sábado, 29 de junho de 2019

SÃO PEDRO

Confissão de Pedro
FONTE: pt.wikipedia.org

Confissão de Pedro

No cristianismo, a Confissão de Pedro (do título da seção em latim do Evangelho de Mateus na Vulgata: Confessio Petri) é um episódio do Novo Testamento no qual o apóstolo Pedro proclama Jesus como sendo o Cristo - o esperado Messias. A proclamação está descrita nos três evangelhos sinóticos em Mateus 16:13-20, Marcos 8 27:30 e Lucas 9:18-20[1][2].

A proclamação de Jesus como Cristo é fundamental para cristologia e a confissão de Pedro - e a aceitação de Jesus ao título - é a frase definitiva sobre o assunto na narrativa do Novo Testamento[3][4]. No episódio, Jesus não apenas aceita os títulos de Cristo e Filho de Deus, mas declara a proclamação como sendo revelação divina ao afirmar que seu Pai Celestial a revelou a Pedro, se declarando inequivocamente como sendo tanto Cristo e Filho de Deus[4].

Neste episódio, Jesus também seleciona Pedro como o líder dos apóstolos e afirma que "sobre esta pedra edificarei a minha igreja". A maior parte das denominações cristãs concorda que esta frase se refere a Pedro, mas elas divergem entre si nas interpretações sobre o que acontece após Pedro[5].

A Confissão de Pedro é também o nome de uma festa litúrgica celebrada por diversas igrejas cristãs, geralmente como parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã[6][7].

Nenhum comentário:

Postar um comentário