quinta-feira, 10 de março de 2022

NOTICIAS DO MUNDO - ARMAGEDON CIBERNÉTICO ( VEJA ESSA MATÉRIA)

 

Armagedon cibernético? Rússia pode deixar a Europa sem internet


Acreditamos que a internet está interligada via espaço mas, na realidade, cerca de 99% do tráfego global da internet é transportada por linhas marítimas. (Crédito: Reprodução/Pexels)


Diego Ferron10/03/22 - 23h23 - Atualizado em 10/03/22 - 23h24


O fundo dos mares é, cada vez mais, um campo de batalha que deve ser dominado e estar pronto para ser defendido. No contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia, o cenário de um apagão total da internet é um pesadelo na Europa, uma vez que 99% da rede mundial passa por cabos submarinos.

Diversos navios russos, de ‘pesca’ ou ‘oceanográficos’, têm sido avistados cruzando as costas da França e da Irlanda por onde passam essas ‘autoestradas’ de informação. Basta recordar os feitos do ‘Yantar’, uma embarcação ‘oceanográfica’ que possui um minissubmarino que conseguiu, em agosto de 2021, mergulhar a 6 mil metros de profundidade ao longo da costa irlandesa, seguindo a rota dos cabos que ligam a Europa aos Estados Unidos. A Rússia, que cortou os cabos ucranianos em 2014, teria capacidade para repetir a operação por toda a Europa.


Temos tendência para acreditar que os nossos smartphones, computadores, entre outros, estão interligados via espaço mas, na realidade, a maior parte – aliás, cerca de 99% do tráfego global da internet – é transportada por linhas marítimas de telecomunicações globais. Existem mais de 420 cabos no mundo, totalizando 1,3 milhões de quilômetros, mais de 3 vezes a distância da Terra à Lua.

O maior? 39 mil quilômetros de extensão para o cabo que liga o Sudeste Asiático à Europa Ocidental através do Mar Vermelho.

Saiba mais https://www.istoedinheiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário