Catequistas do Piauí reuniram-se em Parnaíba Piauí para estudo Catequético
Itinerário Catequético
O Itinerário Catequético: Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal foi tema de dois eventos da diocese de Parnaíba (PI). De 18 a 20 de março, o subsídio foi abordado no Encontro de Formação Permanente do Clero, e de 21 a 24, no Encontro de Catequese do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reuniu representantes de seis das oitos dioceses do Piauí. O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio José Walker, conduziu as duas formações.
O texto, apresentado em novembro de 2014, durante o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, ocorrido em São Caetano do Sul, propõe orientações para o trabalho de catequese nas diversas realidades do território nacional. São dadas indicações para a Pastoral Bíblico-Catequética, além de orientações que tornem possível a iniciação à vida cristã por meio do processo de inspiração catecumenal, que recorda a experiência das primeiras comunidades cristãs. Esta metodologia sugere um “processo de educação da fé nos tempos de mudança de época”, define o subsídio.
Durante o Encontro Regional de Catequese, a coordenação apontou, aos representantes das dioceses do Piauí, os caminhos para colocar o Itinerário em prática, de acordo com a realidade de cada Igreja particular, “mas sempre buscando sintonia para melhores resultados”.
A aproximação das dioceses foi mais intensa no momento em que os catequistas estudaram sobre a nova metodologia proposta pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB.
O coordenador regional de Catequese, padre João Paulo Moreira, destacou a valorização da leitura orante da Bíblia, a formação de discípulos e o acompanhamento como elementos para inserção dos catequisandos “como pessoas de bem na vida em comunidade”.
O bispo de Campo Maior (PI) e referencial da Catequese no regional, dom Eduardo Zielski, ressaltou, durante o encontro, que a nova metodologia de catequese responde à percepção de que a formação apenas preparava para o recebimento dos sacramentos. "A nossa preocupação é para que a catequese ajude as pessoas a terem uma vida cristã no cotidiano, no trabalho, no lazer e em outras situações que a pessoa está presente. O cristão não é só quando recebe o sacramento, mas é cristão sempre", observou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário