domingo, 31 de maio de 2020

SOLENIDADE DE PENTECOSTES 31 DE MAIO

CENTENAS DE FIEIS PARTICIPAM DA CELEBRAÇÃO DE PENTECOSTES
Live Padre Amadeu -  Celebração de Pentecostes
Dezenas de Padres celebraram missa de Pentecostes pelas redes sociais

Os fieis de várias paroquias de Teresina, participam da celebração da santa Missa de Pentecostes. A transmissão foi feita pelos meios sociais: instagram, facebook e youtube pela pastoral de comunicação ( PASCOM); hoje às 9 horas da manhã.


Derrame em toda Terra os dons do Espírito Santo! 


REFLEXÃO 

Nós somo convidados a trabalhar e construir o Espirito Santo em nós. A unidade nessa hora não é a minha vontade que está em primeiro lugar mas, é Jesus. que está em primeiro lugar. Não são os meus gostos mas, o Evangelho que está em primeiro lugar.Então compreendamos que se de um lado pode ser difícil a convivência social por que somos diferentes. Por outro lado, a experiencia temos do encontro com Jesus  na força, na força do Espírito Santo faz com que nos proclamemos o amor de Cristo nos uniu, somos diferentes. vivemos a unidade, somos vários povos vivemos a unidade em Cristo pelo Espírito Santo. E justamente aqui, que nós vamos compreender que há uma nova criação. Essa, é a nova criação que Jesus realizou para nós. E que o Evangelho de João destaca muitas vezes.

no primeiro dia da semana;a gente destaca que o primeiro dia da semana não é só uma informação cronológica mas uma informação teológica; mas uma informação crosmológica  é a informação do novo início,nossa vida  se inicia com Cristo  crucificado e ressuscitado e na força do Espírito na Igreja no mundo, nós somos essa criação nova , novas criaturas . Por isso a ação do Espirito Santo ao modo de ver fogo que é bonito que provoca em nós mudanças por que à ação de Deus em nós ela é dinâmica mas é claro que esta ação de Deus em nós ela esbarra em nós. Por isso nós precisamos abrir nossa vida a Deus. Deixar que aconteça conosco aquilo que Jesus faz com seus discípulos que : eu vos envio como o Pai me enviou e soprou, soprou  é o vento da vida, é hálito da vida e o movimento da vida, da vida nova que Jesus realiza. E essa vida nova está em nós. Mas  nos precisamos acolher.
No Evangelho de João, João diz aos discípulos que " o mundo o rejeitou" mas somente aqueles que aceitam o Espírito participam dessa vida vida nova,  constroi esse mundo novo por isso nós queremos  nessa celebração  chegar a esse ponto nós compreendemos essa ação de Jesus, e essa ação de Jesus depende do meu sim. Porque Nosso Senhor não faz nada sem nós! Por isso a data de hoje é oportuna por que a figura de Nossa Senhora ela é exemplar, como aquela que colabora com o Espírito Santo; ela se constitui na sua individualidade, ela dialoga ao mesmo tempo  ela compreende, ela aceita, ela se entrega.Faz-se em mim. Por isso a festa  do Espirito Santo rezemos minhas irmãs , meus irmãos para que eu, você cada um de nós , nossa família,  deixemos que   o Espírito Santo ilumine nossa vida. Nos configure com Jesus; sejamos perseverantes neste caminho  de fé, devemos que o Espirito Santo atualize em nós,  faça a memória, mostre para nos a verdade, essa é a religião verdadeira
minhas irmã e meus irmãos a religião dos que se deixam conduzir  pelo o Espírito Santo e que permita fazer essa observação final: " por conta dessa nova individualidade  muitos de nós procura Deus segundo a suas necessidades e vive então a procura de Deus querendo algo e aí então daqui dali procurando alguma coisa. Só que  Nosso Senhor dá a nós um presente maior e que nós precisamos para a nossa vida para nos iluminar, para discernir nossas decisões; para nos dar força nas dificuldades; como também lembramos neste hino chamado sequencia do Espírito Santo, por isso  vivamos em nossa religião a qual o Espírito Santo é o protagonista da nossa fé; neste sentido de nos apontar para Jesus e nós deixemos de viver por assim dizer uma religião egoísta,  ou materialista,; querendo uma religião que resolve as coisas.Na verdade somo nós que devemos resolver nossa coisas . Mas a ação do Espírito Santo em nós fortalece e nos dá paz, coragem,  faz a gente amar. e somos amados.
Vejam aí então onde está as consequências dessa nossa vida cristã! É uma vida na qual nós construímos na fraternidade no bem comum e que nós estamos interessados na justiça, na paz, na qual nos construímos a compaixão por aqueles que sofrem. Esta à ação do Espirito em nós. Quem vive  uma religião procurando resolver problemas ao invés  de deixar  conduzir pelo Espírito Santo vive uma religião egoísta; não  é capaz de solidarizar-se, fica fechado ao amor e à ação do Espirito em nós é para o bem de todos. Por isso  nós somos imensamente solidários  com aqueles que estão doentes por conta da codiv 19. Lamentamos profundamente a morte dessas 27 mil ou mais pessoas que foram vitimadas em nosso pais. isso não é normal! 

A atitude cristã é solidária, compassiva, não é indiferente, à ação do Espírito Santo então é movimento para vida e não para a morte.
O mundo não compreende, rejeita, mas nós..que aceitamos o Espírito deixemos  que Ele complete em nós a obra começada. Peçamos a Deus então que o Espírito Santo complete em nós..a obra começada; e que nós não tenhamos medo de viver como Jesus viveu. Que  nós não tenhamos medo de amar como somos amado; de perdoar como somos perdoados; que nós tenhamos a paz e a alegria que somente Deus pode dar. E em meio as dificuldades da vida nós escutemos Jesus dizendo a nós que o Espírito não tenhamos medo. Eu venci o mundo. 

sábado, 30 de maio de 2020

CATEQUESE REALIZA ESTUDO BÍBLICO ORANTE

CATEQUESE DA CATEDRAL REALIZA  ESTUDO BÍBLICO ORANTE
Padre Fabrício fala sobre o tema " liturgia"

A catequese de Nossa Senhora das Dores realiza estudo bíblico orante, hoje dia 30 de Maio, às 4 horas da tarde, presidido pelo Padre Fabrício. O curso é transmitido ao vivo pelo app zoom para os fieis da paróquia.  Todos os sábados; coordenado pela catequista Aldecy. 

Foguete da SpaceX com dois astronautas é lançado na Flórida

É o primeiro lançamento tripulado dos EUA em nove anos. Nave Dragon Crew levará tripulantes da Nasa à Estação Espacial Internacional (ISS).

 Por G1

30/05/2020 16h23 Atualizado há uma hora


Foguete da SpaceX decola da base do Cabo Canaveral, nos EUA — Foto: David J. Philip/AP Photo

Foguete da SpaceX decola da base do Cabo Canaveral, nos EUA — Foto: David J. Philip/AP Photo


O foguete da SpaceX partiu neste sábado (30) do Cabo Canaveral, na Flórida, com dois astronautas da Nasa a bordo. É o primeiro lançamento tripulado dos Estados Unidos em nove anos.

Veja no VÍDEO abaixo o lançamento do foguete da SpaceX - veja no site G1



EUA lançam foguete da SpaceX para missão tripulada após quase uma década



Inicialmente previsto para quarta-feira, a viagem da nave Dragon Crew foi adiada para este sábado devido ao mau tempo. Novamente, as condições meteorológicas poderiam atrapalhar a missão nesta segunda tentativa, afirmou o dono da SpaceX, Elon Musk. Porém, o lançamento foi confirmado momentos antes da partida.


Foguete da SpaceX decola de base no Cabo Canaveral, na Flórida — Foto: John Raoux/AP Photo


Mike Pence e Donald Trump, vice e presidente dos EUA, acompanham o lançamento do foguete da SpaceX na Flórida neste sábado (30) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

FONTE: https://g1.globo.com/  

Às 16h35 (de Brasília), a espaçonave Dragon Crew se desacoplou do foguete para seguir viagem rumo à estação espacial.

Quem são os astronautas?



Que Deus proteja os astronautas: Douglas Hurley e Robert Behnken


Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken foram os escolhidos para tripular a missão e viajar até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).


Behnken e Hurley são astronautas da Nasa desde 2000 e já foram ao espaço duas vezes em ônibus espaciais. Estão entre os membros mais experientes da equipe da agência, segundo a BBC, e foram treinados como pilotos de testes (o que tem sido crucial para preparar a nova aeronave).



Hurley, de 53 anos, já passou 28 dias e 11 horas no espaço, e Behnken, de 49, acumula 29 dias e 12 horas, incluindo 37 horas de caminhada espacial (fora do veículo ou da estação).


Ambos têm esposas astronautas: Behnken é casado com a oceanógrafa e engenheira aeroespacial Megan McArthur, que tem quase 13 dias de missões no espaço, segundo a Nasa. Já Hurley é casado com a ex-astronauta da agência Karen Nyberg, engenheira com 180 dias de missões espaciais.


00:00/01:43

Lançamento de foguete da SpaceX está aconteceu neste sábado (30)

Todos unidos com o Papa Francisco / 30 de Maio

Pedindo a intercessão e o consolação d Nossa Senhora durante a pandemia 
1590855460214.JPG
O terço teve duração de 51 minutos


Nos Jardins Vaticanos, Papa confia humanidade à proteção divina


A oração do Terço diante da Gruta de Lourdes nos Jardins Vaticanos com o Papa Francisco, pediu a proteção da Virgem Maria sobre toda a humanidade.



Cidade do Vaticano

Unidos na oração para invocar a ajuda e o socorro da Virgem Maria e para confiar a humanidade ao Senhor.

No final da tarde deste sábado, 30 de maio, o Papa Francisco rezou o Terço na Gruta de Lourdes nos Jardins Vaticanos, acompanhado por um grupo de leigos, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosas, confiando a humanidade ao Senhor.

A oração, transmitida em Mundovisão, foi promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização com o tema “Perseverantes e unidos na oração, junto com Maria (At 1,14)”.

Santuários em todo o mundo estiveram unidos neste momento de oração, que também pediu a proteção materna da Virgem Maria para enfrentar a pandemia: Fátima, Lourdes, Guadalupe, Aparecida, Luján, Pompeia, Santa Maria dos Anjos em Assis, Chinquinquira na Colômbia, Imaculada Conceição em Washington, Elele na Nigéria, Czestochowa na Polônia, entre outros.

A cerimônia teve início com o Santo Padre depositando um buquê de flores junto à imagem de Nossa Senhora de Lourdes, junto com todas as dores e esperanças da humanidade. Enquanto era entoada a “Ave Maria”, canção mariana bastante conhecida, o Santo Padre se detinha em oração silenciosa diante da imagem colocada na réplica na Gruta de Lourdes na França.

"Nós nos colocamos sob o manto materno da Virgem Maria para confiar ao Senhor, por sua intercessão, toda a humanidade, tão duramente provada neste tempo de pandemia. Estamos unidos em oração com os Santuários e as famílias de todo o mundo na recitação do Santo Terço, na conclusão do mês dedicado a Nossa Senhora" foi salientado no início da oração.

As Ave-Marias foram recitadas por diferentes categorias profissionais e sociais, representando ao menos em parte o universo das pessoas envolvidas direta ou indiretamente pela pandemia: um médico e uma enfermeira, em nome dos profissionais de saúde empenhados nos hospitais; uma pessoa curada e uma que perdeu um familiar, representando todos aqueles atingidos diretamente pelo sofrimento; um sacerdote, capelão de um hospital e uma religiosa enfermeira, representando os sacerdotes e consagrados que estiveram e estão próximos das pessoas provadas pela dor e pela doença; um farmacêutico e uma jornalista, categorias profissionais que continuaram a desenvolver seu serviço em favor dos outros; um voluntário da Proteção Civil e sua família, representando todo o serviço de voluntariado, também policiais e bombeiros; uma jovem família, em cujo seio nasceu nestes dias uma criança, sinal da esperança e vitória sobre a morte.

Na introdução do Terço, o Papa rezou a oração:

Ó Maria,
Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho
como um sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos,
que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus,
mantendo firme a vossa fé.
Vós, Salvação do Povo Romano,
sabeis do que precisamos
e temos a certeza de que no-lo providenciareis
para que, como em Caná da Galileia,
possa voltar a alegria e a festa
depois desta provação.
Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor,
a conformar-nos com a vontade do Pai
e a fazer aquilo que nos disser Jesus,
que assumiu sobre Si as nossas enfermidades
e carregou as nossas dores
para nos levar, através da cruz,
à alegria da ressurreição. Amém.

À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus;

não desprezeis as nossas súplicas na hora da prova

mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.



Após a oração do Terço, o Santo Padre recitou a seguinte oração a Maria:

«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que oprimem o mundo inteiro, recorremos a Vós, Mãe de Deus e nossa Mãe, refugiando-nos sob a vossa proteção.


Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e confortai a quantos se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos e, por vezes, sepultados duma maneira que fere a alma. Sustentai aqueles que estão angustiados por pessoas enfermas de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infundi confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho.


Mãe de Deus e nossa Mãe, alcançai-nos de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e paz. Como em Caná, intervinde junto do vosso Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e abra o seu coração à confiança.


Protegei os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na vanguarda arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanhai a sua fadiga heroica e dai-lhes força, bondade e saúde.


Permanecei junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos, com solicitude pastoral e dedicação evangélica.


Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e mulheres de ciência, a fim de encontrarem as soluções justas para vencer este vírus.


Assisti os Responsáveis das nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade.


Maria Santíssima tocai as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir catástrofes do género no futuro.


Mãe amadíssima, fazei crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na certeza do vínculo que une a todos, para acudirmos, com espírito fraterno e solidário, a tanta pobreza e inúmeras situações de miséria. Encorajai a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.


Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraçai todos os vossos filhos atribulados e alcançai-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.


Confiamo-nos a Vós, que resplandeceis sobre o nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.


Ao final, o Santo Padre fez uma saudação especial aos Santuários que se uniram à oração, agradecendo em espanhol, em particular, os santuários da América Latina conectados.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/pap



sexta-feira, 29 de maio de 2020

SANTO DO DIA



Fonte: https://pt.wikipedia.org/

São Paulo VI (em latim: Paulus PP. VI; em italiano: Paolo VI), nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini (Concesio, 26 de setembro de 1897 – Castelgandolfo, 6 de agosto de 1978) foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 21 de junho de 1963 até a data de sua morte. Sucedeu ao Papa João XXIII, que convocou o Concílio Vaticano II, e decidiu continuar os trabalhos do predecessor. Promoveu melhorias nas relações ecumênicas com os Ortodoxos, Anglicanos e Protestantes, o que resultou em diversos encontros e acordos históricos.

Montini serviu no Departamento de Estado do Vaticano de 1922 a 1954. Enquanto esteve no Departamento de Estado, Montini e Domenico Tardini foram considerados os colaboradores mais próximos e influentes do Papa Pio XII, que o nomeou, em 1954, arcebispo da Arquidiocese de Milão, um cargo que fez dele automaticamente Secretário da Conferência de Bispos Italianos. João XXIII elevou-o ao Colégio de Cardeais em 1958, e após a morte de João XXIII, Montini foi considerado um dos mais prováveis sucessores.[5]

Escolheu o nome Paulo, para indicar que tinha uma missão mundial renovada de propagar a mensagem de Cristo. Ele reabriu o Concílio Vaticano II, que fora automaticamente fechado com a morte de João XXIII e lhe atribuiu prioridade e direção. Após ser concluído o trabalho no Concílio, Paulo VI tomou conta da interpretação e implementação de seus mandatos, frequentemente andando sobre uma linha entre as expectativas conflitantes de vários grupos da Igreja Católica. A magnitude e a profundidade das reformas, que afetaram todas as áreas da vida da Igreja durante o seu pontificado, excederam políticas reformistas semelhantes de seus predecessores e sucessores.

Paulo VI foi um devoto mariano, discursando repetidamente a congressistas marianos e em reuniões mariológicas, visitando santuários marianos e publicando três encíclicas marianas. Paulo VI procurou diálogo com o mundo, com outros cristãos, religiosos e irreligiosos, sem excluir ninguém. Viu-se como um humilde servo de uma humanidade sofredora e exigiu mudanças significativas dos ricos na América e Europa em favor dos pobres do Terceiro Mundo.[6]

O seu ensinamento, na linha da tradição da Igreja, contrário à regulação da natalidade por métodos artificiais (ver Humanae Vitae) [7] e a outras questões foram controversas na Europa Ocidental e na América do Norte; no entanto, o Pontífice foi elogiado em grande parte das Europas Oriental e Meridional, além da América Latina. Seu pontificado decorreu durante, certas vezes, mudanças revolucionárias no mundo, revoltas estudantis, a Guerra do Vietnã e outros transtornos. Paulo VI procurava entender todos os assuntos, mas ao mesmo tempo, defender o princípio do fidei depositum, uma vez que lhe foi confiado. Paulo VI faleceu em 6 de agosto de 1978, na Festa da Transfiguração. O processo diocesano para a beatificação de Paulo VI iniciou em 11 de maio de 1993.[8] Foi beatificado em 19 de outubro de 2014 e canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco.

terça-feira, 26 de maio de 2020

TRÍDUO E MISSA DE PENTECOSTES

CONVITE
Fonte whatsApp catequese N.S.das Dores

CONFIRA ESTE RECADO TAMBÉM


Não perca!
Dom Martin: a pandemia, ocasião de reflexão, oportunidade de novo início


Faço votos de que quando falarmos de 2020, apareça o sacrifício de tantas pessoas que se desdobraram pela saúde e a vida dos outros e se fale sobre como o heroísmo e a caridade floresceram em meio a uma crise histórica”, frisa dom Martin. “Aprendemos a colocar em discussão aquilo que antes definíamos prioridades e passamos a apreciar nossos amigos, a família e a Igreja.” “É a oportunidade de um novo início”, afirma o presidente dos bispos irlandeses

Cidade do Vaticano


“Faço votos de que os filósofos, os sociólogos e os formadores de opinião irlandeses comecem a refletir sobre como as relações sociais mudaram e quais influências tiveram, no bem e no mal, durante a pandemia.”

Foi o que disse durante a homilia da Ascensão do Senhor, cuja solenidade foi celebrada este domingo (24/05), o arcebispo de Armagh e presidente dos bispos irlandeses, dom Eamon Martin, que abriu uma reflexão conclusiva sobre qual sinal deixou, e continua deixando, o momento extraordinário que estamos vivendo.

“Encorajo também nossos teólogos a considerar aquilo que a crise está dizendo sobre a Igreja, sobre nossa identidade e missão, sobre nossa relação com as instituições, e sobre como a oração e a fé podem ajudar a sustentar os fiéis num momento de desespero”, exortou o prelado.
Sínodo dedicado aos jovens, realizado no Vaticano em 2018

Falando sobre o Sínodo dedicado aos jovens, realizado em Roma em 2018, o presidente dos bispos irlandeses quis recordar a iniciativa do Papa Francisco voltada a fazer os jovens e os ancião se encontrarem.



“O Papa nos surpreendeu, mas entendemos que a partilha de histórias entre gerações ajuda a transmitir a fé, sabedoria, esperança e amor.”

Segundo dom Martin, durante este período de restrições faltou a muitos avós “a companhia e o afeto de seus netos. Especialmente os abraços deles!”
2020, um ano difícil também para os jovens


LEIA TAMBÉM
29/04/2020

Covid-19. Dom Leahy: é hora da responsabilidade, "estamos falando de vida ou de morte"


Mas, acrescentou, “foi difícil também para os jovens. Pensemos em todos aqueles que aguardavam 2020 como o ano da formatura, dos exames, da universidade, do trabalho, do noivado ou do matrimônio”.

Para o arcebispo de Armagh, “quando repensaremos este período, contaremos como o mundo parou, o isolamento, os encontros virtuais. Faço votos de que quando falarmos de 2020, apareça o sacrifício de tantas pessoas que se desdobraram pela saúde e a vida dos outros e se fale sobre como o heroísmo e a caridade floresceram em meio a uma crise histórica”.
Crise coronavírus é oportunidade de um novo início

“Aprendemos a colocar em discussão aquilo que antes definíamos prioridades e passamos a apreciar nossos amigos, a família e a Igreja.”

“Estes dias de pandemia estão convidando muitos a refletir mais sobre sua história pessoal e sobre seu caminho de fé. É a oportunidade de um novo início”, concluiu o presidente dos bispos irlandeses.


SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA GRANDE MISSÃO: AJUDE-NOS A LEVAR A PALAVRA DO PAPA A TODOS OS LARES   
FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-05 

DOM MARTIN : PANDEMIA / REFLEXÃO

Dom Martin: a pandemia, ocasião de reflexão, oportunidade de novo início

Faço votos de que quando falarmos de 2020, apareça o sacrifício de tantas pessoas que se desdobraram pela saúde e a vida dos outros e se fale sobre como o heroísmo e a caridade floresceram em meio a uma crise histórica”, frisa dom Martin. “Aprendemos a colocar em discussão aquilo que antes definíamos prioridades e passamos a apreciar nossos amigos, a família e a Igreja.” “É a oportunidade de um novo início”, afirma o presidente dos bispos irlandeses

“Faço votos de que os filósofos, os sociólogos e os formadores de opinião irlandeses comecem a refletir sobre como as relações sociais mudaram e quais influências tiveram, no bem e no mal, durante a pandemia.”

Foi o que disse durante a homilia da Ascensão do Senhor, cuja solenidade foi celebrada este domingo (24/05), o arcebispo de Armagh e presidente dos bispos irlandeses, dom Eamon Martin, que abriu uma reflexão conclusiva sobre qual sinal deixou, e continua deixando, o momento extraordinário que estamos vivendo.

“Encorajo também nossos teólogos a considerar aquilo que a crise está dizendo sobre a Igreja, sobre nossa identidade e missão, sobre nossa relação com as instituições, e sobre como a oração e a fé podem ajudar a sustentar os fiéis num momento de desespero”, exortou o prelado.
Sínodo dedicado aos jovens, realizado no Vaticano em 2018

Falando sobre o Sínodo dedicado aos jovens, realizado em Roma em 2018, o presidente dos bispos irlandeses quis recordar a iniciativa do Papa Francisco voltada a fazer os jovens e os ancião se encontrarem.

“O Papa nos surpreendeu, mas entendemos que a partilha de histórias entre gerações ajuda a transmitir a fé, sabedoria, esperança e amor.”

Segundo dom Martin, durante este período de restrições faltou a muitos avós “a companhia e o afeto de seus netos. Especialmente os abraços deles!”
2020, um ano difícil também para os jovens.


PSICÓLOGA FALA SOBRE SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

Psicóloga explica como espiritualidade pode ajudar na saúde mental
images-4

Veja essa matéria super legal da Flalrreta Alves, sobre saúde mental


Durante live do Programa Em Tuas Mãos realizada no sábado, 09 de maio, a psicóloga Karleth Spindola falou sobre a importância de criar e manter uma rotina diária durante o período de isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19.

Em conversa com a jornalista Ana Paula Lima, a psicóloga explicou que esse é um momento em que ninguém imaginou que passaria, mas que deve ser entendido também como uma oportunidade para autoconhecimento e apreciação dos vínculos e afetos de quem mora na mesma casa.

“’Todos estamos envolvidos e desejando que esse momento se resolva logo. Quem não tinha ansiedade, apresentou sintomas e quem já tinha, piorou. Mas é necessário criar novas vivências e novas rotinas, aprender a enxergar e conviver com as pessoas que são importantes em nossas vidas e em nossas casas”, pontua.

Com a experiência maternal de três filhas e dois enteados, a psicóloga que trabalha e estuda para o mestrado, respondeu as interações dos participantes que perguntaram sobre o equilíbrio diante de tanta atividade que a nova rotina trouxe.

“É importante valorizar os pequenos avanços. Não se culpar pelos erros nem cobrar tanta excelência diante de tantas atribuições. Na criação da rotina, é importante estabelecer horários de pegar no celular, no computador, nos livros e o que mais for necessário. Pegar esses dispositivos o tempo todo é ficar se cobrando, e nosso corpo não é uma máquina. É necessário também avaliar se o motivo da cobrança é mesmo possível alcançar ou é algo irreal, por uma perfeição que ninguém consegue”, orienta.

Durante a live, a profissional citou situações em que se faz necessária uma base com rotinas envolvendo as crianças, adolescentes e os adultos, incluindo boas ações e o hábito de pedir desculpas e perdão, em conexão com a espiritualidade. “Quando começamos a nos entender mais, começamos a nos conectar melhor com a realidade. Tudo que está dentro da gente interfere diretamente nas nossas relações, e por isso a conexão com Deus externa um bem estar, pois estamos bem com a gente mesmo”, finaliza

Fique ligado no Programa Em Tuas Mãos, veja a baixo a programação.

As lives do Programa Em Tuas Mãos são transmitidas todos os sábados às dez da manhã através do Instagram @PGMEmtuasmaos . Aos domingos, o programa exibe um conteúdo inédito com entrevistas e testemunhos através do canal no Youtube.

domingo, 24 de maio de 2020

CELEBRAÇÃO DA ASCENSÃO DO SENHOR

CATEDRAL NOSSA SENHORA DAS DORES CELEBRA  ASCENSÃO DO SENHOR
Padre Klebert pároco da Catedral N.S.das Dores / App vira aliado dos fieis

Neste domingo, 24 de Maio, 2020, é celebrada a solenidade da Ascensão do Senhor, dia de Maria Auxiliadora, unidos ao arcebispo dom Jacinto de Brito, celebrando o seu 22 anos de ordenação episcopal e ao Padre Antonio Cruz pelos 34 anos de ordenação sacerdotal.
A celebração aconteceu pela manhã deste domingo, às 9 horas na Catedral; presidida pelo pároco da Catedral.

Parabéns aos queridos comunicadores: Dom Jacinto e Padre Antonio Cruz, que Deus abençoe cada dia mais os anos de vocês com muita Saúde e Fé.
Hoje, também foi cantado parabéns aos comunicadores, principalmente a PASCOM: pastoral da comunicação das paróquias as quais tanto tem ajudado as igrejas. Todos os padres elogiaram a Pascom de sua paróquia e agradeceram. Nós aqui também desejamos sucesso para as Pascons por que sem elas essa matéria não estaria aqui. Por que estamos trabalhando de casa cumprindo o decreto do Estado e do Ministério da Saúde.
Obrigada Pascom!

Cada dia que passa os fieis procuram mais os meios sociais para participarem de todas as atividades religiosas, principalmente as Santas Missas. De modo que já estão se acostumando com essa nova forma de viver.  

Use máscara, se ame e ame o próximo.

Por Deusene Noleto 

sábado, 23 de maio de 2020

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

CONVITE





Por entre aclamações, Deus se elevou,o Senhor subiu, o Senhor subiu, ao toque da trombeta. Sl 46

Santa Missa - Solenidade da Ascensão do Senhor, direto da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores - Teresina Piauí.

Dia 24/05/2020 - 09h

FACEBOOK: Paróquia Nossa Sra das Dores - Catedral de Teresina (@Catedraldeteresina)

INSTAGRAM: 

@Catedraldeteresina

Assista ao programa Em Tuas Mãos amanhã às 8 no YouTube

CONVITE

Assista ao programa Em Tuas Mãos amanhã às 8 no YouTube. Terá a participação de vários Catequistas da Arquidiocese recitando a Oração do Papa Francisco a Nossa Senhora contra o coronavirus e também no musical em louvor a Maria.

22 DE MAIO DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

TODOS AS LIVES MISSAIS DE ONTEM FALAVAM SOBRE SANTA RITA DE CÁSSIA

Com o isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, todas as igrejas fazem transmitem missas, encontros catequéticos, encontros pastorais pelo meios sociais e o meio fácil é o instagram. Aqui em Teresina, ontem os padres celebraram as missas ao vivo, e milhares de fieis participam em todos os horários. Lá os fieis demonstram muito sentimentos  e o que eles mais pedem a Deus é o fim da pandemia para o mundo inteiro.

Ontem, foi o dia de Santa Rita de Cássia a santa que teve o privilégio de viver três fazes de vida diferente: casada, viúva e cláussura. Uma santa mulher de muita fé. No dia de ontem, dia dela 22; os padres debulharam lindos comentários sobre ela. Este dia tão forte que Padre Klébert pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores escolheu este dia para começar as lives da Catedral. A santa Missa aconteceu na Capela de Santa Rita; com pouquíssimas pessoas paramentados com máscara.





quinta-feira, 21 de maio de 2020

ADIADA A CAMINHADA DA FRATERNIDE

Caminhada da Fraternidade é adiada para depois do período de isolamento
21ª Caminhada da Fraternidade 2016 (68)


A tradicional Caminhada que transformou e continua transformando vidas e realidades na Arquidiocesana de Teresina foi adiada. Ainda sem data prevista, só deve ser remarcada após encerrar o período de isolamento social em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Realizada pela Ação Social Arquidiocesana, a 25º edição da Caminhada da Fraternidade aconteceria dia 14 de junho com o tema “ComPaixão: nosso coração junta essas palavras”.

Vamos aguardar com ansiedade!


segunda-feira, 11 de maio de 2020

LIVE DOM JACINTO COM PADRE MARCUS - edicoescnbb

LIVE FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE MARIA PARA A IGREJA

Dom Jacinto Brito / Padre Marcus Barbosa

A live foi realizada em parceria com a CNBB e a Arquidiocese de Teresina, hoje às 3 horas da tarde com a participação dos fies de outros Estados do Brasil que tiravam dúvidas em relação aos nomes que Nossa Senhora recebe, dentre outras perguntas. 
A live fica gravada por 24 horas, vale apena assistir.

domingo, 10 de maio de 2020

DOMINGO DO CRISTO RESSUSCITADO E DIA DAS MÃES

FIEIS PARTICIPAM ASSIDUAMENTE DAS  LIVES RELIGIOSAS

                                                                                                                                                     


                                                                       

Os fieis participam assiduamente das lives religiosas, hoje,10, missa de domingo do Cristo Ressuscitado e dia das mães; mais de 200 pessoas participaram da missa ao vivo, hoje às  9 horas da manhã.   A santa missa foi presidida pelo Padre Amadeu Matias. Em outras lives houve missa para as mamães com o Dom Jacinto, bispo de Teresina, Padre Tony, Padre Nilton, Padre Antonio Cruz dentre outros. Casal ECC faz live para o grupão.

Reflexão conforme entendimento 
Estamos vivendo a páscoa em uma pandemia  do coronavírus.



Jesus diz  não te perturbes tudo passa
"Meu pai tem muitas moradas"
A presença de Jesus preparando uma casa para nós,nos dá sentido de que Jesus está conosco.

A comunhão não está fechada por que Jesus é o caminho. Se nós estamos com Jesus estamos no caminho certo. Ele é o caminho para Deus; Jesus nos convida para renovar.
O Pai é a ponte para Jesus e Jesus é Deus na carne humana. Por isso deixe Jesus ser o centro da tua vida.
Se Jesus não for o centro da tua vida, como Deus não está em nós?
Nós fomos convidados para continuar o projeto de Deus.

Esse projeto é uma nova vida e que agora não é romântica tem uns sobressaltos chamado coronavírus. Nesses sobressaltos tem muitos anjos trabalhando para ajudar contra o corona vírus, as pastorais, a equipe médicas, as mães, os padres, nossa! É assembleia de anjos motivados pelo amor e são exemplos de amor ao próximo.

Dias das Mães

Hoje estamos parabenizando as mães, todas as mães, as mães do mundo inteiro, pois elas são dóceis, amáveis e nessa missa queremos louvar as nossas mães. Nossa gratidão por ela ter nos acolhido no seu ventre e nos alimentado, nos cuidado e  nos amado.
Nós agradecemos; mas há gente bruta, malvadas com as mães.
As mães dormem pouco  cuidando dos afazeres dos filhos para que eles se sintam bem. Nós aqui mamãe cativamos o amor  de você mamãe por nós. Fique sabendo mamãe que nós amamos você.

E olhar a mãe de Jesus Nossa Senhora! Vê essa mãe tão doce! A mãe modelo para as outras mães, é ela a mãe de Jesus. Obrigada Nossa Senhora por está no meio de todas as mães. Parabéns a todas as mães e uma bênção toda especial para você Mamãe!

Que esta santa missa preencha à alma de cada mamãe e de cada um de nós. 

Feliz dia das Mães!
Por Deusene Noleto





sábado, 9 de maio de 2020

9 DE MAIO 2020

HOMENAGEM AS MÃES
Postando....

SEGUNDO DOMINGO DE MAIO DIA DAS MÃES

COMO HOMENAGEAR AS MÃES NA PANDEMIA


Milhares de mães não estão ansiosas pelos presentes dos filhos, mas ansiosas para que tudo passe e elas voltem a respirar melhor; pois o melhor presente que elas desejam  neste momento é a saúde de deus filhos, de suas filhas, é a presença deles; saber que eles estão bem; é o que elas mais pedem a Deus é a saúde

A saúde é o melhor presente que um filho ou uma filha pode dar para sua mãe todo o tempo. E hoje também é !" fica em casa, filho! Fica em casa, filha"!

Presente?

Não. Não é o presente comprado na rua; é algo sublime, puro, divino. Algo lindo, simples,e  tão barato e, que, é tão caro no dia de hoje, é o abraço o mais caro!

O presente tão cara e que era tão barato, tão fácil em todo lugar se podia ver...; ter...; hoje raro se ver só virtual e com lágrimas e valioso.
O abraço, o sorriso, uma flor, uma delicadeza , um gesto singelo; nem isso mesmo nem chegar perto. Tudo foi tirado como se dissesse " calmo você teve oportunidade, paciência... tudo no tempo do tempo"  desacelere.

Corações  inquietos

As mães com os corações  inquietos pedem a Deus por dias melhores, essa dor que não passa uma agonia. Porem  fica mais calmo quando há orações onde há uma interação  com Deus, com Nossa Senhora, as mães arrancam uma fé tão  grande  na proteção aos filhos que só o amor de mãe que é tão sagrado que as deixam com clareza de que tudo vai ficar melhor conforme o presente de Deus.

E o melhor presente do dia das mães é saber que " meus filhos e minhas filhas  estão bem, graças a Deus"! 

O site www.pnsdasdores.com.br deseja a todas as mães

Festejo de 2015 Catedral

  FELIZ DIA DAS MÃES! 

REUNIÃO DA CATEQUESE EM MEIO ISOLAMENTO

quinta-feira, 7 de maio de 2020

7 DE MAIO 2020 - CARTA DO PAPA do

Papa Francisco escreve carta com orações a todos os fiéis para o mês de maio de


carta-papa

O Vaticano publicou esta semana a Carta do Papa a todos os fiéis para o Mês de Maio de 2020, uma mensagem do Santo Padre aos católicos, com duas orações especiais para o mês dedicado a Nossa Senhora.

De acordo com o Papa, “Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no Mês de Maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: vocês poderão decidir de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para o fazer bem: a simplicidade. E é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”.

Além disso, o Papa Francisco também propõe duas orações a Nossa Senhora, a serem rezadas no fim do Terço: “eu mesmo as rezarei no mês de maio, unido espiritualmente convosco”.

Carta do Papa a todos os fiéis para o Mês de Maio de 2020

Queridos irmãos e irmãs!

Já está próximo o Mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria. Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual.

Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no Mês de Maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: vocês poderão decidir de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para o fazer bem: a simplicidade. E é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação.

Além disso, proponho-vos os textos de duas orações a Nossa Senhora, que podereis rezar no fim do Terço; eu mesmo as rezarei no Mês de Maio, unido espiritualmente convosco. Junto-as a esta Carta, para que assim fiquem à disposição de todos.

Queridos irmãos e irmãs, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta provação. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo.

Roma, 25 de abril de 2020

Festa de São Marcos, evangelista

Papa Francisco



Oração a Maria 1

Ó Maria, Tu resplandeces sempre no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.

Confiamo-nos a Ti, Saúde dos enfermos, que permaneceste junto à cruz, associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que providenciarás para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois deste momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos à vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser, Ele que assumiu sobre Si os nossos sofrimentos e carregou as nossas dores para nos guiar, através da cruz, à alegria da ressurreição.

Amém!

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém



Oração a Maria 2

«À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.

Ó Virgem Maria, volta para nós os teus olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus, e conforta quantos se sentem perdidos e choram pelos seus entes queridos falecidos e, por vezes, sepultados de um modo que fere a alma. Ampara os que estão angustiados pelas pessoas doentes de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infunde confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências na economia e no trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, implora por nós a Deus Pai de misericórdia, para que esta dura provação termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervém junto do teu Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e que abra o coração deles à confiança.

Protege os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha o seu esforço heroico e dá-lhes força, bondade e saúde.

Permanece junto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e dedicação evangélica, procuram ajudar e apoiar a todos.

Virgem Santa, ilumina as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem soluções justas para vencer este vírus.

Assiste os Responsáveis das Nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima, toca as consciências para que os enormes montantes de dinheiro, usados para aumentar e aperfeiçoar os armamentos, sejam antes destinados a promover estudos adequados para prevenir semelhantes catástrofes no futuro.

Mãe amorosa, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que une a todos, para que, com espírito fraterno e solidário, possamos ir em auxílio de tantas pobrezas e situações de miséria. Encoraja a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos atribulados e alcança-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão onipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Ti, que resplandeces no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.

FONTE: site da CNBB

terça-feira, 5 de maio de 2020

Pandemia x Espiritualidade

CATEQUISTAS PARTICIPAM DE LIVE DE BONA MOREIRA E PADRE FABRÍCIO


Paulo Vítor e Padre Fabrício

importância  da   Espiritualidade em tempo de pandemia?

Padre convidado da live: Padre Fabrício 

A espiritualidade é um grande recurso para enfrentar a pandemia


Reflexão de acordo com entendimento da live
Por Deusene Noleto

A espiritualidade é a relação, é uma característica da pessoa humana; não é apenas o que está fora mais o que está dentro, é um jeito da pessoa se mostrar de  dentro para fora.  A espiritualidade é uma ação genérica, a pessoa já nasce com a espiritualidade.

A pessoa nasce com a espiritualidade ela é ou pode ser interna e externa; a espiritualidade interna na maioria está: " Deus está em mim, habita em mim, mora em mim" e o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você". " exemplo: hoje eu faço uma ponte para a sua vida, assim como você faz ponte para minha vida". " Quando saio em busca do outro para enriquecê-lo, me enriqueço também, isso é intranscendência". " Eu sou extensão do outro assim como o outro é minha extensão também". Exemplo: Tipo, como essa live se hoje a gente faz essa live é porque você já me conhecia e eu conhecia você!
   

Transcender



A transcendência está relacionado com aquilo que está mais além do mundo natural. O transcendente se associa ao imortal e ao essencial.
Transcender é sobressair, alcançar algo de uma maneira ou de outro jeito que está fora dos limites do nosso corpo. O sublime amor.

A espiritualidade interna é dar-se conta do que está acontecendo na realidade material e imaterial, com o que possui uma natureza teórica e racional e metafísica

Espiritualidade específica

Nos temos  a espiritualidade específica quando por exemplo" tem um remédio para certa patologia, e esse remédio vai sanar esta doença ou àquela doença ". isto é espiritualidade e a partir desta espiritualidade que tenho vou solucionar o que está acontecendo. Isso quer dizer que uma espiritualidade ajuda  a outra espiritualidade. Exemplo: na área de Direito; a jurisprudência; jurisprudência serve como uma orientação que deve ser usada para casos parecidos e que serve para padronizar as decisões judiciais; eu tenho essa solução e serve para solucionar o outro caso, a espiritualidade também é assim.

Temos uma espiritualidade de como nos relacionamos com Deus chamada espiritualidade primitiva e a partir dela aplicamos nas coisas (vidas) atuais ou passadas.

Como vou aplicar a espiritualidade
A espiritualidade também é aprendida, nós nascemos com dois medos: de cair e do medo do barulho e os outros medos aprendidos. Os medos servem de defesas. E com eles  vamos progredindo.

O homem primitivo é aquele transcedente. Nós também somos assim a parti do relacionamento com Deus. Quanto mais estiver com o espírito elevado mais tenho aprendido.

Na pandemia, se pelo contato geramos algo negativo, pelo contato podemos gerar algo positivo, ex: "eu vou amar o outro e não vou tocar nele". " eu não vou me relacionar com ela por amor a ela ( pessoa). " se o benefício for maior que o malefício eu arisco o benefício.
Onde é que o contato social é benefício? Quando uma pessoa está passando por uma necessidade e a outra pessoa se sacrifica para o bem daquela pessoa que passa necessidade isso é conhecido como isonomia da justiça. Outro exemplo: a mãe tem muitos filhos mas, tem um doente e por este motivo dá mais comida para ele; isto não quer dizer que ela goste mais dele, mais está fazendo justiça.

Zona de conforto
É sair em busca do outro 
Deus é meu Sagrado externo e tenho que fazer as pessoas enxergarem Deus em mim.
Como posso ajudar o outro na espiritualidade?
Fazer um serviço básico daquilo que saiba  fazer algo específico. E deixar cada um ajudar 
naquilo que pode, ser partícipe.

Um só coração e uma só alma = confessar uma mesma fé
Respeitar o diferente
É o momento que eu tenho para ajudar sem nenhum interesse é espiritualidade; é saber que você não é meu rival mas minha riqueza.
Eu me relaciono com Deus?
Eu me relaciono comigo?
Eu me relaciono com o outro?




Zona do conforto é sair em busca do outro é jogar a rede em águas mais profundas.
  
FIM