sábado, 21 de janeiro de 2023

Jovens da Arquidiocese se preparam para Jornada Mundial da Juventude




Por: MARIA CLARA GUIMARÃES


reprodução: via CNBB

Com o tema “Maria Levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), entre os dias 1 e 7 de agosto de 2023 acontecerá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Tendo como sede a cidade de Lisboa, em Portugal, a JMJ apresenta-se como um convite a uma geração determinada a construir um mundo mais justo e solidário.



A Jornada Mundial da Juventude acontece todos os anos em nível diocesano e a cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, reunindo milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja. Para este momento, alguns jovens da Arquidiocese de Teresina estão se preparado para finalmente vivenciar este encontro e poder estar mais perto do Papa Francisco.

Vitor Manuel, integrante do EJC do Paróquia Santuário São Francisco de Assis e do grupo de Jovens da Juventude Saviniana, relata que já havia participado dos encontros anuais, mas que há muito tempo ansiava pela oportunidade de ir ao encontro internacional. “Quando eu soube que o encontro internacional aconteceria no nosso idioma e em um local que eu sonhava em conhecer, fui despertado por um desejo muito forte de participar e poder ver o Santo Padre mais de pertinho”, destacou.

Apesar de pertencerem a paróquias diferentes, com sua animação, Vitor acabou incentivando a amiga Lorena Matos, também integrante do EJC e da Pascom da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, a participar do encontro. “Antes de ir a Brasília eu não conhecia a JMJ. Depois que cheguei a Teresina fiquei bastante interessada no assunto e comecei a conversar sobre isso com o Vitor, até que decidimos ir”, explicou.

Como forma de arrecadar recursos para custear a viagem, os dois têm desenvolvido projetos dentro de suas paróquias e em toda a Arquidiocese, com venda de roupas em bazares, confecção de artigos, dentre outras ações. Segundo Lorena, a JMJ vai permitir conhecer outras culturas e outros jovens que são católicos, mas pertencentes a outros países.

“Eu acho que esse encontro vai nos permitir uma troca cultural e espiritual muito grande, além de podermos conhecer o Papa pessoalmente e participar de vários eventos, que sem dúvidas será um divisor de água em nossas vidas”, finaliza.

Para aqueles que desejarem ajudar os jovens através de doações é possível entrar em contato pelos números (86)98839-3201/ (86)99572-5428 ou pelo Instagram @jovens_na_jmj2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário