Padre Wellistony é nomeado novo Diretor Espiritual do Colégio Pio Brasileiro em Roma
O padre Wellistony Viana foi nomeado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB como novo Diretor Espiritual do Colégio Pio Brasileiro em Roma, na Itália. O Pontifício Colégio Pio Brasileiro é um espaço destinado à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países que vão à Roma para realizar estudos de pós-graduação. O sacerdote nomeado pertence ao clero da Arquidiocese de Teresina (PI).
A Direção do Colégio é composta por uma equipe de quatro padres diocesanos: reitor (Padre Geraldo dos Reis Maia), diretor de estudos (Padre Raimundo Barbosa da Diocese de Oeiras-PI), ecônomo (Padre Leandro Miguel) e restava escolher o diretor espiritual. Esta equipe é nomeada pela CNBB e tem mandato de três anos com possibilidade de renovação por mais três.
De acordo com o novo nomeado, o convite foi uma surpresa. “Estou em Munique na Alemanha realizando pós-doutorado na área de Filosofia e concluindo essa etapa já tinha como certa a minha ida para a China. Lá já tinha local de moradia e o local de estudos definido. Fui surpreendido com um e-mail do Cardeal do Dom Sérgio da Rocha que contatou o meu bispo, Dom Jacinto Brito. Foi grande a surpresa porque já tinha projetos que eu achava ser de Deus. Mas claro que o desapego é algo que devemos ter porque a missão é da Igreja e, portanto, o chamado é de Deus. Por isso conto com as orações de todos e entrego tudo nas mãos de Deus. Parto dia oito de outubro de Munique (Alemanha) para Roma (Itália)”, revelou o sacerdote em entrevista concedida ao setor de comunicação da Arquidiocese por intermédio de uma plataforma digital.
“Esse Colégio tem história longa. Próximo ano fará 85 anos de existência. Começou servindo de abrigo para padres do Brasil e de demais sacerdotes e seminaristas da América Latina. Durante oitenta anos foi conduzido por padres Jesuítas. Muitos dos nossos bispos que atuaram ou atuam na Igreja do Brasil passaram pelo Colégio Brasileiro. Tenho conhecimento de pelo menos seis cardeais que receberam formação no Colégio. Depois de 80 anos, a CNBB reassumiu a direção dos trabalhos e, desde então, padres diocesanos têm sido convocados às direções e coordenações por um chamado de Dom Sérgio da Rocha”, explicou o padre.
Padre Wellistony Carvalho Viana nasceu em Picos (PI), em 4 de janeiro de 1975 e foi ordenado em Teresina no dia 6 de janeiro de 2000 por Dom Miguel Fenelon Câmara (in memoriam). Fez mestrado em Filosofia na Pontifícia Università Gregoriana em Roma (2005). Foi “visiting scholar” na Universidade Notre Dame (USA) em 2008 a convite e sob orientação do filósofo Vittorio Hösle. Fez doutorado na Hochschule für Philosophie de Munique (2010) e tem pós-doutorado pela Universidade Federal do Piauí (2014).
“Aqui na Alemanha estou fazendo um pós-doutorado junto a um filósofo brasileiro que tem dado uma grande contribuição para a filosofia do mundo. Estava praticamente terminando um livro sobre a sua filosofia. Mas, vou sair da Alemanha e vou para Itália e lá irei concluir esse trabalho. Gostaria então de pedir as orações do povo do Piauí, do qual faço parte. Muita gente me acionou e entrou em contato para reforçar que estão em oração e eu agradeço a todos, pois sou da Arquidiocese de Teresina e estou emprestado para a Igreja do Brasil”, disse finalizando.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Na Arquidiocese de Teresina, padre Wellistony foi diretor espiritual do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg (2000-2003), Coordenador do curso de filosofia do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI, 2010-2015), Reitor Geral do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus (2011-2017), Professor permanente do mestrado em Filosofia da UFPI (2013) e membro titular do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI, 2013-2017).
Por Vera Alice Brandão
Parabéns Padre e Dr. Wellistone Dues te abênçõe.
Bela reportagem Vera parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário