São Francisco Solano, Padroeiro dos Missionários da América Latina
Origens
Nasceu em Montilla, Espanha, no ano de 1549. Pertencente a uma família abastada e de nobre ascendência, os pais, Mateus Sanches Solano e Ana Gimenez, eram cristãos fervorosos.
Sua formação passou pelo colégio jesuíta, ingressando mais tarde na Ordem Franciscana. O que mais ansiava era ser um missionário. Porém, adiou os planos para cuidar dos doentes, principalmente os mais pobres, na Espanha que foram devastados pela peste. Ele acabou contraindo a doença, mas logo se recuperou.
Missão na América Latina
Em 1589, Francisco foi escalado para uma missão evangelizadora no novo continente latino-americano. Segundos os relatos, durante o caminho, eles enfrentaram uma forte tempestade, que fez o navio encalhar em um banco de areia.
Porém, com sua presença e palavra de fé, acalmou as pessoas. Com isso, acabou batizando muitos passageiros e também os escravos negros que viajavam com eles. Logo depois, o que Francisco dissera aconteceu. Um outro navio os avistou e a salvo chegaram ao destino: Lima, no Peru.
Quinze anos de apostolado
Durante os quinze anos de apostolado, vivenciou vários milagres, como a cura de doentes com o toque de seu cordão de franciscano, livrou totalmente uma vasta região da praga dos gafanhotos e conseguia aprender facilmente as novas línguas e a cada tribo catequizava em seu próprio dialeto
Páscoa
Passou os últimos cinco anos de sua vida em Lima, reformando os conventos de sua Ordem e restaurando a disciplina franciscana que fora perdida. Francisco Solano morreu em julho de 1610 enquanto os frades cantavam o Credo. Suas últimas palavras foram: “Glorificetur Deus”.
Foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 27 de dezembro de 1726.
São Francisco Solano, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário