A Igreja da Vermelha estava lotada de fieis, parentes e convidados para a missa de ordenação dos escolhidos a Diáconos; ao todo foram 19 que se apresetaram para a grande missão. Os ritos iniciais iniciaram às 19:00h na Igreja N. S. de Lourdes no Bairro Vermelha de Teresina, Piauí, presidida por Dom Jacinto de Brito.
Foram enfatizados alguns pontos,como: Diácono quer dizer servidor como se refere no livro dos diáconos; toda igreja é chamada a servir; a fé vem pelo ouvir e o coração é a resposta da fé; colocar em prátia aquilo que pregar; vão aonde não chega o Evangelho e verão em vocês o zelo pelo o Evangelho; as coisas de hoje pode ser outras amanhã; vocês são pioneiros e darão mais uma pérola Coroa das Sete Dores; e concluido parabenizou pela escolha do dia da ordenação foram felizes pois é o dia de Nossa Senhora que disse eis aqui a serva do Senhor e assim vocês se apresentaram para receber o livro.
O diácono permanente pode ser um homem solteiro, casado ou viúvo e tem quase as mesmas funções que o sacerdote, exceto consagrar a Eucaristia, ministrar o sacramento da unção dos enfermos e tender confissões. No entanto, o diácono pode realizar celebrações religiosas como batizados e casamentos, além de administrar igrejas, ser bom aconselheiro e dar a benção.
Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o presbiterato e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse Sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder.
Obs:tem mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário