Igrejas de Teresina celebram missa de abertura do período da Quaresma
Missa de Cinzas é realizada em todas as paróquias da capital piauiense.
Período representa os 40 dias de jejum e penitência que precedem a Páscoa.
Fonte: G1pi
Os católicos celebram nesta quarta-feira (5) a abertura do período da Quaresma, que representa os 40 dias de jejum e penitência que precedem a Páscoa. Em todas as paróquias Teresina haverá a tradicional Missa de Cinzas.
Na Igreja São Benedito, Centro da capital, estão previstas duas missas. A primeira é celebrada às 6h desta quarta e a segunda será realizada às 17h30. O frei Edmilson explicou que neste período os fiéis são reservados para a reflexão, em que os cristãos se dedicam à oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo vivo, ressuscitado no domingo de Páscoa.
"Neste tempo santo, a Igreja Católica propõe, por meio do evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. A partir de hoje, a igreja marca o início de uma caminhada. São 40 dias até a Páscoa, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. É um período de redenção e os fiéis são convidados a práticas de fé durante estes dias, como o jejum", explicou.
Para o paróco, a igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que o ser humano mais necessita é de Deus. O jejum deve ser feito pelos cristãos batizados e que tenham entre 18 e 60 anos, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa.
O frei Edmilson lembra que neste período de quarentena também é realizada a Campanha da Fraternidade. "Resgatamos a importância de sermos irmãos e que é preciso vencer as desigualdades para conviver com os demais", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário