100 JOVENS DO BRASIL SE PREPARAM PARA ENCONTRO GLOBAL NA CIDADE DE
ASSIS QUE VAI DISCUTIR A ECONOMIA DE FRANCISCO
ASSIS QUE VAI DISCUTIR A ECONOMIA DE FRANCISCO
Fontehttps://www.cnbb.org.br
O papa Francisco convidou no ano de 2019 jovens do mundo inteiro a se reunir na cidade de Assis – terra onde viveu e morreram os santos São Francisco, Santa Clara e companheiros -, para construir um novo pacto econômico, em busca de uma economia que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a devasta.
O evento programado para 2020 foi adiado devido a pandemia da Covid-19. Mas, durante esse período muitas atividades aconteceram de modo virtual e com encontros presenciais pelo Brasil inteiro. A Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), composta por jovens selecionados para o evento global, professores, pesquisadores, ativistas sociais, movimentos e entidades da sociedade civil compõem esse grupo que busca ampliar as propostas de novo pacto econômico.
A começar pelo nome, a Articulação inseriu o nome de Clara, ao propor ao papa e aos jovens do mundo inteiro que se buscamos um novo modo de produzir a economia ela terá de representar o caminhar lado a lado de mulheres e homens. Então, a Economia de Francisco e Clara articula em espaços sociais, religiosos e sobretudo populares a compreensão de que é necessário pensar a economia de forma humana e ecológica e exige um basta nas limitações do pensamento econômico vigente que em nome de interesses de corporações e do 1% da humanidade, nos referimos aos mais ricos, enquanto 99% passa pela tensão de não efetivarmos compromissos globais de freio às mudanças climáticas, a não priorização dos mais pobres no orçamento dos governos promovendo políticas públicas de inclusão social e produtiva e as violências financeiras promovidas por grandes negócios nas cidades, bairros e comunidades que em nada decidem sobre seu futuro.
Programação em Assis
E, essas discussões finalmente encontrarão um espaço global de ressoar. Neste mês de setembro de 2022, mil jovens do mundo inteiro, dentre os quais 100 jovens brasileiros participarão presencialmente na cidade de Assis para o evento global com o tema Papa Francisco e Jovens de Todo o Mundo para a Economia de Amanhã. A organização conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Rede Igrejas e Mineração, Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara da PUC Minas e Casa Galilei.
O evento em Assis buscará consolidar uma comunidade global ‘A Economia de Francisco e Clara’ com a realizados de painéis sobre as colheitas da “Economy of Francesco” que apontarão os trabalhos já produzidos no mundo inteiro. Além disso, os encontros serão organizados no formato de vilas que debaterão temas como trabalho e cuidado, economia e as mulheres, políticas para a felicidade, vida e estilo de vida, negócios e paz, negócios em transição, desigualdades, energia e pobreza, finanças e humanidades, vocação e lucro e agricultura e justiça.
A programação completa do evento, que acontecerá entre o Teatro Lyrick e o Palaeventi de Santa Maria degli Angeli e o centro histórico de Assis, se concentrará na reunião de ideias e experiências geradas ao redor do mundo durante os últimos três anos, desde o chamado do Papa Francisco em 1º de maio de 2019.
Os palestrantes do evento são pessoas de referência para a Economia de Francisco e Clara: Vandana Shiva, Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, Sabina Alkire, Irmã Helen Alford, padre Vilson Groh e Stefano Zamagni. Haverá também momentos de imersão na cidade, como visitas guiadas à Basílica de São Francisco e à Basílica de Santa Maria de los Ángeles e o espetáculo O Sonho, oferecido pelos convidados do Instituto Seráfico.
Saiba mais acesse o https://www.cnbb.org.br/100
-
A irmã indígena Elis Alberta é uma das jovens da delegação brasileira. | Fotos: arquivo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário