segunda-feira, 21 de novembro de 2022

SANTO DO DIA 20 DE NOVEMBRO


Solenidade de Cristo Rei do Universo



Solenidade

Origens

Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Nicéia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.

A Data

A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro,mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena. Os textos bíblicos mudam em todos os três anos (Ano A, B e C), para que possamos conhecer, plenamente, a figura de Jesus.
Encíclica Quas Primas do Papa Pio XI

Um Convite

Na Encíclica do Papa Pio XI, o papa instituiu a festividade de Cristo Rei, realizando um convite para que o Cristo reine em nossa mente, e para que possamos agir com uma perfeita submissão, devendo estar firme e constante aos assentimento às verdades reveladas e à doutrina de Cristo.

Cristo Reina

O Cristo reina e é preciso estarmos em sua Vontade, obedecendo às leis e preceitos divinos. É preciso permitir que Ele reine em nosso coração, amando a Deus mais do que qualquer outra coisa e estar unido somente a Ele.

Rei do Universo

O Cristo reina no corpo e nos membros que, como instrumentos, devem ser oferecidos a Deus e devem servir à santidade interior das almas. Se estas coisas forem colocadas em ações, mais facilmente serão levadas à perfeição.
Cristo reinar!

Um Recomeço

A Solenidade nos chama a um recomeço, um novo caminho para os fiéis e aqueles que estão fora de seu reino ansiando e aceitando uma nova vida em Cristo, que nos acolhe pela sua infinita misericórdia. Que possamos trazer e nos aproximar de Cristo, não com relutância, mas com prazer, amor, e mais santos. E que nossa vida seja conforme as leis do Reino divino, para que colhamos frutos felizes e abundantes, e considerados por Cristo como servos bons e fiéis, nos tornamos participantes com ele no Reino celestial de sua eterna felicidade e glória.

Minha oração

“ Senhor Jesus Cristo, lhe damos o trono do nosso coração e da nossa família. Rei em tudo o que somos e fazemos, em tudo o que nos pertence. Sabemos que debaixo do teu reinado seremos felizes e satisfeitos. Amém!”
Cristo Rei do Universo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário