Às vésperas da grande exultação...
Domingo de Ramos da Paixão do Senhor: neste dia recordamos a entrada triunfal do Senhor Jesus em Jerusalém. É o único domingo em que se lê a sua Paixão, razão esta de ser composto de exultação e sofrimento.
Segunda-feira Santa: em nossa Arquidiocese o Arcebispo, presbíteeros e diáconos se recolhem para um dia de oração. À noite celebra-se a Santa Missa Crismal (com a bênção dos santos óleos) na Catedral.
Quinta-Feira Santa: hoje Cristo institui a Eucaristia, o sacerdócio e nos dá o mandamento do amor com o lava-pés.Também convida-nos a vigiar com ele antes de sua Paixão.
Sexta-Feira Santa: hoje tem lugar na Igreja a solene ação litúrgica da Paixão do Senhor, que consiste de 3 momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz (Jesus Crucificado) e Sagrada Comunhão.
Sábado Santo: durante o dia, silêncio e oração. À noite celebra-se a Solene Vigília Pascal em honra doSenhor. Mesmo celebrada antes da meia-noite, já é uma verdadeira Missa do Domingo de Páscoa.
Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor: este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos! Apartir de hoje, e por longos 50 dias, a Igreja exulta de alegria pois Jesus Cristo é o Senhor vencedor do pecado e da morte. A cada domingo a Igreja torna presente este mistério
Nenhum comentário:
Postar um comentário