Em sete anos, Diocese de Parnaíba avançou em projetos sociais; relembre a trajetória e o legado pastoral de Dom Juarez
Matéria de: https://cnbbne4.org.
04/02/2023
O bispo de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, despediu-se da diocese em missa na última quinta-feira (02 de fevereiro), celebrada na catedral Mãe da Divina Graça. A celebração contou com a presença do bispo emérito de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler, do Clero diocesano, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas e de autoridades públicas do município.
Dom Juarez Sousa da Silva, Dom Alfredo Schaffler e todo o Clero Diocesano de Parnaíba. (Foto: Victor Spindola, da Diocese de Parnaíba)
Dom Juarez foi nomeado bispo coadjutor de Parnaíba no dia 06 de janeiro de 2016 e chegou na diocese no dia 05 de março do mesmo ano. Em 24 de agosto de 2016, com a aceitação, pela Santa Sé, do pedido de renúncia de Dom Alfredo, assume o governo da Igreja Particular de Parnaíba. Em 04 de janeiro de 2023, com a renúncia de Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, o Papa Francisco nomeou Dom Juarez como 8º arcebispo de Teresina.
Em sete anos, Dom Juarez deixou um grande legado para a Igreja de Parnaíba. Diversas ações pastorais e obras sociais marcaram o seu episcopado em todas as 38 paróquias e 3 áreas pastorais presentes em 29 municípios. O seu ministério priorizou iniciativas evangelizadoras e Dom Juarez dedicou-se, sobretudo, aos cuidados com os pobres, comprovando a passagem bíblica presente em seu lema episcopal Ut Vitam Habeant “Para que tenham vida” (Jo 10,10).
Neste período, foram erigidas 9 paróquias e criadas as 3 áreas pastorais da diocese. Dom Juarez também organizou as pastorais sociais, criou a Pastoral Carcerária, construiu a Fazenda da Paz, a Escola Diocesana de Formação de Discípulos Missionários, a Escola Diaconal Santo Estêvão, a Casa Bom Pastor e a Cáritas Diocesana. Além disso, Dom Juarez incentivou a criação do curso de especialização em Doutrina Social da Igreja e de setores para a Animação Pastoral e Catequese. Todas essas iniciativas têm na sua essência a promoção da evangelização e da caridade, um compromisso assumido por Dom Juarez, que muito contribuiu com a porção do povo de Deus presente em Parnaíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário