terça-feira, 9 de agosto de 2022

Arquidiocese de Teresina faz 70 anos ( Piauí é considerado o Estado mais católico do Brasil )

 



Hoje, 9 de Agosto de 2022, aconteceu a celebração da santa Missa; com grau de diferença das demais, pois, hoje a Arquidiocese de de Teresina completa 70 anos, a celebração foi do padre Klerbert Carvalho, na Catedral de Teresina às 5 horas da Tarde.

Muitos fies participaram da celebração dos 70 anos com louvores a Deus pelas maravilhas e graças recebidas diariamente nesta arquidiocese e gratidão a todos aqueles que fizeram e aos que continuam a fazer a Igreja viva.

Porta Principal da Catedral






Começo, meio e  fim




A  Arquidiocese de Teresina comemora hoje 70 anos de sua criação. No começo era diocese; com o tempo a cidade cresceu  e foi elevada a condição de Arquidiocese. Porquê?

No dia 20 de fevereiro de 1902, foi criada a Diocese do Piauí pelo Papa Leão XIII. 

O Piauí cresceu e e deixou de ser diocese, e as cidades pequenas como Picos, Parnaíba ganharam o título de dioceses; enquanto que Teresina é arquidiocese; e dom Severino era o bispo daquela época.

Dia 09 de agosto de 1953, a Diocese de Teresina ganhou o título de Arquidiocese como já foi dito, Arcebispo dom Severino, foi o primeiro bispo de Teresina. Dom Severino morreu em 1955. Dom Severino, gostava de ajudar aos mais necessitados, evangelizava os bairros mais sofridos, criou ASA (Ação Social Arquidiocesana ). 

De acordo com padre Klebert Viana, Pároco da Catedral de Nossa Senhora das Dores e membro do Colégio de Consultores, Teresina ter sido elevada à categoria de Arquidiocese não quer dizer que ela seja a mais importante. “Nós temos as divisões de arquidiocese e de dioceses. Isso não quer dizer que uma seja mais importante que a outra, é apenas uma maneira da Igreja poder se organizar melhor. Por conta de sua localização, o Arcebispo acaba sendo consultado primeiro para depois ser repassado para as outras dioceses”, destacou. Fonte pesquisada arquidiocesedeteresina.org.br















Nenhum comentário:

Postar um comentário