quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
Programação de Fim de Ano
A programação do Sacramento da Penitência e das Solenidades dentro da Oitava do Natal do Senhor, acontece da seguinte forma:
Missa em Ação de Graças dia 31.12 às 19 horas na Catedral de Nossa Senhora das Dores, presidida por Dom Jacinto de Brito, bispo de Teresina.
Solenidade da Santa Mãe de Deus dia 01.01.2021, às 17 horas, Catedral
Observação: transmissão: youtube, @catedraldeteressina, e Rádio Pioneira de Teresina 88.7
domingo, 27 de dezembro de 2020
SANTO DO DIA
OS SANTOS INOCENTES
A festa para o santo do dia de hoje foi instituída pelo Papa São Pio V e nela não comemoramos apenas a figura de uma pessoa, mas sim dos Santos Inocentes. Esta data nos auxilia para que possamos viver de forma profunda este tempo da Oitava do Natal. Além disso, esta comemoração tem seu fundamento encontrado nas Sagradas Escrituras.
Quando os Reis Magos chegaram a Belém, eles haviam sido guiados por uma estrela misteriosa. Foi assim que puderam encontrar o Menino com Maria e, prostrando-se, eles O adoraram e abriram os tesouros que traziam para Lhe oferecer como presentes, sendo estes o ouro, o incenso e a mirra.
Estes mesmo Magos receberam por sonhos o aviso de que não deveria voltar a Herodes, e assim retornaram para suas terras por outro caminho. Quando partiram, um anjo do Senhor surgiu em sonhos para José e lhe disse:‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. São José então se levantou no meio da noite, tomou o Menino Jesus e a Virgem Maria e dali se retirou com eles para o Egito.
Foi lá que Jesus esteve com Maria e José até a morte de Herodes, fazendo assim que fosse cumprido o que havia sido dito pelo Senhor por intermédio do profeta que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’.
Herodes então se deu conta de que havia sido enganado pelos Reis Magos e se encheu de ira, mandando assim matar a todos os meninos que estivessem em Belém ou nos arredores e que tivessem menos de dois anos, considerando a data que havia sido averiguada com os Magos. Foi desta forma que se cumoriu a professia de Jeremias: ‘Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem’” (Mt 2,11-20)
Segundo os Gregos e o jesuíta Salmerín, 14 mil teriam sido assassinados. Para os sírios, seriam 64 mil. Já o martirológio de Haguenau diz que teriam sido 144 mil. Mas hoje calcula-se que teriam sido cerca de vinte ao todo.
Nesta festa para o santo do dia de hoje então somos convidados a refletir sobre a morte destes pequenos inocentes, assim com dos milhões de crianças que são vítimas de descaso, fome e violência. Hoje rezamos por estes Santos Inocentes e pelas nossas autoridades, para que se empenhem mais na proteção às crianças.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
Natal
Catedral realiza Missa do Natal do Senhor
A Missa do Natal do Senhor, teve início com coral da Catedral de Nossa Senhora das Dores, que cantou glória na procissão de entrada. Em seguida deu inicio a santa celebração, presidida pelo pároco da Catedral, Padre Klébert Carvalho e Padre Carlos Wágner.
A celebração contou com a presença de centenas de fieis; todos usavam máscara respeitando o distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus.
Presépio
O presépio está muito lindo, se você não viu corre lá dá tempo até dia 6 de janeiro
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
UMA ESTRELA NO CÉU
Conjunção entre Júpiter e Saturno foi vista a olho nu hoje segunda (21)
domingo, 20 de dezembro de 2020
MAIS UM DIA FELIZ NA CATEQUESE
Catequese de Nossa Senhora das Dores realiza drive-thru no Natal
A pastoral da catequese de Nossa Senhora das Dores realizou a comemoração de natal com os catequizando de um modo muito especial, já que não pode haver aglomerações, eles usaram o famoso drive-thru para entrega de presentes aos catequizando e aos catequistas, com o desejo de feliz natal!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
NOVENA DE NATAL
Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores incentiva novenário natalino com altares doméstico
A Igreja Nossa Senhora das Dores está realizando o novenário de natal todos os dias, e transmitida ao vivo da Capela de Nossa Senhora das Dores no Centro Paroquial; sempre representada por 2 a 3 fieis das pastorais.
A Capela de Nossa Senhora das Dores, fica na Rua David Caldas, Centro, ao lado da Ótica Jesus.
Uma maneira de interação, como o Padre Nilton fez é: fotografar o altar doméstico como meio de interação entre igreja e casa. Depois de feita a foto é só enviar para o instagram da catedral.
Se você ainda não mandou, não fique de fora, faça a foto do altar é uma ótima ideia.
Altares:
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
PREFEITURA DE TERESINA FAZ HOMENAGEM AO SAUDOSO DOM MIGUEL FENELON
Centro Educacional de Educação Infantil - Creche Dom Miguel Fenelon Câmara Filho
Inauguração da Creche Dom Miguel Fenelon Câmara FilhoAlimentos - Novena de Natal com gesto concreto
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
CONVITES
DEIXAR-SE ATRAIR PELA TERNURA DO MENINO JESUS
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Lançamento de livro " o irmão mais velho"- Padre Tony Batista
Padre Tony lança livro o "irmão mais velho"
O lançamento do livro aconteceu no dia 5 de dezembro 2020, através da live, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, forania leste.
Padre Tony, como gosta de ser chamado, é vigário geral da Arquidiocese de Teresina. neste livro conta sua história em fusão com a história da arquidiocese onde ele vive até hoje felizmente como nosso irmão mais velho.
Adquira a obra por R$ 50,00 e conheça sua história - uma história de amor
HORÁRIOS DAS MISSAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES DE TERESINA - PIAUÍ
De segunda à sexta-feira haverá missa nestes horários 12 horas e às (17 horas ( 5 horas da tarde).
Sábado - 17 horas
Domingo, às 07:30 horas da manhã e às 17 horas da tarde ( 5 horas da tarde).
Capela de Santa Rita de Cássia, às 11 horas da manhã
Confissão
Às 3 horas da tarde
terça-feira, 8 de dezembro de 2020
8 de Dezembro dia da Imaculada Conceição
Solenidade De Imaculada Conceição
Fieis aos pés da Imaculada Conceição - Missa do meio dia - Igreja Catedral
Credito foto: grupo whatsap
Hoje, às 17 horas, aconteceu a solenidade da Imaculada Conceição, na Igreja de Nossa Senhora das Dores de Teresina. A Santa missa foi dirigida pelo pároco desta Igreja Padre Klérbet Carvalho.A graça se sobre põe aos pecados
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
Programação de Natal - Aguardando
domingo, 6 de dezembro de 2020
DEZEMBRO 2º DOMINGO DE ADVENTO
Dom Jacinto ordena quatro novos diáconos transitórios na Arquidiocese
Aconteceu na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, hoje dia 6, no segundo domingo de advento, a ordenação de 4 diáconos transitórios, eles eram seminaristas da arquidiocese de Teresina; foram ordenados por Dom Jacinto de Brito, bispo da capital piauiense. Nomes dos seminaristas: Arlan Martins, Francisco Adriano, Virgílio Miquéias e Elton Carlos.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
TU E EU - DEZEMBRO 2020 - SÍMBOLOS DE NATAL - CONVITE DO RCC - Renovação Carismática Católica
Símbolo é um figura de comunicação, que representa uma cor, uma luz, um sinal de amor, paz e esperança de um mundo melhor.
segunda-feira, 30 de novembro de 2020
Formação sobre novo Diretório para a Catequese
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
BODAS DE PRATA
O vigário paroquial da Igreja Catedral de Teresina completou 25 anos de ordenação sacerdotal. Para celebrar, conduziu a santa missa em agradecimento a sua vocação no último dia 26 de novembro, momento que contou com a participação do Arcebispo Dom Jacinto Brito, do vigário geral da Arquidiocese, Pe. Tony Batista, e uma representação do clero arquidiocesano.
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
CONVITE - JUBILEU DE PRATA DE SEU VIGÁRIO PAROQUIAL - PADRE CARLOS WÁGNER
Participe desse momento de louvor e Ação de Graças ao Cristo Sumo e eterno Sacerdote.
#JubileudePrataSacerdotal #PeCarlosWagner #SantaMissa #Eucaristia #ParoquiadasDores #SeCatedral #ArquidiocesedeTeresina #PASCOM #PascomNSD #Convite
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Novos seminaristas candidatos às Ordens Sacras
Creditos: arquidiocesedeteresina
domingo, 22 de novembro de 2020
TRÍDUO E FESTA DE SANTA CECÍLIA - 19 a 21/11/2020
Teve início no dia 19 de novembro, o Tríduo de Santa Cecília, Padroeira do Setor 4 de nossa paróquia N.S. das Dores da Catedral de Teresina.
terça-feira, 10 de novembro de 2020
ALGUMAS NOTÍCIAS DE NOVEMBRO 2020
DIA DE TODOS OS SANTOS
DIAS DOS FIEIS DEFUNTOS
NATAL
NOVENA DE NATAL
As celebrações da Catedral Nossa Senhora das Dores, serão transmitida todos os dias às 5 horas da tarde pelo youtube
Venha prestigiar as transmissões da paróquia e convide quem não se inscreveu, a se inscrever também.
https://www.youtube.com/channel/
INVESTIDURA DE COROINHAS
Investidura de três novos coroinhas da Catedral de Nossa Senhora das Dores, aconteceu na mesma catedral, investida pelo pároco Padre Klébet de Carvalho. Padre disse que todo texto bíblico é uma catequese; a catequese deve sempre está atento aos sinais dos tempos pois nunca sabemos o dia e nem quando o Senhor vai voltar; nem quando a gente vai morrer por isso devemos ficar vigilantes.
Ficar vigilantes è:
Ir para Igreja é todo dia, amar é todo dia, perdoar é todo dia, fazer o bem todo dia, rezar todo dia e que esses, são os sinais de Deus. E hoje a igreja acolhe crianças e adolescentes para o serviço do altar; a missa é o sacrifício que Jesus fez na cruz; celebrada por todos e os coroinhas que já passaram por aqui estão hoje em outros seguimentos da vida, dando continuidade aos ministérios da Igrejas. E vocês coroinhas darão continuidade dos outros que aqui passaram e exemplos para os que virão. E assim
foi o padre acolheu com carinho os novos acólitos.
SEXTA-FEIRA DIA 13 DE NOVEMBRO 2020
Alzerina Pinho
Às sextas-feira tem um bate-papo com a Poetiza Alzerina, um bate papo alegria, divertido cheio de surpresa. A cada encontro ela enaltece uma escritora brasileira, a mulher que grita, sonha, vive e realiza; faz acontecer . Toda sexta-feira, pelo café manhã o Encontro é com Elas ou seja é com Ela: Alzerina pinho: ( Zeladora do Sagrado Coração de Jesus) da Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores de Teresina.
Nesta sexta-feira 13, a homenageada foi a poetiza Alice Raposo; maranhense talentosa. radicada no Piauí.
O programa: "Sextou...meu café é com elas!" está no ar há sete semanas pelo canal do youtube. Quer saber mias? Confira lá, você vai amar!
Não podemos deixar de falar sobre o grande livro da autora " entre o voo e o pouso" este livro retrata o cotidiano da humanidade numa delicadeza que vai inundando o teu passado, presente e futuro.E em cada verso um recado angelical para você.
DA BUSCA
Revisa cada caminho trilhado
E repassa nomes,
Como se a mente gerasse
O existir.
Um a um,
Ressoa o limo
Que liga cada volta,
Que faz persistir.
Instiga a cruz...
Entre a escuridão e a luz
Padece do já
Não ter.
Acolhe a desilusão
E torna...
As lembranças tênues
Sucumbindo ao desvanecer.
Por @DeuseneNoleto
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
O curso é aberto a todos, como foi falado, está tudo gravado no canal do YouTube dos catequistas. Assista!
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
PROGRAMAÇÃO DIA DO FINADO - FORANIA CENTRO
Missa da Misericórdia comemora 11 anos com Live neste sábado (31)
Missa da Misericórdia comemora 11 anos
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
MÊS DE NOSSA SENHORA APARECIDA - OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS
Festa da Mãe de Deus celebrou 14ª edição em formato digital nesta segunda-feira (12)
Veja a matéria por Rafaella Fontenele
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
30 de setembro dia da Bíblia
Essa matéria ótima, interessante sobre o dia da Bíblia, veja!
A Edições CNBB realizou ontem, 27 de agosto, uma live cujo título foi “Preparação para o Mês da Bíblia”. O objetivo da formação, segundo o mediador da live, padre Jânison de Sá, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi conhecer melhor o tema do mês da Bíblia 2020 (setembro), o livro que será objeto de estudo este ano e importância do mês da Bíblia para a Igreja no Brasil. Este ano, 2020, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11).Participou da live como convidado o bispo de Luziânia (GO), dom Waldemar Passini. Ele também é presidente do regional Centro-Oeste da CNBB, membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e mestre em ciências bíblicas. Outros convidados foram o frei Ildo Perondi, doutor em Teologia Bíblica e professor de Bíblia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e a assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Izabel Patuzzo.
História do Mês da Bíblia
Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia (GO), falou sobre origem da celebração do Mês da Bíblia, um evento que é específico da Igreja no Brasil. Segundo ele, a semana tem origem com o Domingo da Bíblia, cujo início no Brasil se deu a partir da 1ª Semana Bíblica Nacional, em 1947. “A partir desta data começou-se a celebrar o Domingo da Bíblia, sempre no último domingo do mês de setembro. Neste o mês, dia 30, comemora-se também o dia de São Jerônimo, um grande conhecedor da Bíblia, exegeta e tradutor da Bíblia para o latim, a vulgata”, disse.
Depois do “Domingo da Bíblia”, dom Waldemar lembrou que passou-se a celebrar o Mês da Bíblia a partir de uma iniciativa pioneira da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) que se expandiu para o regional Leste 2. Em 1976, a celebração do Mês da Bíblia foi assumida pela CNBB e em todo Brasil. “Inicialmente fazia-se uma reflexão por temas, depois passou-se à aprofundar os livros da sagrada escritura”, disse.
Orientações pastorais para o Mês da Bíblia no contexto da pandemia
O presidente do regional Centro Oeste da CNBB também falou das orientações pastorais para realização do Mês da Bíblia este ano em decorrência da pandemia da Covid-19. O bispo disse que a Igreja no Brasil e a Comissão Bíblico-Catequética da CNBB estão num tempo de adaptação. “Estamos acompanhando os dramas e as tragédias das pessoas e de seus familiares e também de coisas que tocam a vida de nossas comunidades, cidades, país e mundo”, disse.
Dom Waldemar disse que a Igreja, por ser encarnada nas diferentes realidades, não pode ficar alheia ao avanço do novo Coronavírus. Contudo, o bispo de Luziânia disse que isto não significa que ela deve permanecer parada e se ausentar da reflexão, da oração e dos encontros. Ele reforçou, por outro lado, que são necessárias adaptações. “Esse ano, diante desta realidade, imagino que o lugar da oração e reflexão da família já conquistou espaço. Para o Mês da Bíblia a prioridade deve ser à Palavra de Deus”, disse.
A sugestão da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB é que a oração, a reflexão e os estudos sejam feitos em família sobre o Livro do Deuteronômio, tendo o cuidado de adaptar a reflexão às diferentes idades. O material também, como sugestão da Comissão da CNBB, poderá ser estudado em grupos de convivência que tenham uma espiritualidade bíblica (amigos, colegas de trabalho, círculos bíblicos, entre outros). Uma outra sugestão é fazer encontros à distância pelas plataformas que permitem reuniões online. Encontros, como este, sugeriu dom Waldemar, podem ser organizados pelas comunidades e paróquias.
Como método, dom Waldemar deu duas orientações: a) se ater à leitura contínua do texto proposto, o que ajuda a entender o contexto no qual está inserida a história e a oração com o mesmo. Uma opção, aponta, é fazer a leitura orante com os textos bíblicos sugeridos. Momentos importantes, reforçou dom Waldemar, são as celebrações da Palavra e as homilias, onde os ministros leigos e ordenados poderão aprofundar a Palavra de Deus.
Deuteronômio: o livro de estudo em 2020
Segundo o bispo, trata-se de um livro de grande importância, citado várias vezes no Novo Testamento. “Nós precisamos, como sempre para o Antigo Testamento, termos a referência da leitura cristã. Lemos o Antigo Testamento como Palavra de Deus para nós, mas temos na mente e no coração o Evangelho de Jesus Cristo e a teologia do Novo Testamento para nós como um todo. Assim vamos ao livro de Deuteronômio e vamos encontrá-lo tal como ele se apresenta”, disse.
O bispo de Luziânia disse que trata-se de um texto de grande importância teológica porque coloca em seu centro a Lei de Deus. Lei como núcleo primeiro dado a Moisés e que depois de muito tempo continua falando a seu povo, estimulando o culto a Deus, mais tarde reconhecido como único e promove relações de fraternidade entre irmãos e entre o povo de Israel.
“O texto nos é dado como último livro do Pentateuco pelo próprio Moisés. Aí nós encontramos a primeira referência clássica da revelação, sendo Moisés o grande mediador desta revelação entre Deus e o povo que ele escolheu. Mas temos também no livro a resposta que o povo eleito deve dar ao seu Deus: ‘a vivência dos mandamentos como resposta à escolha e aliança estabelecida por Deus com seu povo'”, explicou.
No núcleo do livro, entre os capítulos 12 ao 16, encontra-se o “Código Deuteronômio”, um conjunto de preceitos que vai do culto à relações sociais e familiares e a como lidar com a guerra e com o conflito nas cidades que Israel vai conquistando. “O livro chama a atenção sobre como usar a lei não apenas para ocupar a terra mas também para permanecer nela e torná-la fecunda. É um texto forte que perpassa períodos distintos da história mas sempre com a mesma teologia: a resposta fiel ao Deus que elegeu Israel, Judá o seu povo“, apontou.
Lema do Mês da Bíblia
A irmã Izabel Patuzzo, assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, aprofundou o lema bíblico escolhido este ano: “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). Segundo ela, o lema remete à questão da solidariedade. A religiosa destacou que o livro fala, especialmente, do cuidado com três categorias muito importantes para a época aos olhos de Deus: o estrangeiro, o órfão e a viúva, citados 11 vezes.
“O órfão, a viúva e os estrangeiros não são do tempo em que o povo recebeu a lei no deserto e que viveu em tribos. São categorias que aparecem no tempo que já tinha se constituído o Estado. Já havia guerras e migrações forçadas. O livro lembra Israel sempre da sua origem e que Deus o escolheu quando era um povo pobre, escravo e necessitado no Egito. Em decorrência disto, após entrar na terra prometida, eles deveriam cuidar também para que não houvesse pobres entre eles”, disse. Irmã Izabel falou do dízimo e de outras práticas que foram adotadas pelo povo de Israel para não permitir que entre eles existissem empobrecidos e para que se tornasse um povo, entre o qual, a retidão, a justiça e a solidariedade acontecessem.
O subsídio do Mês da Bíblia 2020
O professor da PUC-PR, frei Ildo falou das temáticas relevantes do livro. Segundo ele, o livro é organizado como se fossem os últimos discursos proferidos por Moisés antes de o povo entrar entrar na terra prometida tendo sido conduzido por Josué. “Temos, no livro, uma série de leis para que o povo possa viver bem na terra que entrará. Os temas mais importantes que encontramos em toda a Bíblia também estão presentes no livro do Deuteronômio”, disse. O primeiro mandamento é que o povo de Israel, ao entrar na terra prometida, seja um povo que escute a palavra do senhor e a deixe cair em seu coração. “Jesus ensina, no Novo Testamento, que o amor a Deus precisa se traduzir em solidariedade aos irmãos”, disse.
Neste ano, segundo o professor, que foi um dos autores do subsídio de reflexão, o Mês da Bíblia quer recordar que aquele que quer agradar a Deus não basta se dirigir ao Senhor mas que é necessário também abrir a sua mão para o irmão. “Na terra prometida e da promessa, o povo de Deus é chamado a viver uma vida nova, onde a vida deve prevalecer, neste lugar não deve haver pobres. A terra que o povo está entrando é a terra do leite e do mel, portanto é a terra da fartura, que é dom de Deus, e nesse lugar não pode haver a opressão“, disse.
O biblista apontou que no capítulo 30, um dos textos mais bonitos do livro, entre os versículos 15 ao 20, há toda uma proposta colocada diante do povo: escolher entre a vida ou a morte, entre a bênção ou a maldição, etc. O professor lembrou que é do livro o lema bíblico adotado pela Campanha da Fraternidade de 2008: “Escolhe, pois, a vida”. A campanha teve como tema “Fraternidade e defesa da vida”.
“Nós lemos a Bíblia não apenas para compreendê-la mas para colocá-la em prática. O livro do Deuteronômio levanta hoje muitos gritos, apelos e clamores. Muitas das realidades que estamos vivendo hoje se assemelham à realidade que o povo de Deus passou. Hoje temos uma massa de pessoas empobrecidas. O tema é muito mais que atual. A questão do acesso à terra também é um tema no livro. A terra que deve ser partilhada para o sustento dos irmãos. O tema da justiça também: as leis devem ser para que o povo possa viver. Os pobres, hoje, dificilmente têm acesso à justiça. Este é um tema que o livro nos convida a refletir e a colocar em prática também. No Deuteronômio estão os 10 mandamentos. Uma das questões que se pede é que não se use o nome de Deus em vão. Hoje estamos numa época que o uso e a banalização do nome de Deus está sendo banalizado, inclusive nos discursos políticos”, disse.
Saiba mais:
Em 2020, Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia fun
damentando-se no livro do Deuteronômio
Fonte: https://www.cnbb.org.br/
domingo, 20 de setembro de 2020
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
MISSA SOLENE DE APRESENTAÇÃO DE PADRE AMADEU COMO NOVO PÁROCO DE FÁTIMA
Fieis espalhados pela Igreja de Fátima aguardam a missa de apresentação do novo Padre
Deusene - primeira pascom da Catedral de Nossa Senhora das Dores por Padre Amadeu Matias