Arquidiocese de Teresina celebra a investidura de 80 novos Ministros Extraordinários da
Palavra
Com base na reportagem de GLAYSON COSTA ( Paróquia Santíssima Trindade)
Por DeuseneNoleto ( PASCOM CATEDRAL)
Foto: GLAYSON COSTA ( Paróquia Santíssima Trindade)
Na noite desse domingo (13), a Arquidiocese de Teresina investiu 80 novos Ministros extraordinários da Palavra (MEP), que a partir de agora poderão auxiliar padres e diáconos na Celebração da Palavra de Deus. A cerimônia de investidura foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, na Igreja Matriz da paróquia Santíssima Trindade, forania Norte I.
A celebração contou com a presença de fiéis e representantes do clero da Arquidiocese de Teresina, que juntos, testemunharam a confirmação do SIM destes irmãos e irmãs. Conforme Dom Jacinto Brito, graças às celebrações da Palavra de Deus as comunidades persistem e crescem na fé, e no compromisso com Jesus Cristo e o seu Reino.
A celebração da Palavra de Deus
É um ato litúrgico reconhecido pela Igreja e pode acontecer em ocasiões em que um padre, ministro ordenado, não pode participar da Celebração Eucarística. Ao longo de um ano, vários leigos e leigas passaram por um processo de formação litúrgica e espiritual oferecido pela coordenação Arquidiocesana de Liturgia.
Qual a importância
“A importância desses cristãos se dá porque eles estão próximos da comunidade. Existem locais na nossa cidade que só existem celebrações uma vez por mês, devido a essa distância. Então, atendendo as necessidades pastorais desses lugares mais remotos, vamos conseguir alcançá-los cada vez mais”, explicou Francisco Alves, coordenador arquidiocesano dos Ministros da Palavra.
QUAL O PROCESSO PARA SE TORNAR UM MINISTRO DA PALAVRA
Para se tornar um ministro extraordinário de Palavra é necessário ter a idade mínima de 25 anos e máxima de 70 anos. Além disso, é fundamental ter recebido os sacramentos da iniciação à vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma), realizar o curso de formação para investidura e ter afinidade com a Palavra de Deus, pois sua atuação será diretamente com as comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário