terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

SESSÃO DE ABERTURA DO TRIBUNAL DIOCESANO

Abertura do Tribunal Diocesano para a causa de beatificação do Padre Pedro Balzi e aniversário de 2 anos do Pe. Klerbet na Catedral  teve inicio com a santa Missa

Fieis, parentes, parlamentar e representantes do clero participam da sessão de abertura do tribunal diocesano  


A santa Missa iniciou às 5 horas da tarde, na Igreja de Nossa das Dores, presidida pelo bom pastor dom Jacinto de Brito, bispo de Teresina, hoje, dia 8 de fevereiro 2022, participada por fieis, parentes, parlamentar e representantes do clero.  



O processo de beatificação se deu por meio da santa missa há dois atrás; a Catedral estava lotada de fieis; momento em que  processo foi aberto no dia 20 de fevereiro de 2020, a autoria da causa de beatificação e canonização do Servo de Deus é a Associação Padre Pedro Balzi. 

Para acontecer este momento, é preciso o bispo aceitar o requerimento, e foi o que aconteceu, Dom Jacinto Brito aceitou o requerimento, após receber uma resposta positiva da Santa Sé. E hoje aconteceu a solenidade de abertura do tribunal diocesano de beatificação do padre Pedro Balzi, primeiro santo de Teresina Piauí.

Além do senhor Bispo, na sessão especial, estiveram presentes sacerdotes nomeados os quais têm responsabilidade de colher provas formais, relatos testemunhais das virtudes do servo de  Deus.

Segundo Dom Jacinto “A memória dele ainda permanece no coração das pessoas que ele ajudou. E que a Igreja possa um dia colocá-lo como uma referência para a imitação dos cristãos” .crédito - site arquidiocese de Teresina 

Após a abertura do tribunal que foi aplaudida com palmas e o canto da padroeira; a poeta Alzerina Pinho homenageou o Padre Klerbet com doce palavras, momento em que o padre recebeu rosas vermelhas de cada pastoral em seguida foi cantado os parabéns , corte do bolo, doado pela Silvia Vilarindo e o primeiro pedaço quem ganhou foi a dona Cruizinha.


Como se dá o Beatificação e Canonização?

Um processo de Beatificação e Canonização dá-se obrigatoriamente de duas fases:

A diocesana e a romana, as duas não tem duração definida. Após a instalação do Tribunal Diocesano, que aconteceu hoje, a documentação será remetida à congregação para a Causa dos Santos, lá no Vaticano, dará início à fase romana do processo.onde os documentos, laudos, pareceres e testemunhos são analisados por comissões, dando início à fase romana do processo.

Ocorrendo tudo bem,  o Papa, primeiro, decreta a venerável. depois, aguarda o momento  para o reconhecimento de um milagre, aí, o Servo de Deus é beatificado.  e com a comprovação mais um milagre é canonizado santo. 

  
Composição da mesa de sessão de abertura do tribunal diocesano.

Composição da mesa 
  
Comentarista: irmã Ione

Padre Klebert, Pároco da Igreja Catedral de Teresina 
Padre Igor, Postulador da causa
Padre Isaías, Notário nomeado
Padre Francisco, Delegado episcopal nomeado
Arcebispo Dom Jacinto de Brito, Arcebispo metropolitano de Teresina

 Irmã Ione


Diácono Roberto Caminha

Parabéns
Deus abençoe ricamente o Padre Klebert...pois encontro nele os dons do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário