sábado, 18 de abril de 2015

CPT- Comissão Pastoral da Terra


CPT realiza caravana missionária sobre prevenção e combate ao trabalho escravo

Fonte  http://www.arquidiocesedeteresina.org.br/

A Comissão Pastoral da Terra – CPT realizou, em parceria com o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de União, uma Caravana Missionária sobre Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo. O evento aconteceu entre os dias 13 e 14 de abril, nas comunidades de Zundão dos Binhas e Bela Fonte, na cidade de União.

As comunidades que participaram estão encravadas em meio à monocultura da cana de açúcar e que resistiram ao poder do agronegócio, não cedendo às pressões para deixarem a terra, como descreve a irmã Ana Lúcia Corbani, articuladora da CPT.

“Cerca de 170 famílias foram visitadas por 22 missionários, que conheceram a realidade destas famílias, ouviram suas histórias de vida, suas lutas para ganhar o pão de cada dia. A maioria das famílias tem membros que migraram para outras regiões do Brasil. No passado a migração se dava principalmente para o corte da cana, hoje se concentra na construção civil. Outros são empregados na usina de cana de açúcar do Grupo Olho D’Água, antiga Comvap, e se submetem a um sistema opressor, numa nova versão do trabalho análogo ao de escravo, resquícios do Brasil Colônia”, relata.

Durante a caravana os participantes reuniram-se ainda em momento celebrativo e formativo, onde se confraternizaram. O evento integra a campanha “Fique de Olho para não virar Escravo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário