quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DA SOLENIDADE DE DEDICAÇÃO DA CATEDRAL

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE DEDICAÇÃO  DA CATEDRAL
Aos 20 dias de Fevereiro de 2020, dom Jacinto bispo de Teresina, comunicou a resposta positiva da Santa Sé e anunciou a abertura da Causa de beatificação de Padre Balzi

Oração para a Mãe de Deus
A celebração Eucarística de dicação da Catedral, aconteceu hoje,dia 20, às 7 horas da noite, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, presidida pelo o senhor bispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto de Brito. A celebração contou com vários padres, Diáconos, seminaristas, irmãs, parlamentares, integrantes da Fazenda da Paz, fieis e convidados.

Durante a santa missa de  dedicação da Catedral, dom Jacinto anuncia a abertura do documentado sobre o processo para a beatificação de Padre Pedro Balzi; este grande Padre, Pedro Balzi.
  
Leitura do Decreto de início da Causa


A abertura da Causa de Beatificação e Canonização do Padre Balzi, foi uma solicitação  reconhecido pela Santa Sé. Agora, mediante abertura da Causa o nobre padre recebe o nome (título) ( servo de Deus). Mas para que isto aconteça a Beatificação e Canonização,  do padre, tem um longo procedimento. Porem assim sendo Padre Pedro será o Santo Piauiense. 

A Associação Padre Pedro Balzi, foi a mestre em defender essa Causa; erigida por Decreto diocesano em junho de 2019 sendo composta por 3 representantes: Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, Fundação Nossa Senhora da Paz e da Fazenda da Paz.

O da Causa foi o Padre Igor Torres; ( postulador é a pessoa que guia uma causa de beatificação ou canonização através dos processos judiciais exigidos pela Igreja Católica Romana). 


De acordo com  Flalrreta Alves do site arquidiocesano de Teresina, “O processo foi aberto após consulta prévia em três etapas, que envolvia consulta aos bispos da província eclesiástica, consulta aos fiéis (feita através de um edital assinado por Dom Jacinto no dia 25 de julho) e uma última consulta, feita à Santa Sé, pedindo a abertura oficial do processo, de modo a iniciar aquilo que chamamos fase diocesana da Causa”, explica o padre Igor Torres, Assistente eclesiástico da Associação Padre Pedro Balzi, autora da causa.

A abertura do processo foi comunicada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, no dia 20 de fevereiro, durante solenidade de dedicação da Igreja Catedral da Arquidiocese. Na ocasião, foram lidos os decretos da Associação, pedindo a abertura de causa, em seguida, o atual pároco do Santuário Nossa Senhora da Paz , padre Antonio Barbosa, fez a leitura de resposta da Santa Sé, declarando que não há objeções para abertura de causa.
Padre Antonio Barbosa, lendo (em português) o texto que de autorização da Santa Sé para abertura do processo


Fieis levaram até o presbitério uma sandália que pertenceu ao Padre Pedro Balzi, e sete testemunhos de graças alcançadas por intercessão do servo de Deus foram entregues ao Bispo.
 .
Irmã Luisa Bonati entregou as sandálias do servo de Deus Pe. Pedro Balzi, Irmã Ivone Pinheiro levou uma graça de uma fiel recebida por intercessão do servo de Deus Pe. Balzi

Importantíssimo saber:

“Essa é a etapa Diocesana. Agora o vaticano vai seguir o processo apostólico, que não tem prazos concretos para ser concluído. O próximo passo será para beatificação, quando o papa reconhece a autenticidade dos milagres. Nesse caso, ele já é reconhecido como um santo, contudo, o culto fica restrito a sua diocese, região e país. Depois, em outro processo de análise e milagre reconhecido, a igreja realiza a canonização e o culto passa ser reconhecido por todo o mundo”, explica Dom Jacinto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário