quarta-feira, 27 de maio de 2015

PICOS PIAUÍ REALIZA ROMARIA

Diocese de Picos realiza Romaria a Juazeiro do Norte
fonte  CNBB


Nas comemorações de seu Ano Jubilar pelos 40 anos de instalação, a diocese de Picos (PI) realizou no sábado, dia 23, a 1ª Romaria Diocesana a Juazeiro do Norte (CE). Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento. O roteiro contou com passagem pelo Santuário de Nossa Senhora das Dores, visita à estátua do padre Cícero Romão Batista e ao Casarão do Horto. A peregrinação seguiu para a igreja Senhor Bom Jesus do Horto, onde os participantes foram recebidos pelo bispo de Crato (CE), dom Fernando Panico.

O bispo de Picos, dom Plínio José Luz da Silva, acompanhou os fiéis na Romaria e considerou que o evento ficará registrado na história da diocese. “Esse é mais um marco na história de nossa diocese, não só os que aqui estiveram, mas os que acompanharam pela Rádio, passo a passo da romaria, são testemunhas desse momento encantador, cheio da graça de Deus”, avaliou.

Primeiro bispo de Picos, o bispo emérito de Floriano (PI), dom Augusto Alves da Rocha, também participou da Romaria. Ele lembrou a atuação no começo da história da diocese. “Fico feliz em estar aqui também hoje, neste dia, recordando o início de uma caminhada como diocese. São quarenta anos de caminhada que merecem mais atenção ainda para disseminar a fé nos dias de hoje”, disse.

Na presença de padres, religiosos e leigos das duas dioceses, o bispo anfitrião, dom Fernando Panico, ressaltou a superação das divisões territoriais, o que demonstrou a unidade desejada por Jesus, segundo o bispo. “Agradeço à diocese de Picos que quis comemorar seu jubileu com esse sinal belíssimo, que é bíblico, de um povo que sai do seu lugar e responde um chamado através do encontro com o outro”, saudou. Dom Panico ainda explicou aos fiéis de Picos sobre as Romarias que a cidade de Juazeiro do Norte recebe e sobre a busca de reabilitação do processo de beatificação de padre Cícero, santo popular do interior do Nordeste.

Ao final da Romaria foi celebrada uma missa na basílica Nossa Senhora das Dores.

Jubileu

As comemorações do Ano Jubilar da diocese de Picos iniciaram no dia 21 de setembro de 2014, com o tema “Ser Igreja, comunidade de comunidades, indo a todos e envolvendo a todos” e o lema “Todos abraçavam a fé e viviam unidos” (At 2, 44). A diocese pretende incentivar a comunhão entre as comunidades e paróquias de modo a atender aos “apelos e urgências da evangelização”

Para o dia em que serão comemorados os 40 anos de instalação da diocese, em 21 de setembro de 2015, está prevista uma missa campal na praça da matriz presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. A celebração deve contar com a presença de bispos do regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais, além do clero, seminaristas, religiosas, leigos e autoridades civis.

A diocese de Picos possui área geográfica de 23.121km² e abrange uma população de 354.870 habitantes em 42 municípios. São 18 paróquias e uma área pastoral.


Com informações da diocese de Picos (PI) e imagem da diocese de Crato (CE)



Nenhum comentário:

Postar um comentário