domingo, 27 de setembro de 2015

Arte piauiense para o Papa Francisco

PAPA FRANCISCO É PRESENTEADO COM PEÇA DE ARTESÃO PIAUIENSE

Por Vera Brandão
Confira!
Confira

Seu Raimundo Nonato Costa Filho – “o Costinha” é artesão, piauiense e só vai aniversariar em fevereiro do ano que vem. Mas na última semana ganhou um presente antecipado. A imagem de São Francisco, esculpida em madeira cedro, produzida por ele, foi dada de presente ao Papa Francisco. A encomenda feita pelo Secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, foi um pedido do Ex-Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Sérgio da Rocha (2008-2011), atual Arcebispo de Brasília e Presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A entrega do presente foi durante um encontro do Pontífice com 125 bispos (de diferentes países) recém ordenados, no Vaticano. Após a reunião o santo Padre foi cumprimentar todos os bispos e no momento de recepcionar Dom Sérgio da Rocha o mesmo aproveitou para fazer a entrega da imagem.

Para o artesão Costinha “uma satisfação. Foi uma grata surpresa e uma honra saber que o meu trabalho chegou às mãos do Papa. Sou católico, fiel servo dos ensinamentos do Pai, paroquiano da Paróquia de São Benedito e essa graça alcançada reforça que vale a pena se dedicar ao trabalho. Quando se trabalha com amor e dedicação as recompensas vem em dobro. Receber um elogio do Papa foi como alcançar uma benção” comemora.

Costinha tem 47 anos e começou a se interessar pela profissão de artesão quando tinha 16 anos de idade. Hoje ele tem mais de 30 anos de atuação na área e lembra com saudade do início. “Com 16 anos eu fui auxiliar o Mestre Dezinho. Aprendi muito com ele. Tinha ao meu lado e me ensinando a figura máxima do artesanato Piauiense. Foi uma escola essa parceria. Meu trabalho ganhou identidade” explica.

Quando recebeu a encomenda Costinha recorda que a única exigência era que ele teria poucos dias para produzir a peça. O artesão explica que não sabia para quem seria a imagem, mas isso não foi motivo para fazer um trabalho com menos qualidade. “Fique um final de semana inteiro sem dormir. Passei duas noites em claro para entregar a tempo já que o secretário tinha me dito que a escolha do meu nome para realizar essa encomenda seria porque minhas imagens são mais fiéis as feições de São Francisco. Assim procedi. Com o dom dado por Deus finalizei e entreguei na data de entrega” relembra.

Os trabalhos de Costinha podem ser apreciados em dois pontos da cidade de Teresina. Um de seus ateliês funciona na casa da mãe, no bairro Monte Castelo, na rua Heráclito de Souza n°1074. As suas peças que também tem características mais regionais como imagens de quebradeiras de coco e outras com influência nordestina, “mais regional” assim como ele intitula, estão expostas também no seu segundo ateliê, localizado na Vila Irmã Dulce, na rua Nossa Senhora da Humildade n°2006.

Recentemente Costinha exibiu suas peças em feira de artesanato na cidade de Recife-PE. E com essa conquista ele agora relata que colhe os frutos. “Recebi ligações de diferentes regiões do País. Sinto-me orgulhoso. Familiares de São Paulo ligaram para dar os parabéns” finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário