terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Arquidiocese de Teresina ordena três novos diáconos transitórios

Arquidiocese de Teresina ordena três novos diáconos transitórios

Por Clara Guimarães
Fonte: http://arquidiocesedeteresina.org.br/





Na noite de ontem (11), Dom Jacinto Brito presidiu a celebração de Ordenação Diaconal de três novos diáconos da Arquidiocese de Teresina. Ao receberem o diaconato transitório, primeiro grau do sacramento da Ordem, os jovens seguem a caminhada em direção ao sacerdócio no estágio diaconal. A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores com a presença de familiares, membros da comunidade de fé da região e integrantes do clero arquidiocesano.



Francisco Otoniel, seminarista que recebeu o ministério do diaconato, conta que sua história vocacional foi na verdade um pouco conturbada, já que não era um jovem atuante na Igreja. Segundo ele, seu primeiro contato foi durante o sacramento do Crisma, mas se tornou assíduo somente após um retiro de Carnaval em que participou no ano de 2011.

“Foi depois do retiro de Carnaval que passei a frequentar mais a Igreja. Logo depois, tive a oportunidade de participar do EJC e outros encontros. O ápice do meu descobrimento na vida de fé foi com a chegada do padre Raniery na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Angical, se tornando uma grande inspiração para mim”, explicou.


Otoniel ingressou no Seminário Propedêutico em 2015 e percorreu oito anos de processo vocacional, até o dia de sua Ordenação Diaconal. Para ele, é através dessa celebração, que será possível consagrar-se ao serviço da Igreja.

Geneilson Bezerra, novo diácono, conta que sua história começou tardiamente, sendo considerada vocação adulta. Em sua comunidade rural, o jovem começou a despertar para a vida na Igreja ao frequentar grupos e movimentos, mas foi somente com a chegada do padre Miguel em 2015, que as inquietações ficaram mais evidentes.


“Comecei a frequentar o seminário em 2018 fazendo complemento nas disciplinas filosóficas e em 2019 comecei a cursar Teologia. Para mim, chegar até aqui é um sentimento de muita gratidão a Deus, além de ser único, marcando a minha história e a minha caminhada vocacional”, destacou o seminarista.

Para Alaelson Ferraz, também seminarista, seu despertar vocacional aconteceu quando ainda servia como acólito. A partir daí, ele sentiu uma necessidade de poder servir ainda mais. “Na época, eu fui convidado pelo meu pároco, padre Valdecy. Foi então que comecei a frequentar o seminário em 2015, percorrendo a caminhada até os dias atuais”, externou.


Alaelson conta que hoje sente uma grande confirmação com a sua Ordenação. “Eu sinto a confirmação de Deus e uma grande graça, que me leva a dedicar a minha vida a Igreja e a Jesus Cristo”, completou.

De acordo com o arcebispo de Teresina, o recebimento desse ministério é muito importante, já que antecede a Ordenação presbiteral. “Todos nós passamos por esses ministérios, e é de fato uma alegria poder contar agora com três novos diáconos que tem o propósito de continuarem sua formação rumo ao sacerdócio. A parte intelectual já está completada, agora eles vão passar pelo estágio diaconal e o tempo preparatório para o sacerdócio”, finalizou.


Na Igreja Católica, o clero é formado por três graus de sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, presbíteros (ou sacerdotes) e diáconos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário