sexta-feira, 28 de setembro de 2018

DOM JACINTO CELEBRA O INÍCIO DO VELÓRIO

Centenas de fies compareceram poara a primeira de corpo presente de Dom Celso José, Bispo Emérito de Teresina.

Catedral de Teresina - Missa corpo presente de Dom Celso José


O início do velório aconteceu às 2 horas da tarde de hoje, dia 28, 2018, na igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, com a santa missa presidida pelo Bispo metrpolitano de Teresina, Dom Jacinto de Brito.
Na igreja estavam presentes: amigos,  fieis e dos adimiradores de Dom  Celso, que deixou  vários legados como presente. mais também deixou tristeza com sua partida. Mas essa tristeza se transforma em alegria por que sabe-se que dom Celso está  alegre na Casa do Pai onde um dia todos se encontrarão.

A Irmã Cristiane Silva Texeira da Paróquia Nossa Senhora das Dores, conheceu Dom Celso José, o site www.pnsdasdores pediu que ela falasse um pouco sobre este homem que Deus o chamou, vejamos:

- Como era Dom Celso como pessoa?
- Foi um homem que gostava de está com as pessoas e falar  sobre as histórias sagradas, sempre conduzindo a todos para uma amizade profunda com Deus; um homem que espalhava a alegria através do humor. E gostava de fazer as pessoas sorrir.
- Como a Irmã vê o falecimento de Dom Celso?
-  Eu vejo o falecimento de Dom Celso como uma graça alcançada por ele de Deus; pois ele sempre se colocava a disposição da  vontade divina, também no ato da entrega definitiva de sua vida terrena .
- Como a senhora se sente com a ausença de Dom Celso?
- Sinto no coração uma tristeza que é preenchida pela alegria do encontro de Dom Celso com Jesus o bom Pastor. Obrigada! 
Nós coversamos com o Vigário da Paróquia da Catedral  Carlos Wágner e ele folou um pouco sobre Dom Celso José. Vejamos:
- Quem foi Celso José?
- Foi o Arcebispo de Teresina e um grande amigo! Foi ele que confiou na minha responsabilidade como sacerdote a graça de assumir como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário no Bairro Cabral de Teresina, não sei o que ele viu em mim. E agradeço a ele por ter depositado grande confiança neste servo do Senhor.

Você sabia?
Em 2018 Dom Celso José fez 40 anos de ordenação episcopal e no dia 29 de Outubro faria 85 anos de vida. E nesses 40 anos, foram muitas as suas obras como por exemplo a frsta da mãe de Deus, as foranias dentre tantas obras.
Este pastor nasceu no Rio de Janeiro,e o destino trouxe este pastor para Teresina para servir ao nosso bom Deus. Ficou à frente da Arquidiocese de Teresina por 7 anos e  contribuiu bastante para o crescimento da Igreja. 

No dia 29, sábado, às 6 horas da manhã aconteceu a 5ª missa de corpo presente do Senhor Celso, Dom Celso José Bispo Emérito de Teresina, presidida pelo Bispo  Estevan Bispo Auxiliar de Savador Bahia, concelebrada pelos amigos da Bahia e por todos presentes. Estavam presente duas parentes do Dom Celso. Mais tarde, às 8 horas aconteceu a Missa e exéquias solenes seguido de sepultamento.
A celebraão foi presidida pelo Bispo Dom Jacinto de Brito e concelebrada pelos bispos presentes, padres, seminaristas, diáconos e pela presença de todos que ali estavam para dar seu último olhar fraterno de um amigo.

Dois Pontos marcantes

Os pais do Bispo Dom Celso José, já estão no Céu, ele era filho único. E por não ter irmãos; pediu para Dom Jacinto, Bispo de Teresina que quando "ele fosse para a morada no Céu, permitisse que os restos mortais de sua mãezinha fosse enterrado ao lado do corpo" e assim foi feito. Sendo assim o momento mais marcante da última missa. 
Dom Jacinto disse que não tinha como negar um pedido tão sublime de ver um filho ao lado da mãe. Muito emocionante!
Houve toda solenidade das exéquias solenes, assim como dos outros bispos: Dom Severino, Dom Miguel; No final padre Tony Batista colocou uma rosa no túmulo de Dom Celso; depois o pároco da catedral humildimente foi até o local onde estão sepultados os bispos acima citados ele ajeitou de modo muito respeitoso e humilde os arranjos, velas e as coroas em seus lugares e assim acendeu mais velas e um jeito muito suave como se fosse pela a última vez, foi o 2º ponto.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário