quarta-feira, 25 de setembro de 2019

FORMAÇÃO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

Paróquia Nossa Senhora das Dores realiza formação para o mês missionário extraordinário
Formação Mês Missionário Extraordinário ( foto Deusene Noleto)

Por Deusene Noleto

A Paróquia Nossa Senhora das Dores realizou nesta Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2019, a formação para o mês missionário extraordinário, aconteceu no Centro Pastoral Nossa Senhora das Dores, às 19 horas. Palestrante foi o Senhor Lopes, vice coordenador  do COMIDI. Conselho Missionário Diocesano de Teresina.

Dezenas de pessoas participaram representando sua pastoral. Como Catequese, Mãe Rainha, Pastoral Familiar, RCC- Renovação Carismática Católica, ECC - Encontro de Jovens com Cristo, EJC - Apostolado da Oração, MECE - Ministro Extraordinários da Santa Eucaristia, Pascom - Pastoral da Comunicação, dentre outras Pastorais.
Confira as fotos



 



Acompanhe a entrevista amanhã com o dirigente Lopes
Acompanhe a entrevista:


Boa noite Senhor Lopes, o senhor é coordenador do COMIDI  arquidiocesano de Teresina, pergunto qual o objetivo do mês missionário extraordinário?

Resposta: O objetivo é esse fazer com que a Igreja possa trabalhar em missão, possa abrir a mente, despertar; quando o Papa Francisco assumiu  o papado a proposta dele era essa,uma igreja em saída. Então o centenário da carta apostólica magna da missão ele aproveitou e fez esta provocação para a Igreja que a gente possa assumir este compromisso de batizados; por que às vezes a gente batiza mais não sabe o conteúdo de que é um batismo,não sabe o conteúdo; ás vezes batiza e volta para a comunhão, casamento, missa de natal,  ou missa de sétimo dia e se esquece a essência do batizado; Por isso o tema é Batizados e Enviados. Envia todo mundo para a missão a partir do batismo e a proposta é enviar os batizados para a missão. Então o objetivo é esse despertar o coração de cada um para um estado permanente de missão.

Por que só o mês de Outubro?

R: A missão não é só um  mês; mas, todo tempo. O Papa,  pegou este mês de outubro devido já ser o mês da missão. Como o Papa PIO IX já havia plenamente. A proposta da Igreja é que todos trabalhem juntos, na mesma missão, no mesmo significado nas mesma palavras pois Jesus Cristo é  Palavra e vida.

P- Por que aparece duas imagens  de uma de Santa Teresinha e outra de São Francisco porquê?

R- Por que eles são padroeiros da missão, o Papa adotou como padroeiros devido a história de cada um; Santa Teresinha pela a oração que é o tripé da missão por que começa com a oração pelas missões para Jesus cristo e São Francisco, justamente por ser um missionário por que ele viveu uma Igreja em saída, ele viveu uma missão missionário que nem um outro na história viveu, acredito que nem os discípulos de Jesus Cristo andou como ele andou. muitas viagens ele fez logo ele foi um dos fundadores do Jesuítas e ele não vivia uma vida de clausuras, ele vivia uma Igreja de saída.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário