Indígenas de Roraima têm encontro com Papa Francisco no Vaticano e fazem apelo: 'Se nos matarem, a natureza morre'
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (7) na Praça São Pedro. Jaider Esbell participa da gravação do documentário 'Amazonian Cosmo'.
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (7) na Praça São Pedro. Jaider Esbell participa da gravação do documentário 'Amazonian Cosmo'.
O artista indígena roraimense Jaider Esbell e a anciã Bernaldina José Pedro, conhecida como “Vovó Bernaldina”, ambos da etnia Macuxi, se encontraram nesta quarta-feira (7) com o Papa Francisco durante audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano.
Vovó Bernaldina disse ter abraçado o Papa Francisco e ainda cantou na língua Macuxi para o pontífice.“Estou muito feliz, vim de longe e deixei meu povo. Abracei e beijei ele. Estou emocionada”, contou. A mestra da cultura Macuxi pertence a comunidade indígena Maturuca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, extremo Norte de Roraima.
Na ocasião os indígenas entregaram uma carta de denúncia ao Papa. O documento escrito a mão faz um pedido de intercessão de Francisco e cita retrocessos no Brasil. "O governo brasileiro ameaça fortemente a nossa vida coletiva", cita um trecho. (Veja a transcrição da carta abaixo)
Em carta, indígenas denunciam ameaças a direitos já conquistados: “Nós, povos indígenas, sabemos viver bem na natureza. Se nos matarem, a natureza morre e será o fim do mundo”, diz a citação — Foto: Reprodução/Facebook/Jaider Esbell
Além da carta, eles presentearam o Papa com peças indígenas e os livros "A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, e ”Os Filhos de Deus e Netos de Makunaima – as apropriações do catolicismo em terras Makuxis”, de autoria de Vângela Morais.
“Foi muito emocionante. É como estar diante de coisas realmente sagradas da natureza. Ele é um senhor muito abençoado e para mim foi um encontro onde eu pude sentir, de forma especial, a própria manifestação espiritual que tem guiado os meus projetos e a minha vida", disse Jaider em entrevista a uma rádio do Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário