
da Arquidiocese de Teresina,
Devidamente notificado pelo nosso zeloso Administrador Diocesano, Pe. Tony, estou profundamente em comunhão com vocês no Retiro anual do Clero.
Ocorrem-me espontaneamente as palavras do Evangelho: "Vinde a parte, para algum lugar deserto e descansai um pouco" (Mc 6,31). Como também a declaração de Oséias "Conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração" (Os 2,16).
É tão oportuno que no início da caminhada quaresmal os pastores "parem", se "reabasteçam" e assim possam melhor incentivar os que lhes foram confiados para a "passagem" a que todos nós somos chamados a realizar neste "tempo favorável".
Alegra-me saber que meu querido irmão e amigo, Dom Fernando Panico, lhes orienta nestes dias de graça, sendo instrumento do Espírito na partilha da Palavra e do testemunho de vida. Que feliz coincidência: ainda era "bispo nomeado" para Crateús em 1998, eu preguei o retiro para o presbitério dele, em Floriano.
Catorze anos depois, como "bispo nomeado" para a já querida Arquidiocese de Teresina, é ele que faz esse papel com o Clero da nossa Igreja Arquidiocesana!
Aproveito a ocasião para agradecer todos os gestos e palavras de acolhida que me tem sido dirigidos, alguns até por telefone ou e-mail. Obrigado, Irmãos, isso vai estreitando os nossos laços!
Saibam que na Liturgia das Horas, na intercessão particular e, sobretudo na Eucaristia diária, vocês são presença permanente, juntamente com os Veneráveis Eméritos dessa Igreja, desde que o Núncio me comunicou a transferência.
Maria, que guardava tudo em seu coração (Lc 2,51) lhes ajude a acolher com fé e amoroso proveito as graças desse Retiro.
Unidos a você pelo coração e a prece, o novo membro do Presbitério e pastor:
D. Jacinto Brito
Crateús, 28 de fevereiro de 2012
CARTA DE ACOLHIDA
Observando a nossa caminhada percebemos o quanto Deus tem sido bondoso para com a Igreja de Teresina. Sempre Ele tem nos mandado pastores solícitos, bons, generosos, competentes e, sobretudo, homens de Deus, dedicados ao nosso povo.
Ainda sentimos a presença marcante de Dom Sérgio da Rocha, nosso último Arcebispo que foi transferido para a Sede de Brasília. Temos muitas saudades dele!
Hoje, contudo, o Senhor voltou o seu olhar para nós e nos mandou o novo Arcebispo. Estamos contentes, radiantes,esperançosos e, sobretudo, gratos a Deus por nos mandar aquele que vem nos confirmar na fé e animar a nossa caminhada rumo ao Reino Definitivo.
Seja bem vindo, senhor Arcebispo, Dom Jacinto. Nós o acolhemos com a mesma ternura que acolhemos nossos pastores anteriores. Estamos felizes pela escolha do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Agradecemos a Deus por nos ter mandado o senhor como nosso pastor e guia. Estamos de braços e corações abertos para acolher o senhor como nosso Arcebispo. Conte conosco, com os padres, religiosos e leigos valentes e trabalhadores, missionários e dedicados, simples, porém apaixonados por Cristo e a sua Igreja. Não mediremos esforços para ajuda-lo na missão evangelizadora nesta Igreja de Teresina.
Agradecemos ao senhor, Dom Jacinto, pela disponibilidade em aceitar mais este chamado do Senhor. Se o senhor diz que vem logo, desde agora somos felizes!
O senhor vai encontrar uma “Igreja que por graça de Deus e na força do Espírito, é rica de dons e de carismas, em operosidade evangélica e em amor pelos pobres e esquecidos”. Uma Igreja que está a serviço da vida e da esperança, que promove o bem e a verdade, que dialoga com o nosso povo e que assume o rosto missionário de Jesus, o Salvador.
Certamente que o senhor encontrará também dificuldades. Somos tão humanos como em qualquer outra Igreja, mas dispostos a viver a unidade e a colaborar com o senhor, no seu pastoreio. Conte conosco, senhor Arcebispo, e seja bem vindo à nossa amada Igreja de Teresina.
Pe. Tony Batista
Administrador Diocesano
Nenhum comentário:
Postar um comentário