Blogueiro italiano divulga manual de boas maneiras para conversar com o Pontífice
Fonte: O Globo (Email · Facebook · Twitter)
Publicado: 23/08/13 - 13h19 Atualizado: 23/08/13 - 16h3
VATICANO - Para aqueles que mandam mensagens pessoais por cartas, Facebook ou Twitter para o Papa Francisco, aqui vai um alerta: ele pode te responder. O Pontífice tem encantado os fiéis com um jeito informal e bem-humorado, que inclui o costume de ligar para conversar com os que enviaram recados para ele ou viveram alguma tragédia pessoal. Para preparar os desavisados, o blogueiro Beppe Severgnini, do jornal italiano “Corriere della Sera”, divulgou uma lista de dicas para os sortudos que receberem o chamado do Papa argentino.
Dicas1 - Esteja preparado, especialmente se o telefone fixo tocar
Francisco gosta fazer ligações do modo tradicional, usando telefones fixos e discando - ele mesmo - para os destinatários. Normalmente, ele surpreende os fiéis simplesmente anunciando: “Olá, quem fala é o Papa.”
Depois de sua eleição como Pontífice, Francisco ligou para seu jornal em Buenos Aires e para seu sapateiro, pedindo que o homem não se preocupasse em fazer sapatos vermelhos de couro - usualmente usados pelo chefe da Igreja Católica - pois ele iria continuar com os ortopédicos pretos de sempre.
Tempos depois, ele ligou para um italiano cujo irmão fora assassinado. O homem lamentou o ocorrido para um perfil de Francisco nas redes sociais. Em pouco tempo, o fiel recebeu a chamada. O Papa também ligou para agradecer a uma colombiana que trabalha no Vaticano e lhe enviara um livro.
2 - Escute primeiro, depois fale. Se a conversa seguir, pergunte sobre futebol
Torcedor declarado do clube argentino San Lorenzo, o Papa é fã de futebol. As seleções da Argentina e Itália chegaram a realizar um amistoso no Estádio Olímpico de Roma em sua homenagem. As delegações, é claro, foram recebidas pelo Santo Padre.
3 - Sempre pergunte como está Bento XVI. Isso o deixará feliz
O Papa Francisco sempre se refere com carinho e admiração a seu antecessor de 86 anos, Bento XVI. Os dois se encontraram diversas vezes após a eleição do argentino, que pode visitar o Papa Emérito com mais facilidade já que Bento XVI se mudou de Castelgandolfo para um monastério nos jardins do Vaticano.
4 - Evite assuntos sensíveis, como a política no Vaticano e escândalos
Apesar do Papa nunca ter negado uma resposta a nesses assuntos com a imprensa, é bom não abrir margem para polêmicas ou mal-entendidos.
5 - Não peça nenhum favor
Imaginem o quanto atarefado pode ser um Papa.
6 - Não se preocupe tanto com o que vai dizer
Seja natural. Se ele quisesse ligar para alguém com o objetivo de se entediar, ele ligaria para um ministro, brinca o blogueiro italiano.
GOSTARIA MUITO DE SABER A OPINIÃO DO Papa Francisco sobre a comemoração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no desfile de carnaval , estou indignada com esse fato ,isso é um desrespeito com a Santa e com os cristão. Não é justo levar a Santa numa festa que só rola o que não presta . Espero que o Papa Francisco tome conhecimento do que está acontecendo . Desde já agradeço e espero que isso não venha acontecer .
ResponderExcluir