quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Qarta-feira de cinzas

Missa de quarta-feira de cinza reúne milhares de fieis na Catedral de Nossa Senhora das Dores


 Quarta-feira de Cinzas encerra o carnaval e abre o período da quaresmal  para os católicos.

 No Piauí, data também marca o início da CF (Campanha da Fraternidade) (CF). Em 2015 o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”, 

Reflexão da Palavra
São para nós meus irmãos
As palavras do apóstolo Paulo a pouco proclamada ecoam em nosso coração! nesta quarta-feira de cinzas abrindo a quaresma neste ano de 2015.
Ele diz como embaixador de Cristo, se o mensageiro eu vos exortão a não deixardes pessoa  em vão, esse tempo de graça. Eis agora o tempo da graça  o tempo da salvação! Eis agora o dia da salvação é o anúncio feliz que temos  neste dia; eis agora o tempo de graça, eis  agora o dia da salvação. Se é verdade  que cada dia do ano o Senhor está de braços abertos para nos acolher, no entanto neste tempo quaresmal, preparando-nos a grande festa da páscoa, nós recebemos este convite e este anúncio, este é o tempo favorável tempo favorável para quê? Para que  nós possamos como disse o profeta Joel rasgar nossos corações e não apenas as nossas vestes. Essa era uma prática do Oriente antigo rasgar as vestes.No momento de dor, de protesto, sem  esperança, situações gritante a pessoa rasgava a veste.
E o profeta diz rasgai antes os vossos corações que as vossas vestes. Essas advertências são para  nós vamos rasgar  os nossos corações para deixar entrar neles  a luz e a misericórdia divina.
As cinzas
As cinzas que recebemos neste dia sobre nossas cabeças seguindo a tradição da Igreja é um gesto externo mas ele quer dizer para nós algo que vai ao íntimo da nossa alma. Nós somos criaturas humanas somos seres finitos não somos infinito, somos pessoas peregrinas não temos aqui  moradas permanentes. Essa realidade que as cinzas nos recorda, lembra que homem é pó e ao pó há de voltar.

As conquistas
As conquista humanas, o vigor, a saúde que possa experimentar o potencial econômico de que alguém m possa dispor; os projetos de vida de a gente possa fazer tudo isso ocasionalmente ode nos dar uma ideia de poder muito grande, até uma capacidade sem limite. Hoje somos chamados a pensar que todas essas capacidades tem limite porque nós somos limitados e fazer isso não é  nos humilhar mas nos dar a verdade é nos fazer conhecer a nossa verdade.
Jesus diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás. Conhecendo que somos criatura frágeis sabemos que para viver essa proposta quaresmal e renovar o nosso batismo, revigorar em nós a vida nova, recebida na fonte batismal onde renascemos para Deus precisamos do auxílio e aí o Senhor nos vem nesta quarta-feira de cinzas com as práticas propostas da espiritualidade bíblicas. Primeiramente o jejum.

Jejum
Não é sem sentido que a quaresma comece com um dia de jejum;  o jejum é exatamente para que ,esvaziando  o nosso estômago possamos nos voltar para aquilo que Jesus disse " não só de pão vive o homem mas de toda palavra da boca de Deus". Quanta gente hoje faz restrição de alimentos para emagrecer ou mesmo por recomendação médica para melhoria da saúde? Mas este jejum não é estético e nem é terapêutico ele é um jejum espiritual, isto é um jejum onde esvaziamos o estômago para lembrar que algo maior que a comida que entra pela boca. que algo mais importante do que a saciedade do estômago.Nem só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Fome
Numa sociedade onde tantos ainda passam fome, onde tantas pessoas ainda não tem o necessário para comer, embora haja alimento para todos o drama na  conversão. Pois bem eu lia a poucos dias uma das propostas para a humanidade, o desafio para as grandes nações ate o final do século XX era para chegar a lua e a outra era para acabar com a fome no mundo; impressionante mais de milhões e milhões de dólares foram para os astros, em busca de conhecimento fora da terra foi dado mais prioridade do que resolver os nossos problemas aqui quando se trata de vida humana em jogo. Sabemos hoje que não nos falta alimento, no mundo falta distribuição de alimentos, condições para dirigí-lo. Então o jejum nos recorda ainda essa realidade solidária com aqueles que vivem em extrema problema e por circunstância a fome bate em sua porta. O nosso jejum também é para que possamos pensar com carinho em nossos irmãos.










E ao pó voltaremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário