quarta-feira, 27 de novembro de 2019

PAPA ANUNCIA CARTA AOS FIÉIS SOBRE PRESÉPIO

CARTA AOS  FIÉIS - Fonte:
https://www.vaticannews.va/
 Afresco do Presépio de Greccioa


Papa anuncia carta aos fiéis sobre o presépio

Aos fiéis reunidos para a Audiência Geral, Francisco anunciou que irá a Greccio para rezar no lugar do primeiro presépio de São Francisco de Assis.



Cidade do Vaticano

Na Praça São Pedro, o Papa Francisco recordou aos fiéis que no próximo domingo tem início o tempo litúrgico do Advento e fez um anúncio:

“Irei a Greccio para rezar no lugar do primeiro presépio que fez São Francisco de Assis e enviar a todo o povo fiel uma carta para entender o significado do presépio. Faço votos a todos vocês que, no Advento, a espera do Salvador preencha os seus corações de esperança e os encontre alegres no serviço aos mais necessitados.”

Veja o anúncio do Papa Francisco

O desejo de recordar o nascimento de Jesus veio a Francisco durante uma viagem à Palestina e ali teve o desejo de reproduzir a cena do nascimento de Jesus. Quando, no outono de 1223, foi a Roma para ver o Papa Honório III, pediu ao Santo Padre a permissão para que o realizasse.

Tendo obtido permissão, São Francisco voltou a Greccio, que havia conhecido antes e que lhe lembrava Belém. Disse ao jovem Giovanni Velita, um morador da Região de Rieti e que se tornou seu amigo anos atrás: "Quero celebrar aqui a noite de Natal. Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a caverna de Belém! Este é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante".

E assim, em 24 de dezembro de 1223, o nascimento do Menino Jesus foi encenado. Havia a gruta, o boi e o burro. Nenhum dos presentes assumiu o papel de José e Maria, porque Francisco não queria que o nascimento de Jesus fosse um "espetáculo". Só mais tarde, nos presépios do mundo, os outros personagens foram acrescentados. 

Em Greccio, todos os anos, a memória deste evento é encenada. Não apenas um presépio vivo, mas uma reconstituição dos momentos que levaram São Francisco a realizar o presépio de Jesus.

Papa Francisco fez duas nomeações para o Brasil: Manaus e Anápolis

Duas nomeações para o Brasil



Padre Arnaldo Rodrigues - Cidade do Vaticano

Nesta manhã, 27/11, o Papa Francisco aceitou uma renúncia e realizou duas nomeações para o Brasil. Aceitou a renúncia de dom Sergio Eduardo Castriani, C. S. Sp. da Arquidiocese de Manaus, nomeando para seu lugar dom Leonardo Ulrich Steiner, O. F. M, até agora bispo auxiliar de Brasília. Nomeou também como bispo auxiliar de Anápolis, em Goiás, o reverendo padre Dilmo Franco de Campos.
Nomeações para o Brasil
Arquidiocese de Manaus - Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M., nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na Diocese de Criciúma (Brasil). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Depois de seus estudos e de um período como vigário e pároco, foi formador no seminário até 1986 e mestre de noviços de 1986 a 1995. De 1995 a 2003 foi professor de Filosofia e secretário do Antoniano. De regresso ao Brasil em 2003, foi vigário da paróquia do Bom Jesus, na arquidiocese de Curitiba, e professor na Faculdade de Filosofia do Bom Jesus.

No dia 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado bispo prelado de São Félix e recebeu a ordenação episcopal em 16 de abril seguinte. No dia 21 de setembro de 2011 foi nomeado bispo Auxiliar de Brasília. De maio de 2011 a maio de 2019 foi secretário Geral da Conferência Episcopal Brasileira.
Diocese de Anápolis - padre Dilmo Franco de Campos

O rev. padre Dilmo Franco de Campos nasceu em 15 de março de 1972 em Formosa, Estado de Goiás. Completou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília. Foi ordenado sacerdote em 10 de janeiro de 1998, incardinando-se na diocese de Formosa. Obteve a Licenciatura em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2003-2005).

No curso do seu ministério, ele ocupou as seguintes posições: Administrador da Paróquia "São Domingos de Gusmão" em São Domingos (1998-1999); administrador da Paróquia "Nossa Senhora do Rosário" em Flores de Goiás (1999); administrador da Catedral de Formosa (1999-2002 e 2008-2015); assistente de Pastoral na paróquia dos Brasileiros em Londres (2005); membro do Colégio dos Consultores e do Conselho dos Sacerdotes; coordenador e professor do Curso de Teologia para Leigos; conselheiro Diocesano para a Pastoral da Família; ecônomo da diocese; membro da Equipe de Formadores do Seminário "São João Maria Vianney" da arquidiocese de Goiânia (2006-2007). Atualmente é Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney da arquidiocese de Goiânia.


27 novembro 2019, 12:00

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

ENCERRA HOJE AS NONA NOITES DO SEMINÁRIOS DO RCC

FIEIS ENCERRAM HOJE O SEMINÁRIO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

O s fieis encerraram hoje dia, 18 o seminários de nove quinta-feiras com grande louvor, honra e adoração a Ao Santíssimo Sacramento, onde o povo mostrava grande emoção em está participando deste momento tão importante.
O seminário aconteceu no antigo Centro Paroquial Nossa Senhora das Dores, sempre às 19 horas, dirigido pela a coordenadora Francisca. Importante notar que após cada edição havia jogo de diálogo em grupos onde as pessoas trocavam palavras com o momento vivido no seminário. Após esse instante, houve a experiencia de refrigério com sucos e bolos.
No seminário do RCC, houve: orações, cânticos, adoração, imposição de mãos e oração em línguas.





domingo, 17 de novembro de 2019

TRÍDUO SANTA CECÍLIA

Arquidiocese de Teresina
Paróquia Nossa Senhora das Dores
19 a 23 de Novembro de 2019
Setor Santa Cecília

TEMA: Batizados e enviados: a exemplo de Santa Cecília


SANTA CECÍLIA  ROGAI POR NÓS
Fonte da foto: https://www.iquilibrio.com/blog

Locais ( dois locais)

Dia 19 = Rua Arlindo Nogueira, 544 ( entre as ruas Taumaturgo de Azevedo e José dos Santos e Silva).
Dias: 20, 21, 22 = Capela Santa Rita de Cássia ( antigo Centro Paroquial Nossa Senhora das Dores).
Importante: Todas as noites, após a Santa Missa haverá leilão de mesa e vendas de comidas típicas. 

NOVENA NATALÍCIA




Natal está chegando e os bispos católicos no Brasil por meio das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), pedem que todas as comunidades, tenham lugares físicos bem arrumados, acolhedores, onde todos se sintam bem e amparados.

I ENCONTRO FORÁNEO DE ACÓLITOS


encontro forania I

SOLICITAÇÃO DE REPARO NA ILUMINAÇÃO PRAÇA SARAIVA

Catedral solicita reparo na iluminação da praça Saraiva para manter atividades da Igreja


A catedral de Teresina, Igreja de Nossa Senhora das Dores, mantém suas atividades litúrgicas e pastorais de acordo com o calendário publicado pela Arquidiocese. No entanto, de forma a não comprometer essas atividades e garantir a segurança dos fiéis que participam das celebrações, solicitou aos órgãos competentes o reparo na iluminação da praça Saraiva, que compreende o entorno do local.

“Constantemente a praça fica com a iluminação comprometida, quando pessoas mal intencionadas apagam os refletores. Desde o último domingo (03), a praça está novamente escura e dessa vez houve furto desses refletores e de toda a fiação da praça, comprometendo até seu reparo imediato, que solicitamos na segunda-feira e fomos prontamente atendidos”, explica Carla Riedel coordenadora de liturgia da catedral de Teresina.

A equipe de assistência responsável pela iluminação pública pontua que devido a intensidade do problema, o reparo deve demorar alguns dias. “Não é uma coisa simples pois o material foi todo furtado. Mas a equipe já está atuando e pretende concluir o reparo ainda essa semana”, explica Paulo Roberto de Oliveira, do programa Luz para Todos.


As celebrações de missas durante a semana na Catedral acontecem no período da tarde, às 17 horas. Aos finais de semana, as celebrações acontecem nos seguintes horário: no sábado às 6:30 e 17 horas e no domingo domingo às 7 e 18 horas. Muitas pessoas têm o hábito de passear pela praça antes da celebração, atividade que está comprometida devido à falta de iluminação. Fonte http://arquidiocesedeteresina.org.br/
Comissão de Liturgia realiza primeiro festival de músicas católicas na Arquidiocese

banner musica

sábado, 2 de novembro de 2019

CEMITÉRIO SÃO JUDAS TADEU - TERESINA PIAUI

CEMITÉRIO SÃO JUDAS TADEU RECEBE CENTENAS DE ALMA VIVENTES
Cada jarro custa 10 reais
O Cemitério São Judas Tadeu, na Zona Leste de Teresina, recebe hoje, dia todo, centenas de almas viventes visitando seus entes queridos que estão intercedendo por eles aqui na Terra.
O movimento grande, dentro e fora do cemitério; isto é na calçada. Na calçada os micros empresários vendem velas, flores, coroas, água e lanches num preço bem camarada.
Na Capela, durante todo o dia de hoje, são celebradas as santas missas às almas que foram primeiro.
As almas viventes que aqui estão choram, rezam o terço e acendem velas na intenção das almas.


Coroa custa 80 reais, várias cores


DIA DE FINADO - 2 DE NOVEMBRO - IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR DIA DOS MORTOS

QUAL A IMPORTANCIA DE CELEBRAR O DIA DOS MORTOS?
Para responder esta pergunta Entrevistando foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, na Missa aos fieis defuntos, falar com o Padre Carlos Wágner que responde sobre o assunto.




Por Deusene Noleto - PASCOM