Semana Missionaria em Teresina rumo à JMJ 2013
A juventude católica de todo o mundo já está se preparando para vivenciar a Jornada Mundial da Juventude. Muitas são as caravanas que já se organizam, muitos são os jovens que já cantam o hino oficial e que diariamente rezam por este evento. Enfim, já respiramos em todo o mundo, mas de maneira muito especial aqui no Brasil, os ares da JMJ RIO 2013. Aqui em nossa Arquidiocese de Teresina não poderia ser diferente, nossos jovens esperam ansiosos pela oportunidade de participar, alguns novamente e muito pela primeira vez, destes momentos ricos de espiritualidade e de pertença a Deus e à Igreja.
A Igreja no Brasil, animada pelo Espírito Missionário, enriquecida pelo documento de Aparecida, e com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens peregrinos no país de acolhida, possibilitando a juventude mundial conhecer um pouco mais das Igrejas locais através de troca de experiências, enriquecimento da fé e intercambio cultural, propõe a todos os jovens a vivencia de uma Semana Missionária, que corresponde aos dias que antecedem a Jornada Mundial.
Esta Semana Missionária, que em outras edições da JMJ era chamada de “Dia nas Dioceses” ou “Pré-Jornada”, será um momento rico não só para os jovens estrangeiros, mas, sobretudo, para os jovens de nossas dioceses. Por acontecer em todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil no mesmo período, este momento possibilitará uma vivencia da Jornada a todos os jovens, mesmo àqueles que, por um motivo ou outro, não puderem ir ao Rio de Janeiro.
No Piauí algumas Dioceses receberão peregrinos estrangeiros e a Arquidiocese, não podendo ficar de fora desta grande festa da juventude, se dispõe a acolher 1.000 peregrinos estrangeiros que, juntos com os nossos jovens de todas as paróquias vivenciarão esta Semana Missionária em solo arquidiocesano.
Seguindo proposta da CNBB a Semana Missionária está baseada em três eixos:
Como experiência de fé: os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.
Como experiência de solidariedade missionária: a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.
Como experiência cultural: jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.
Queremos motivar os jovens da nossa Arquidiocese a, já agora, se organizarem, e a juntos nos prepararmos para este momento que será, como a graça de Deus, um marco para a história da juventude da Igreja Católica em Teresina. Deus nos abençoe e nos ajude!
Fonte: Arquidiocese de Teresina
Nenhum comentário:
Postar um comentário