terça-feira, 16 de junho de 2015

15 de junho não a violência contra o idoso


Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado hoje; geriatra e psicóloga comentam esta realidade também presente no Brasil



MENSAGEM TEXTO


Ontem, dia 15 de junho, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar a população da existência desta realidade e de incentivar a criação de medidas para proteger os idosos da violência. Além disso, a data recorda que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial.

São várias as formas de violência contra o idoso: física, psicológica, emocional, angústia mental e financeiro do idoso.

A angústia mental por exemplo: o filho dizer eu não vai visitá-lo, esta é talvez a causa de muitas vezes o idoso não denunciar as ações violentas da família ou de um cuidador.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), constitui violência também a negligência, quando “um filho se recusa a cuidar de um pai idoso ou executa mal este cuidado, deixando falhas, o que pode ser consciente ou não. A obrigação de cuidar do idoso é primeiramente da família.” 



No Brasil os idosos representam o equivalente a quase 20 milhões de pessoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário