domingo, 15 de julho de 2018

CATEDRAL DAS DORES ACORDA EM DORES

Bandidos invadem Catedral de Nossa Senhora das Dores
15/07/2018 13:05
Bandidos invadem Catedral de Nossa Senhora das Dores no Centro de Teresina
Por Graciane Sousa - Portal Cidade Verde - www.cidadeverde.com
A Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no Centro de Teresina, foi alvo de vandalismo na madrugada deste domingo (15). Bandidos invadiram a igreja por um vitral, quebraram imagens e levaram ventiladores. 
A missa das 7h30 foi transferida para a capela do Colégio Diocesano.

Padre Tony Batista

O Padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese de Teresina, lamenta o crime e conta que esta é a terceira vez que a catedral é alvo de vandalismo. "Tinha muito sangue lá dentro. Eles entraram pelo vitral e acabaram se cortando. Pra descer, eles tiveram que se apoiar e acabaram quebrando várias imagens. Foi um ato de vandalismo como está acontecendo em todo o Brasil. Não levaram nada de valor material porque não havia nada para ser levado", disse o padre. Um vídeo gravado por uma das voluntárias da catedral, que preferiu não ser identificada, mostra como ficou a capela do Santíssimo. O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial. 

"Ficou tudo revirado. Eles quebraram as imagens de São João Paulo II e uma de São Vicente, quebraram o cofre, sujaram toalhas de sangue", disse a voluntária. De acordo com a Arquidiocese de Teresina, a missa das 18h acontecerá normalmente.

Leia mais: https://www.josenildomelo.com.br/news/bandidos-invadem-catedral-de-nossa-senhora-das-dores/

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Arquidiocese de Teresina amanheceu em festa!


Arquidiocese divulga data da ordenação episcopal do Padre Júlio César
Arquidiocese de Teresina amanheceu em festa! 

A Arquidiocese de Teresina amanheceu em festa! Foi divulgada na manhã desta quarta-feira (11) pelo Vaticano a nomeação do padre Júlio César, pároco da Paróquia menino Jesus de Praga, no bairro Saci, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza.

Padre Júlio César Souza de Jesus tem 47 anos e é natural de Goiânia (GO), mas afirma que seu coração é teresinense. “Nasci em Goiânia, mas vim para Teresina com seis meses de vida. Foi aqui que recebi a primeira Eucaristia e fui formado espiritualmente, teologicamente e humanamente. Sempre digo que meu registro é de Goiânia mas minha alma é de Teresina , pois tenho muita gratidão por essa cidade”, afirmou.

Filho de Hermes Alves de Jesus (in Memorian) e Rosa Sousa de Jesus é o quarto de cinco filhos do casal. O irmão, Hermes Filho conta que a família recebeu a notícia da nomeação com muita alegria. “Somos uma família abençoada e estamos muito orgulhosos por essa escolha. Nós sempre o apoiamos desde que revelou o seu desejo de seguir o sacerdócio. Hoje temos na família um futuro bispo, inteiramente dedicado à obra do Pai. Só temos a agradecer a Deus por seu testemunho e sua caminhada”, revelou o irmão emocionado.

Em entrevista ao programa Em Tuas mãos da Rádio Pioneira de Teresina, após o anúncio do papa Francisco, padre Júlio César conta que desde muito cedo recebeu e acolheu o chamado de Deus. “Eu hoje sou o que sou por causa da Igreja. Eu não saberia fazer outra coisa se não fosse padre. Iniciei minha caminhada vocacional com 9 anos de idade na paróquia São João Evangelista e São João Batista no Parque Piauí, zona sul de Teresina. Eu me sentia feliz em participar da missa aos domingos e sempre levava uma rosa para colocar no altar. Frequentei por 5 anos a catequese até fazer a primeira eucaristia. Foi durante a catequese que comecei a sentir o chamado”, revelou.



Padre Júlio demonstra humildade e um sentimento de graça pela misericórdia de Deus nesse momento. “Sou pequeno não só no tamanho, mas também na própria vida. Eu conheço a realidade humana e sei das minhas limitações, mas sei também que Deus é meu abrigo, meu porto seguro e minha confiança. Ele nunca me abandonou e sempre aposta e confia em mim”, declarou.

A ordenação episcopal está agendada para o dia 30 de setembro, domingo, às 19h na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Teresina, mesmo lugar em que foi ordenado diácono e presbítero. A posse ainda não tem data definida, mas provavelmente será no mês de outubro.

Mais Informações:

Padre Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia-Go.

Foi batizado em maio de 1971 em Goiânia e fez a primeira comunhão em 1984 na paróquia de Cristo Rei em Teresina. Recebeu o sacramento da Crisma em 1987 na paróquia de São Benedito em Teresina.

Ingressou no Seminário Menor, São José, em Teresina no dia 28 de fevereiro de 1990. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em Teresina de 1991 a 1997.

Foi ordenado diácono em 27/03/1998 e presbítero no dia 27/06/1998, ambos na Catedral Nossa Senhora das Dores por Dom Miguel Câmara.

Fez mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2005-2007).

Tomou posse como pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga em 25 de janeiro 2014.

É também professor do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí desde 2002.

Por Cristiane Pinheiro

Papa Francisco nomeia padre Júlio César como bispo auxiliar para Fortaleza (CE)

DEUS ABENÇOE PADRE JÚLIO CESAR DE JESUS!


O papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 11, dois novos bispos, entre eles, o padre Julio César Souza de Jesus, como bispo titular de “Arba” e auxiliar de Fortaleza, atualmente pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Teresina (PI). A notícia foi publicada no Jornal “L’Osservatore Romano”, às 12 horas de Roma.


Com 47 anos, padre Padre Julio César Souza de Jesus é natural de Goiânia (GO). É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em sua atuação pastoral já atuou como vigário paroquial em diferentes paróquias de Teresina (PI). Foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Teresina. Também exerceu os ofícios de vice-reitor do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelbor, em Teresina e professor de Filosofia e Direito Canônico, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ademais já lecionou Teologia Dogmática e História da Igreja, no Icespi, em Teresina. Por último, exerceu as funções de Diretor Espiritual da Escola Diaconal São Francisco de Assis, em Teresina e Diretor Espiritual da Ordem do Carmelo, em Teresina, entre outras funções.

Fonte: CNBB

Aguarde mais detalhes sobre a ordenação episcopal e posse.

terça-feira, 10 de julho de 2018

ANIVERSARIANTE


Hoje é dia de parabenizar o Frei Edimilson Vieira pelas mais de 4 décadas dedicadas ao serviço à Igreja e aos menos favorecidos. Que a Mãe de Jesus interceda sempre por sua vocação!

sexta-feira, 6 de julho de 2018

CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA


CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA  REUNE AMIGOS E PARENTES DE DOM MIGUEL FENELON
       Por Deusene Noleto

                                           CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA - ( Foto Deusene Noleto)

Os amigos religiosos, fieis e os familiares de Dom Miguel, estiveram presente na celebração da esperança de Dom Miguel Fenelon Câmara Filho; o último adeus ao Dom Miguel,  foi presidida por Dom Jacinto de Brito, bispo metropolitano de Teresina, na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, às 8 horas da manhã do dia 4 de julho de 2018.
Dom Miguel  se despede da vida da Terra para a vida celestial para continuar  sua caminhada mais próximo de Deus e assim ajudar aqueles que nele acreditam por intercessão divina.
Dom Jacinto se despede  de Dom Miguel Fenelon colocando flores no jazigo do companheiro da fé! " Não queria que fosse eu a sepultar o Dom Miguel". Disse dom Jacinto na missa de corpo presente.
Roguemos a Deus para que o Bom Miguel se santifique.




quarta-feira, 4 de julho de 2018

JUBILEU DE PRATA DO PADRE OSÓRIO NETO

 FIEIS PARTICIPAM DO  JUBILEU DE PRATA  DO PADRE OSÓRIO

     Por Deusene Noleto


Nesta quarta-feira, dia 4, às 6 horas da manhã, no Centro Paroquial de Nossa Senhora das Dores, da Rua David Caldas, Centro; os fieis, Dom Jacinto, amigos e parentes do padre Osório, celebraram com ele as laudes (oração da manhã), finalizando a Assembleia litúrgica com a santa missa às 19 horas, na Igreja Catedral; na ocasião eles rederam graças a Deus pelo 25 anos  de ministério presbiteral de Padre.
A santa missa foi presidida por Dom Jacinto de Brito e concelebrada por Padre Osório Neto o aniversariante, estiveram presentes religiosas, centenas de fieis de outras paroquias nas quais ele fez um belo trabalho. 
No final da santa missa houve muitas homenagens para o padre Osório Neto e o próprio Padre Osório homenageou com flores sua mãezinha querida; santa Teresinha e dom Miguel Fenelon. Houve abraços, felicitações e muitas fotos; em seguida todos foram para um delicioso coquetel no Atlantic City com música ao vivo.


Confira as fotos

















Ordenação - 4 de julho de 1993 
Jubileu - 4 de julho de 2018
E assim foi tudo muito glamuroso com as benças do Céu e da sua mãezinha tão querida.
Parabéns grande amiguinho Padre Osório, que Deus lhe dê jubileu de Cânhamo

terça-feira, 3 de julho de 2018

AS LAUDES DO DIA 4 DE JULHO

AGUARDE!

HOJE III DIA DA MISERICORDIA

Hora da Misericórdia Eucarística e Vocacional


Às 3 horas da tarde de hoje, dia 3 de julho, teve inicio da hora da Misericórdia Eucarítica e Vocacional do 25º aniversário de ordenação Presbiteral de Padre Osório Neto; encerrando os  dias de preparação para o grande dia do jubileu de prata.

A 3ª hora da Misericórdia, seguiu exemplo dos outros dias mudando a leitura da carta e o Evangelho que seria próprio para cada dia. 

A hora mais especial da hora da misericórdia foram os 30 minutos de adoração profundo ao Santíssimo Sacramento com suave música instrumental, No final padre Osório agradeceu a presença de todos e convidou para as laudes ou seja para a oração da manhã do dia 4 de julho,às 6 horas da manhã,  no novo Centro Paroquial da Rua David Caldas, bem pertinho da casa paroquial e logo após as laudes será regado com um belo café da manhã. 

Obs:e às 8 horas de manhã, do mesmo dia 4, acontece a missa de sétimo dia  de Dom Miguel Fenelon, na Igreja de Nossa das Dores. 

segunda-feira, 2 de julho de 2018

II DIA DA MISERICÓRDIA DE BODAS DE PRATA DO PADRE OSÓRIO NETO

CENTENAS DE FIEIS PARTICIPAM  DO II DIA DE ORAÇÃO DE MISERICÓRDIA NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS DORES





 Participe também  do XVII Congresso da Região Nordeste do ECC

Aguarde mais informaçao

Missa de 7º dia de Dom Miguel

A CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA DE DOM MIGUEL FENELON SERÁ DIA 4 DE JULHO, ÀS 8 HORAS DA MANHÃ, NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DAS  DORES


Flores colocada por  Dom Jacinto de Brito no dia do sepultamento
Padre Osório Neto coloca flores no jazigo de Dom Miguel Fenelon

A missa de sétimo dia, de Dom Miguel Fenelon, aconteceu na Igreja de Nossa Senhora das Dores, da Praça Saraiva de Teresina, às 8 horas da manhã, presidida por Dom Jacinto de Brito, bispo metropolitano desta capital.

A cerimônia foi participada por familiares, amigos e parentes do Dom Miguel; pelos seus amigos  bispos, padres, frades, seminaristas, irmãs religiosas, sua amiga Teresa Brito e os diáconos. Foi marcada por boas lembranças de Dom Miguel e uma delas foi que ele gostava que o chamassem de o " Bom Miguel".

Na Missa de bodas de prata do Padre Osório Neto, pároco da Catedral, o padre Osório lembrou de prestar uma linda homenagem ao grande Fenelon, depositou flores em sua tumba e com serenidade de amigo mais velho, beijou o jazido e se despediu, perante todos.


domingo, 1 de julho de 2018

MISSA DAS 11 HORAS NA CAPELA DE SANTA RITA DE CÁASSIA

MISSA DAS 11

Padre Osório Neto- Capela de Santa Rita
A missa das 11 horas manhã já se tornou um costume dos fieis do centro de Teresina por que é um horário em que as pessoas saem de suas casas mais tranquilas, devido já terem feito tudo de casa. Outro costume é que  cada domingo é um coral diferente para canta a santa missa; hoje por exemplo foi o coralzinho da Catequese que cantou.

HORA DA MISERICÓRDIA EUCARÍSTICA E VOCACIONAL

25º Aniversário de Ordenação Presbiteral
Padre Osório Barbosa Teixeira Neto
Teresina-PI, 01, 02, 03 de Julho de 2018
JUBILEU DE PRATA


Padre Osório 25º aniversário de ordenação presbiteral ( foto Deusene Noleto)


O 25º aniversário de ordenação presbiteral de Padre Osório, começou com a hora da misericórdia eucarística e vocacional, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Catedral de Teresina, às 3 horas da tarde; com oração diante do Santíssimo Sacramento: exposição do Santíssimo Sacramento, leituras de cartas para o 1º dia, 2º dia e 3º dia; essas cartas fazem meçam  ao ano de ordenação de Padre Osório, quando Padre Osório conheceu e beijou a mão de São João Paulo II, e 3º o ( jubileu dos 2000 de Jesus Cristo).: oração dialogada, canto, leitura bíblica.
Houve um silencio de 30 minutos com fundo musical eucarístico " momento muito lindo",; oração dialogada, em seguida súplicas pelas vocações, canto e seguindo houve benção do Santíssimo Sacramento; finalizando com louvores e canto final. 

Estiveram presentes fieis, amigos e parentes; Padre Osório ficou feliz e lembrou para que todos lembrassem do seu presente que ele não dispensava " que é uma Ave Maria".