sexta-feira, 16 de novembro de 2018

TRANSFERÊNCIAS DE PADRES E DIÁCONOS -2019

Processo de transferências de padres e diáconos acontece em março de 2019



De acordo com o site da arquidiocese de Teresina, a transferência de padres e diáconos irá acontecer até março de 2019, serão transferidos 18 padres e 6 diáconos  para novas paróquias, diaconias territoriais e/ou áreas pastorais.

Para um melhor entendimento vejamos a materia feita por Vera Alice em pertuntas e respostas por Deusene Noleto

Quem decide a tansferencia de padres e diáconos?

É o bispo de uma arquidiocese

Por que serve essa transferencia?

Bom, conforme de Dom Jacinto Brito, bispo de Teresina, essa decisão é a favor da evangelização e serve para “para atender as necessidades da Diocese como forma de contribuir e incrementar melhor a vida cristã de determinada região”.

Qual objetivo da transferência?
processo de transferência tem como objetivo  construir uma nova relação de fé em favor da Igreja e do Reino de Deus. Tudo pela disposição de serviço à Igreja e onde for necessário. Nestes casos, como estabelece a Igreja, “se o bem das almas ou a necessidade ou a utilidade da Igreja exigirem que o pároco seja transferido de sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou para outro ofício.

Como se dar a transferência?
O Bispo proponha-lhe a transferência por escrito e o aconselha a consentir, por amor a Deus e às almas” (Cân. 1748).

No que se refere aos clérigos aceitarem a transferência?
Este é um sinal de maturidade vocacional, como também de unidade. Afinal, como bem destaca Dom Jacinto Brito, padres e diáconos fizeram votos de obediência ao bispo diocesano e a seus sucessores no dia de suas ordenações.

Os párocos normalmente são nomeados por quanto tempo?
6 anos.

Ao findar esse período o pároco fica sem provisão? o que acontece com ele?
Ele não está mais destinado àquela paróquia. A não ser que o Bispo lhe dê outra provisão. Mas diante dessa conjuntura fica sem função. 


A transferencia é um castigo?
Não, transferência não é castigo. O Papa transfere os Bispos. Eu mesmo já fui transferido várias vezes. O Papa acha que tal Bispo deve ser transferido para tal lugar e transfere. Às vezes as mudanças são para outro país”

Gostou do assunto?
Confira a materia completa no site  ( http://arquidiocesedeteresina.org.br) por Vera Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário