quarta-feira, 30 de julho de 2014

Santo Inácio - 31 de julho

Santo do dia
Santo Inácio de Loyola

1491-1566

Fundou a ordem da Companhia de Jesus  "Padres Jesuítas"

31 de Julho - Santo Inácio de Loyola

Iñigo Lopez de Loyola, este era o seu nome de batismo, nasceu numa família cristã, nobre e muito rica, na cidade de Azpeitia, da província basca de Guipuzcoa, na Espanha, no ano de 1491. O mais novo de treze filhos, foi educado, com todo cuidado, para tornar-se um perfeito fidalgo. Cresceu apreciando os luxos da corte, praticando esportes, principalmente os eqüestres, seus preferidos.

Em 1506, a família Lopez de Loyola estava a serviço de João Velásquez de Cuellar, tesoureiro do reino de Castela, do qual era aparentada. No ano seguinte, Iñigo tornou-se pagem e cortesão no castelo desse senhor. Lá, aprimorou sua cultura, fez-se um exímio cavaleiro e tomou gosto pelas aventuras militares. Era um homem que valorizava mais o orgulho do que a luxúria.

Dez anos depois, em 1517, optou pela carreira militar. Por isso foi prestar serviços a um outro parente, não menos importante, o duque de Najera e vice-rei de Navarra, o qual defendeu em várias batalhas, militares e diplomáticas.

Mas, em 20 de maio de 1521, uma bala de canhão mudou sua vida. Ferido por ela na tíbia da perna esquerda, durante a defesa da cidade de Pamplona, ficou um longo tempo em convalescença. Nesse meio tempo, meio por acaso, trocou a leitura dos romances de infantaria e guerra, por livros sobre a vida dos santos e a Paixão de Cristo. E assim foi tocado pela graça. Incentivado por uma de suas irmãs, que cuidava dele, não voltou mais aos livros que antes adorava, passando a ler somente livros religiosos. Já curado, trocou a vida de militar por uma vida de dedicação a Deus. Foi, então, à capela do santuário de Nossa Senhora de Montserrat, pendurou sua espada no altar e deu as costas ao mundo da corte e das pompas.

Durante um ano, de 1522 a 1523, viveu retirado numa caverna em Manresa, como eremita e mendigo, o tempo todo em penitência, na solidão e passando as mais duras necessidades. Lá, durante esse período, preparou a base do seu livro mais importante: "Exercícios espirituais". E sua vida mudou tanto que do campo de batalhas passou a transitar no campo das idéias, indo estudar filosofia e teologia em Paris e Veneza.

Em Paris, em 15 de agosto de 1534, juntaram-se a ele mais seis companheiros, e fundaram a Companhia de Jesus. Entre eles estava Francisco Xavier, que se tornou um dos maiores missionários da Ordem e também santo da Igreja. Mas todos só se ordenaram sacerdotes em 1537, quando concluíram os estudos, ocasião em que Iñigo tomou o nome de Inácio. Três anos depois, o papa Paulo III aprovou a nova Ordem e Inácio de Loyola foi escolhido para o cargo de superior-geral.

Ele preparou e enviou os missionários jesuítas ao mundo todo, para fixarem o cristianismo, especialmente aos nativos pagãos das terras do novo continente. Entretanto, desde que esteve no cargo de geral da Ordem, Inácio nunca gozou de boa saúde. Muito debilitado, morreu no dia 31 de julho de 1556, em Roma, na Itália.

A sua contribuição para a Igreja e para a humanidade foi a sua visão do catolicismo, que veio de sua incessante busca interior e que resultou em definições e obras cada vez mais atuais e presentes nos nossos dias. Foi canonizado pelo papa Gregório XV em 1622. A sua festa é celebrada, na data de sua morte, nos quatro cantos do planeta onde os jesuítas atuam. Santo Inácio de Loyola foi declarado Padroeiro de Todos os Retiros Espirituais pelo papa Pio XI em 1922.
fonte: http://www.paulinas.org.br/

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Papa Francisco é o 1º papa a visitar uma igreja evangélica pentecostal

Papa Francisco faz visita uma igreja evangélica pentecostal

O papa Francisco tornou-se, nesta segunda-feira (28), o primeiro líder da Igreja Católica a fazer visita a uma igreja evangélica pentecostal -ramo do protestantismo que é considerado grande “competidor” dos católicos na disputa por novos fiéis no mundo.

Francisco viajou de helicóptero à cidade de Caserta, no sul da Itália, e foi à Igreja Evangélica da Reconciliação, cujo prédio ainda está em obras. O papa também se reuniu privadamente com o pastor evangélico Giovanni Traettino, amigo de longa data.

No sábado (26), o papa já tinha estado em Caserta para celebrar uma missa em honra à padroeira santa Ana, evento que reuniu aproximadamente 200 mil católicos.

Falando nesta segunda a cerca de 350 fiéis na igreja evangélica, o pontífice pediu desculpas pela perseguição católica aos pentecostais durante o regime fascista na Itália (1922-1943), quando a prática de sua fé era proibida.

“Entre os que perseguiam e denunciavam pentecostais, quase como se fossem pessoas loucas tentando destruir a raça [humana], havia também católicos”, discursou.

“Eu sou o pastor dos católicos e peço o seu perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo Diabo”, acrescentou o papa.

Francisco também citou o ineditismo da visita. “Alguém vai se surpreender: ‘O papa foi visitar os evangélicos?”. Mas ele foi ver seus irmãos.”

O papa defendeu ainda a “unidade na diversidade” dentro do cristianismo. “O Espírito Santo cria diversidade na igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a igreja esteja unida na diversidade: (…) uma diversidade reconciliadora.”

Depois do ato, que durou cerca de uma hora e meia, o papa almoçou com a comunidade, divulgou a Santa Sé em comunicado.

Francisco aterrissou em Caserta às 10h15 (5h15 de Brasília), num heliporto no Palácio Real da cidade, após deixar a Cidade do Vaticano de helicóptero, pela manhã. Do palácio ele seguiu de carro até a casa do pastor Traettino.

Após a conversa privada, os dois religiosos foram de carro à igreja evangélica. Antes de entrar no templo, o papa cumprimentou fiéis católicos que aguardavam, curiosos, a sua chegada.

Por FolhaPress

domingo, 27 de julho de 2014

Perdão

Você sabe perdoar?
Quem não perdoa destrói pontes pelas quais terá de passar

“Deus perdoa as nossas transgressões” (Sl 65,3)

“Aquele que não é capaz de perdoar os outros destrói a ponte sobre a qual ele mesmo terá de passar”, escreveu Edward Herbert, célebre historiador britânico. Essas palavras destacam uma razão para ser perdoador: mais cedo ou mais tarde, podemos precisar que outros nos perdoem. (Mt 7,12). Mas há um motivo muito mais importante para ser perdoador, basta ler as palavras de São Paulo Apóstolo em Colossenses 3,13: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós”.

Visto que somos todos imperfeitos, às vezes podemos irritar ou ofender os outros, e eles talvez nos façam o mesmo (Rm 3,23). Então, como podemos manter a paz? Inspirado por Deus, São Paulo nos aconselha a ser tolerantes e perdoadores. Esse conselho é tão importante e sempre atual.

Vamos analisar as palavras de São Paulo. “Continuai a suportar-vos uns aos outros”. A palavra grega para “continuar a suportar” dá a ideia de ser tolerante e paciente. Uma obra de referência diz que os cristãos mostram essa qualidade por “estar dispostos a suportar aqueles cujas falhas ou traços de personalidade são irritantes”. A expressão “uns aos outros” indica que essa tolerância deve ser mútua. Ou seja, quando lembramos que também podemos irritar outros, não permitimos que suas características irritantes perturbem a paz entre nós. Mas e se outros pecarem contra nós?

“Continuai a perdoar-vos uns aos outros liberalmente”. De acordo com vários especialistas, a palavra grega traduzida “perdoar liberalmente” não é a palavra que se costuma usar para traduzir perdão, mas tem um significado mais profundo, que enfatiza a natureza generosa do perdão. Outra fonte diz que essa palavra pode significar “conceder algo agradável, um favor, um benefício”. Somos generosos quando perdoamos de coração, mesmo quando há razão para queixa contra outro. Mas por que devemos estar dispostos a “conceder esse favor”? Pelo simples motivo de que logo, talvez, precisemos que o ofensor nos perdoe, retribuindo assim o favor.

“Assim como Deus vos perdoou liberalmente, vós também o fazei.” Esse é o principal motivo para ser generoso em perdoar os outros: o próprio Deus nos perdoa liberalmente. (Mq 7,18). Pense por um instante sobre o perdão, favor-graça que Deus concede a pecadores arrependidos. Ao contrário de nós, Deus não peca. Mas ele, de bom grado, perdoa completamente pecadores arrependidos, mesmo sem precisar que eles retribuam o favor por perdoá-lo. De fato, o Senhor bom Deus é o exemplo mais caridoso de alguém que perdoa liberalmente.

“Eu confio na misericórdia de Deus para sempre” (Sl 52,8). A misericórdia do nosso glorioso Pai Celestial nos atrai a ele e nos faz querer imitá-lo. (Ef 4,32. 5,1).

Um dos grandes mestres da espiritualidade cristã Charles de Foucauld afirmou: “Viver só para Deus. O amor é inseparável da imitação. Quem ama quer imitar: é o segredo da minha vida”.

Ele escreveu: “Perdoai-nos as nossas ofensas. Não podemos pedir perdão se não perdoamos também. O perdão, como a graça, não se pede somente para si, mas para todos os homens”. Foucauld acrescenta: “Essa deveria ser a finalidade de todas as nossas orações, de todas as nossas ações”.

Por Padre Inácio José do Vale (via Canção Nova)

-

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Novas formas de pobreza

Ao lado das novas formas de pobreza

Mensagem do Papa aos católicos do Reino Unido e da Irlanda
fonte http://www.osservatoreromano.va/


«Combater a cultura da morte», protegendo e amando a vida desde o seu início até ao seu fim natural. Com esta exortação, o Papa Francisco dirige-se aos católicos do Reino Unido e da Irlanda que, no próximo domingo 27 de Julho, celebrarão o anual Dia da vida.


Numa mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Pontífice convida as comunidades e em particular os jovens dos países destinatários — ingleses, escoceses, galeses e irlandeses — a trabalhar «para garantir uma tutela legal adequada do direito humano fundamental à vida». E para o fazer, esclarece citando a Evangelii gaudium, é preciso procurar «levar o amor misericordioso de Cristo como um bálsamo que dá vida», onde persistem «as preocupantes “novas formas de pobreza e fragilidade”, cada vez mais evidentes na sociedade contemporânea».

Também os prelados da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda transmitiram uma mensagem na qual convidam a seguir os passos do Papa Francisco e exortam os fiéis a comprometer-se para cuidar, sustentar e proteger a vida em cada uma das suas fases e condições.

Na vigília do encontro, mais de meio milhão de postais foram enviados a paróquias e capelanias em preparação para o Dia, que este ano terá como tema #livelife. A hashtag inicial remete para a comunicação através do Twitter e de outras redes sociais. Os fundos angariados no Dia da vida serão destinados a favor das estruturas da Igreja local que se ocupam da promoção e da defesa da vida.

Na rede estão disponíveis também materiais específicos de reflexão e alguns subsídios litúrgicos para a celebração deste Dia: entre outros, uma prece à Virgem Maria, invocada como «mãe do amor».

Papa Francisco

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Igreja da Vila Operária

Vila Operária conta com novo espaço para celebrações religiosas
Paróquia de São José Operário

Agora com um novo local de celebrações

Trata-se do Centro Pastoral São José Operário que foi restruturado para celebrar as missas e novenas da paróquia, após o fechamento da Igreja Matriz para reforma de ampliação.

O novo espaço foi inaugurado no dia 28 de junho após cinco meses de reforma, com a construção de um grande altar, capela, sacristia e espaços de convivência para garantir a normalidade das atividades da paróquia.

Objetivo 

A ampliação da igreja vai garantir mais espaço, conforto aos milhares de fieis que, semanalmente, passam pela paróquia.

Fundação

Fundada em 1° de maio de 1957, a Igreja de São José Operário mantém viva a tradição de celebrar novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Faz-se toda terça-feira, todo o dia, uma média de 13 mil fieis que se dividem nos 10 horários disponíveis, além de missas diárias e aos finais de semana, que são realizadas na paróquia. 

domingo, 13 de julho de 2014

Missa dia 13 de julho

Décimo quinto domingo comum 13 de julho 2014

Missa no Centro Paroquial de Nossa Senhora das Dores
Celebrada por Padre Osório Neto e o diácono Wilsom

Várias fieis participaram da celebração das 11 horas, dentre eles estavam jovens, crianças, idosos e casais .
Reflexão sobre a Palavra
Três pontos:
Ouvir a Palavra
Compreender a Palavra ( faz recordar toda mensagem ouvida)
Produzir
A semente cai em  terra boa.



Final Copa do Mundo

GRANDE   FINAL -
Hoje, 16:00 na Globo, BandTV, BandSports, ESPN Brasil, Fox Sports, Sport TV • Final
Estádio do Maracanã, Rio de JaneiroFINA

Argentina e Alemanha

   x 
Que vença o melhor

ALEMANHA:
MANUEL NEUER; PHILIPP LAHM, MATS HUMMELS, JÉRÔME BOATENG, BENEDIKT HÖWEDES; SAMI KHEDIRA, TONI KROOS, BASTIAN SCHWEINSTEIGER, MESUT ÖZIL, THOMAS MÜLLER, MIROSLAV KLOSE.

ARGENTINA:
SERGIO ROMERO; PABLO ZABALETA, EZEQUIEL GARAY, MARTÍN DEMICHELIS, MARCOS ROJO; JAVIER MASCHERANO, LUCAS BIGLIA, ENZO PÉREZ; EZEQUIEL LAVEZZI, GONZALO HIGUAÍN, LIONEL MESSI.

ÁRBITRO:
NICOLA RIZZOLI (ITA)
INCIDENCIAS:
PARTIDA VÁLIDA PELA FINAL DA COPA DO MUNDO 2014, A SER DISPUTADA NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, NO RIO DE JANEIRO
fonte: http://www.vavel.com/









sexta-feira, 11 de julho de 2014

11 de julho 2014 - missa em ação de graças

Aconteceu hoje às cinco horas na igreja Nossa Senhora das Dores, missa em ação de graças pelos 21 anos de sacerdócio de padre Osório Teixeira Neto.


Nessa ocasião compareceram os padres padre Paulo Hamurabi e frei Edmilson os paroquianos e exparoquianos do Bairro Parque Piauí, para participarem da santa missa e logo após cantaram parabéns ao aniversariante e serviram  refrigelios.
Reflexão
Perseverança, fortaleza, simplicidade,humildade e prudencia
Palavras chave:
perseverança? é ter humildade e prudencia
Vocaçção sacerdotal:
Não é conquista, não é merecimento é ter cuidado com as ovelhas, é um dom, dom  para ser compartilhado, dom dado por Deus.
Quem perseverá ate o fim será alvo.
O bom pastor :
Cuida de suas ovelhas, sabe quando precisam de sua atenção
Um dia feliz
O dia mais feliz da vida  do padre Osório?
Dia de sua ordenação sacerdotal  quatro de julho
Fotos















 20 dias de férias do Padre Osório





 
Padre Osório sentiu saudades do rebanho e voltou
Parabéns muitos anos de sacerdócio

Missa em ação de graças - 11 de julho 2014

Missa em ação de graças pelos 21 anos de sacerdócio de Padre Osório Neto 


11 de julho ás 17:00h
Igreja Nossa Senhora das Dores - Catedral